Lista de Notícias da Economia
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Entrevista à Dra. Mariana Torres, Sócia-Gerente da Helen Doron Portugal
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- Qual o balanço que faz deste último ano em que esteve à frente das escolas Helen Doron?
O balanço foi extremamente positivo. Numa primeira fase, o objetivo foi consolidar a equipa existente através de workshops, iniciativas de team building e formação. Numa segunda fase, apostei no crescimento e desenvolvimento da marca.
- De que forma a conjuntura económica actual afectou o desenvolvimento e expansão da empresa?
Honestamente, a conjuntura atual tem disso benéfica para o desenvolvimento do nosso negócio e tem potenciado o nosso crescimento. Do ponto de vista das unidades existentes, as pessoas estão preocupadas com o futuro e o ensino precoce da língua inglesa é visto como uma vantagem profissional e um investimento no futuro dos seus filhos. Da perspectiva de marca, muitos professores estão desempregados e, uma vez que o investimento inicial da nossa marca é relativamente baixo, oferecemos uma oportunidade de criar um autoemprego ou uma solução para a sua vida que as realize pessoal e profissionalmente.
- A marca ganhou ao longo do último ano cerca de 800 alunos. Este é um resultado muito positivo em apenas um ano. Qual é a chave para o sucesso da vossa marca?
Não existe uma chave para o nosso sucesso mas sim um conjunto de factores que potenciam o nosso crescimento. Todos os nossos materiais pedagógicos são de excelente qualidade e temos uma oferta dos 3 meses aos 19 anos como não existe no mercado. Esta variedade de cursos para diferentes faixas etárias permite um desenvolvimento do negocio faseado e que dê resposta a diferentes nichos de mercado. Treino constante a nível pedagógico e de negocio também permite o desenvolvimento dos nossos franchisados enquanto empreendedores e enquanto pessoas. A relação familiar que estabelecemos com os Pais dos nossos alunos também é benéfica uma vez que acompanham de forma participativa a evolução rápida das crianças e seus progressos.
- Ao longo deste ano a Helen Doron conseguiu empregar mais professores em todo o país. A que se deve este aumento de contratações?
O aumento de contratações foi proporcional ao nosso crescimento. À medida que as unidades crescem em número de alunos torna-se necessário contratar pessoas para dar resposta à procura. A tendência será esta e a perspetiva é contratar mais 15 pessoas para o próximo ano letivo.
- A vossa marca é muito procurada por potenciais franchisados? Que investimento requer?
Neste momento temos tido muita procura uma vez que existem muitos professores desempregados que procuram uma solução para a sua vida. Temos ainda empresários que consideram a educação uma área segura para investimento. Temos dois modelos distintos de negocio: o Learning Studio e o Learning Centre sendo que é possível montar o primeiro com um investimento de 10.000€.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a vossa marca?
O perfil de franchisado que procuramos é variado mas tem de ser alguém que tenha vontade de contribuir para a melhoria do sector da educação na comunidade em que se insere. Experiência na área da educação não é necessária mas o gosto por trabalhar com crianças é essencial.
- O que oferece a vossa marca ao franchisado?
Oferecemos um suporte e treino contínuos a nível pedagógico e de negocio. Temos formações constantes a decorrer dentro e fora do país e o Master ou alguém do seu staff estará sempre presente no arranque inicial para o que for necessário. Oferecemos ainda permanente contacto internacional com outros franchisados através de um fórum online em que se partilham experiências, case studies e sucessos. Oferecemos ainda, 30 anos de sucesso comprovado no ensino precoce da língua inglesa.
- Que elementos diferenciam a vossa marca dos restantes franchising do sector?
Oferecemos uma variedade de cursos desde os 3 meses aos 19 anos de idade, materiais pedagógicos exclusivos e criados propositadamente para a nossa marca, apoio e suporte constantes, 30 anos de experiência no sector e uma comunidade internacional com mais de 850 unidades.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
Todas as unidades estão em crescimento. A procura aumentou significativamente no ano passado e as constantes alterações ao ensino público têm beneficiado o nosso desenvolvimento. Claro que, como em qualquer franchising, a dinâmica de cada unidade depende proporcionalmente ao dinamismo e iniciativa de cada franchisado. Assinada agora uma parceria com o Cambridge para a preparação oficial de exames a partir de Setembro prevê-se um crescimento ainda maior no próximo ano letivo.
.- Há previsão de aumentar o número de centros de aprendizagem em Portugal?
Sim. Iremos inaugurar em Setembro uma unidade no Funchal e uma em Alverca e até ao final do ano temos previstas mais duas aberturas.
- Quais as grandes vantagens e mais valias dos pais em colocar os seus filhos numa escola Helen Doron a aprender inglês?
Ao inscreverem os filhos num Centro Helen Doron os Pais estão automaticamente a contribuir para uma vantagem profissional e pessoal enorme no futuro. Ter noções de uma segunda língua deixou de ser suficiente, a fluência é fundamental. Sendo o inglês a língua universal por natureza, o seu total domínio permite derrubar barreiras e criar oportunidades.
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a vossa marca no ano de 2015?
Para o ano de 2015 temos prevista a abertura de 4 novas unidades e um crescimento total a nível de alunos de 25%.
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