Braga reforça atratividade turística junto da Galiza
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17.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Gastronomia e Turismo decorreu de 3 a 7 de fevereiro
A 17.ª edição do Xantar contou com a visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, da representante da Xunta da Galicia, Marisol Mouteira, e do Diretor da Expourense, Alejandro Rubin, entre outras entidades portuguesas e espanholas.
Esta ação teve como objetivo promover Braga e a Região no panorama internacional, dando especial atenção à gastronomia Bracarense, mas também promovendo o Concelho, eventos e iniciativas. De acordo com António Barroso, do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Braga, Xantar apresenta-se como uma montra privilegiada da dinâmica turística de Braga, através dos contactos estabelecidos com os visitantes do salão, mas também dos profissionais desta área e da comunicação social galega, reforçando a visibilidade do Concelho, que é um fator determinante para atrair mais turistas e operadores turísticos a Braga. “Foi nesse sentido que mais uma vez marcamos presença nesta que é uma das mais relevantes feiras de turismo da Galiza”, enfatizou.
Nesta edição, Braga apresentou showcookings pelo chef Miguel Varela dos Hotéis do Bom Jesus, que confecionou as tradicionais “papas de sarrabulho” e o incontornável “pudim abade de Priscos”. Já a masterchef bracarense Romy Carvalho presenteou os visitantes do Xantar com um delicioso “bacalhau à Braga” e os deleitosos “mexidos”.
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Este certame foi, também, “uma boa oportunidade” para promover os grandes eventos que Braga realiza. Ao longo do Salão Xantar os participantes foram desafiados a visitar Braga por toda a oferta turística que apresenta, com destaque para as campanhas promocionais “Sugestões do Chef” que, ao longo do mês de abril, proporcionará duas refeições pelo preço de uma nos restaurantes aderentes, e a iniciativa “Verde Cool”, que se realizará de julho a setembro, com um menu apelativo de um copo de vinho verde e um petisco por 2,50 €, que mereceram ações de charme junto dos visitantes e jornalistas.
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“Segundo alguns estudos, em termos de gastronomia e vinhos, o turista gasta em média 45% do seu gasto diário. O turismo enogastronómico dinamiza a economia local e relaciona-se diretamente com outras estruturas do território como o comércio, a paisagem, a cultura, o património e os eventos”, referiu António Barroso.
A presença no Xantar 2016 foi ainda uma oportunidade de se apresentar à comunicação social galega a próxima edição da Agro, que se realizará de 31 de março a 3 de abril. A 49.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, incluirá também o Salão Gourmet e um Salão dedicado ao Agro-tech, assim como concursos pecuários.
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