FRANCHISING EM ESPANHA: ANÁLISE DE 2015
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A economia espanhola foi uma das mais pujantes no seio da UE no ano 2015, com um crescimento do PIB de 3,2% (apenas 1,4% em 2014) que deverá continuar em 2016 conforme as previsões que apontam num aumento de 2,6%. Terá beneficiado o sector do franchising desta tendência positiva? Assim parece dado que o volume de negócios atingiu € 26.482 milhões (€ 25.869 milhões em 2014) e o número de franchisings, locais e estrangeiros, continua a crescer (1.232 em 2015 contra 1.199 em 2014) .
Os franchising estrangeiros representam 218 marcas de 28 países (211 e 28 em 2014). A França permanece na primeira posição (acrescenta 2 para um total de 47), Itália perde 2 mas conserva a segunda posição com 37 franchisings, os Estados Unidos ganham um (36), Reino Unido salta até à quarta posição (13), Alemanha soma mais um (12), e Portugal mantém 11. Rússia entra com 1 franchising, e junta-se à Andorra, Bulgária, Colômbia, Guatemala, Hungria, Israel, Japão, Malásia, Turquia e as Ilhas Virgens no grupocom um franchising.
O número de lojas também cresceu (65.810 em 2015, 63.869 em 2014 e 59.131 em 2013), sendo os sectores mais fortes o alimentar, saúde/ beleza, TIC e serviços/ automóvel. Especial atenção merece a indústria da restauração com todos os subsectores a melhorarem os seus números, quer a fast food, tapas, lojas de gelados e iogurtes, restaurantes ou cafetarias.
A tendência positiva da economia também se reflecte na contratação de trabalhadores: 253.913 ou +2% desde o ano passado (248.914 em 2014). No que diz respeito ao top 5 regional onde os franchisings têm a sua sede, a lista mantém-se igual, embora com um excelente resultado na faixa do Mediterrâneo: Madrid conserva a primeira posição (304, -4), seguido pela Catalunha (302, +14!), Valência (161, +16!), Andaluzia (137, +7) e Galiza (48,=).
Os franchisings espanhóis continuam a conquistar mercado fora: 296 marcas (+11) estiveram presentes em 132 países (+5) com 19.874 lojas (+917). O top 5 sectorial no exterior pertence à moda (76), hotelaria/ restauração (48), beleza (34), lojas especializadas (21) e móveis e têxtil-lar (15).
O top 10 de países para os franchisings espanhóis são Portugal (187), México (88), Andorra (84), França (67) Itália (53), Marrocos (42) agora empatado com a Colômbia e o Reino Unido, Panamá (39) e Venezuela (34). As mesmas tendências dos anos anteriores espelham-se na lista, proximidade (países da UE) e língua comum (Hispano-américa), o que significa que os franchisings espanhóis continuam a jogar pelo seguro.
Se olharmos para o número de lojas encontramos alguns câmbios interessantes: Portugal (2.866), Itália (1.906), França (1.305), Brasil (1.303), México (1.059), China (1.040), Argentina (846), Polónia (746), Rússia (741) e Venezuela (711) compõem o top 10 que representa 12.543 lojas, ou seja 63.1% do total.
Fazendo as contas das lojas por continente vemos que a diversificação de mercados avança, embora de forma pausada: Europa (10.718), América (5.991), Ásia (1.960), Médio Oriente (816), África (350) e Oceânia (39). Quanto a esta presença internacional devemos salientar os números da África que representam um crescimento anual de quase 50%.
Em conclusão, foi um ano excelente para o mercado espanhol do franchising, que mostra uma confiança renovada por parte dos franchisadores locais e estrangeiros e que deverá continuar em 2016.
Antonio Viñal
Antonio Viñal & Co. Abogados. Lisboa
lisboa@avinalabogados.com
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