O franchising espanhol no mundo
|
A Asociacion Española de Franquiciadores (AEF) apresentou o estudo anual sobre a internacionalização das marcas que operam em sistema de franchising. A presença já se estende a 137 países e soma mais de 20 mil estabelecimentos a operar no estrangeiro.
A internacionalização das redes de franchising espanholas soma e segue. No estudo realizado pela AEF, o franchising made in Spain está presente em 137 países através de 302 marcas, um crescimento de 2% face ao ano anterior.
Portugal é o país onde operam mais insígnias espanholas (186), seguido do México com 89 marcas e a Andorra com 86.
Na Europa, França,Itália e Reino Unido são outros dos mercados que mais atraem os franchisadores espanhóis.
O estudo da AEF destaca ainda que o top 10 dos países com maior presença de marcas espanholas totaliza 13 466 unidades de negócio e representa 64% dos estabelecimentos a operar no estrangeiro. Portugal lidera este ranking com 2 770 unidades,seguido de Itália com 2 217 e França com 1 483.
A América-Latina é igualmente um mercado forte com 1 462 unidades no Brasil, 1 259 no México e 951 na Argentina.
A China é um mercado que tem vindo a ganhar protagonismo ao somar 1 115 estabelecimentos e a destacar ainda a entrada dos EUA para o top 10 com 604 unidades.
A AEF revela que as empresas espanholas têm 20 891 estabelecimentos no estrangeiro,número que representa um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Publicado por APF em 02/06/2016
|
|