Alfil.be projeta a abertura de 270 franchisings nos próximos três anos
|
A empresa Igualada, que já está presente em Espanha e Portugal, combina lojas franchisadas com vendas online.
O franchising de artigos de papelaria e material de escritório Alfil.be planeia abrir 270 lojas nos próximos três anos. A empresa Igualada (Anoia), que foi fundada em 2012 pelo empresário catalão Juan Antonio Riba, já tem 130 estabelecimentos abertos e pretende chegar a 400 nos próximos três anos. A expansão da rede vai continuar com o modelo de franchising que a empresa tem desenvolvido desde o início da sua actividade, cok base em lojas de proximidade entre 100 e 200 metros quadrados, com poucas ações. A empresa só tem um estabelecimento próprio: o espaço de exposição de Igualada.
Os franchisados podem ser financiados a 30 dias e mudar o genero do que não vendem. "Nós temos um sistema de artigos de papelaria low cost em termos de investimento", diz Josep Maria Tur, diretor de expansão Alfil.be. O investimento médio para abrir uma loja de franchising é de 16.000 euros, o que, de acordó com Turu, pode ser amortizados em poucos meses. A empresa trabalha com uma central de compras de Guadalajara, que é o seu principal fornecedor. Todas as lojas da cadeia estão computacionalmente interligadas com este operador para gerenciar pedidos on-line.
Desde o início da sua actividade, a Alfil.be combina lojas físicas que vendem através da Internet. 40% da sua receita vem deste último canal, que faz parte do foco estratégico de crescimento da empresa para os próximos anos. "As vendas na Internet permitem-nos otimizar os custos e coordenar as operações com os franchisados", disse Tur.
A Alfil.be já tem duas lojas no Porto (Portugal) e está a projetar a sua entrada em França a médio prazo. Para este fim, pretende replicar o seu modelo de franchising. Ainda assim, a maior parte das novas aberturas concentra-se em Espanha, onde já tem lojas na Catalunha, Madrid e Andaluzia.
Oficinas
Outra iniciativa que a marca desenvolveu está a transformar as suas lojas em "centros de relações", nas palavras do Turu. Portanto, a empresa lançou uma linha de produtos de scrapbooking e outras manualidades. As lojas de oficinas próprias e atividades extracurriculares são organizadas com o objectivo de criar atração entre os habitantes locais. Além disso, as marcas infantis, relacionadas com futebol ou decoração reforçar a procura na empresa.
A Afil.be registou um volume de negócios de três milhões de euros no ano passado. A previsão da empresa para 2016 é atingir um faturamento de 4,5 milhões de euros.
Veja o perfil dessa franquia
|
|