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Entrevista à Sra. Célia Monteiro, Responsável de Vendas da Esse Parfum
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2013?

A Sparfum pretende expandir-se e implementar a marca em Portugal.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?

A actual conjuntura tem-se revelado favorável ao desenvolvimento deste conceito. O consumidor está cada vez mais exigente no que respeita à relação qualidade/preço, e o conceito “low cost” tem-se expandido em todas as áreas, farmacêutica, automóvel, alimentar, etc… A Sparfum destina-se a um consumidor exigente que sabe o que está a comprar e que dentro da actual conjuntura económica pretende adquirir a um preço mais acessível sem ver comprometida a qualidade do produto.

- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?

O êxito da marca deve-se acima de tudo à qualidade do produto que oferece. Falamos de um perfume genérico, um produto de iguais características a um original, a todos os níveis de produção e apresentação, mas a um preço muito mais económico. Isto acontece não só nos produtos de perfumaria, mas também abrange toda a linha de cosmética. Além disso, fazem parte da nossa gama de produtos, ambientadores e aromas corporativos de criação própria e exclusiva que não encontrará em nenhum outro lugar.

- Que investimento requer a vossa marca?

O investimento inicial varia entre os 10.000 e os 12.000€ para um espaço entre os 10 e os 20m2. Valor no qual estão incluídos 1.000€ de direitos de entrada e reserva de zona, stock inicial de produto e obras de decoração do local.
Se falarmos de um “corner”, o valor depende do espaço e do investimento que o cliente pretenda fazer no negócio que já tem implantado.

- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?

A Esse Parfum procura franchisados que se identifiquem com este conceito de negócio e que passem a fazer parte de uma rede de franchising, com o conhecimento de que é um negócio de atendimento ao público, assessoria e finalmente a venda dos nossos produtos, no pressuposto de querermos clientes satisfeitos que ficam com vontade de regressar, criando assim a fidelização dos mesmos.
O processo de selecção dos franchisados, é um aspeto que cuidamos de forma rigorosa, uma vez que a expansão da Esse Parfum dependerá em grande parte das pessoas que dirigem ou estejam à frente das lojas.
Acreditamos que o perfil deve ser o de uma pessoa empreendedora, independente, com compromisso para o serviço ao cliente e com vontade de aprender no caso de não ter suficiente experiência em vendas. Um empresário que procure diversificar os seus investimentos e obter uma alta rentabilidade.

- O que oferece a sua marca ao franchisado?

Ser franchisado da Esse Parfum é entrar no mundo dos perfumes, fragrâncias, cremes, etc. pela mão de especialistas que assessoram a todo o momento o franchisado. Representa uma oportunidade única para gerir o seu próprio negócio ou rentabilizar o negócio que já possui com um ”corner” (espaço dedicado à venda dos produtos Esse Parfum dentro de um estabelecimento/loja), com o apoio do fabricante, uma vez que os nossos produtos são de marca própria e só se encontram à venda nas nossas lojas e “corners”.
O franchisado conta sempre com o suporte do fabricante uma vez que em termos de qualidade não terá concorrência e será sempre apoiado pelo cumprimento rigoroso das nomas de sanidade e da lei de proteção industrial. Conta ainda, com apoio em formação e todo o suporte necessário em torno da sua actividade comercial.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

A principal diferença é o facto de oferecermos um produto, NÃO GRANEL, ou seja um produto com idênticas características que o produto de referência, uma vez que estamos a falar de um genérico que é selado durante o processo fabrico, como qualquer original, mantendo assim todas as características que o valorizam e distinguem.

- Qual a situação do mercado dos franchisings deste sector?

A situação actual caracteriza-se por um crescimento na procura destes produtos, uma vez que destinam-se a uma classe média, habituada a comprar com qualidade mas que na actual conjuntura vê o seu poder de compra reduzido. Há no entanto, a salientar que, no que diz respeito à Sparfum, existe uma preocupação constante na redução dos custos, mas sem comprometer a qualidade do produto. Usamos essências naturais e de primeira qualidade e integramos um processo de fabrico longo e rigoroso. Reduzimos custos nas embalagens, frascos e caixas e em campanhas publicitárias e de marketing. Acima de tudo, acreditamos que o nosso cliente sabe perfeitamente distinguir a qualidade do produto no que respeita quer ao aroma quer à durabilidade e torna-se fiel à marca.


- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

A publicidade é fundamental, principalmente na fase de desenvolvimento do negócio, e neste caso o importante é a distribuição de folhetos nas ruas, pequenas campanhas de rádio e em alguns jornais locais, mas acima de tudo a distribuição de amostras gratuitas em tiras de papel com perfume. Acreditamos que a melhor publicidade é um cliente satisfeito e que experimenta o nosso produto e para isso convidamo-lo sempre a testar na pele.


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