Vamos ao bar comprar perfumes low cost
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Sentindo ao que cheiras, dir-te-ei quem és. Esta podia ser a frase-chave de Daniel Vilaça. O líder da Nortempresa aposta nos perfumes low cost, ou genéricos, como prefere dizer, e quer vendê-los num bar
O desemprego abriu a este jovem empresário as portas de um paraíso perfumado. Começou por criar uma empresa de comercialização de produtos de higiene e limpeza, mas cedo percebeu que seriam diferentes os aromas do caminho a trilhar.
Assim, em 2007, um ano depois da abertura das portas da Nortempresa, criou o conceito ‘Airquality’, uma loja especializada na criação de aromas, a pensar nas empresas.
Pode parecer estranho, mas não é. Imagine uma mostra de panificação num hipermercado em que paira no ar um agradável cheiro a pão quente? Pode não haver forno nem padeiro a trabalhar, mas a indução ao consumo de pão está criada pelo cheiro que se sente no local. Isto é ‘Airquality’.
"Pode ser a pão quente, a chocolate, a café, ou a tudo o que se pretenda, dependendo da iniciativa", explica Daniel Vilaça, enquanto finaliza a imagem de um frasco de perfume criado para uma cadeia de discotecas em Espanha.
Uma cadeia de discotecas? "Sim. O perfume será vendido nas discotecas, mas os espaços de diversão terão esse aroma, ou seja, para além da imagem e da música, essas discotecas terão também, como marca própria, o cheiro", sublinha Daniel Vilaça.
E são cada vez mais as marcas a apostarem neste sentido, o olfato, como forma de marcar a diferença. Há marcas de roupa ou calçado e até clubes de futebol que querem ser conhecidos também pelo... cheiro.
"Vai ser lançado em breve o perfume ‘Guerreiro 21’, para homem e senhora, que será, de alguma forma, a marca olfativa do Sporting de Braga", afirma Daniel, manifestando a esperança de ver este exemplo multiplicado País fora.
Mas este jovem empresário, de apenas 33 anos, está apostado em revolucionar o mercado dos perfumes em Portugal. Apostando nos chamados perfumes low cost, ou como prefere dizer, "genéricos dos melhores perfumes", vai abrir, no início do mês que vem, em Braga, o primeiro bar de perfumes do País.
"No fundo, trata-se de um local de venda de perfumes a granel, a um terço do preço dos perfumes de marca, em que o cliente se serve, como se estivesse a tirar uma bebida", refere Daniel Vilaça, explicando que foi nos doseadores das garrafas de whisky e vodka dos bares que bebeu a ideia para este conceito.
Ydentik é o nome deste bar de cheiros e quem quiser pode abrir um bar destes em sistema de franchising. "Já está certa a abertura de um bar em Torres Vedras, mas temos mais de 40 pedidos para abertura de lojas e o conceito só foi divulgado há pouco mais de uma semana", diz Daniel Vilaça, algo surpreendido com o sucesso desta ideia.
São bares em cujo cardápio constam cerca de 50 perfumes, genéricos dos mais vendidos no Mundo. "Respeitamos as notas olfativas dos perfumes originais, mas não fazemos cópias. É o que acontece com os genéricos dos medicamentos ou, de alguma maneira, nas chamadas marcas brancas", diz o empresário.
De resto, quem for ao bar dos perfumes, vai cheirar num pequeno copo de papel e terá acesso a uma carta comparativa para ver a que perfume corresponde o que se encontra em determinada garrafa. Uma iniciativa com sucesso garantido.
Por:Secundino Cunha/Correio da Manha
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