TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



Mudanças na estrutura familiar são a principal razão para a procura de casa
A Century 21 Portugal considera que as razões que originam a procura de uma habitação são determinantes durante todo o processo, desde que se inicia a busca até ao momento de concretizar a aquisição ou o arrendamento.

Por isso, conhecer os motivos que levam as pessoas a entrar no mercado imobiliário é fundamental para compreender o que pretendem encontrar. Neste âmbito, a rede imobiliária efectuou uma avaliação detalhada das necessidades de habitação, em cada etapa da vida, e uma análise da relação das pessoas com o tipo de habitação dos seus sonhos versus a habitação que realmente compram ou arrendam, para identificar o desfasamento que existe entre a oferta e a procura de habitação. Deste levantamento surgiu o I Observatório da Habitação em Portugal, que reflete uma realidade cheia de contrastes, necessidades e expetativas.

Uma das conclusões deste estudo aponta as motivações que levam os portugueses a mudar de casa. No topo das razões estão as questões familiares, a que se segue a vontade de ter uma casa melhor ou com uma área maior. Mas há outros factores que impulsionam a procura de casa, como o trabalho ou a idade.

De acordo com o I Observatório da Habitação em Portugal, a procura de casa – para comprar ou para arrendar - está muito associada a alterações na estrutura familiar, razão apontada por 50,1% dos consumidores inquiridos no âmbito deste estudo. Em primeiro lugar, com 18,9 pp, surgem as razões associadas ao início de uma vida em comum, como casamento ou união de facto, enquanto 13,7 % aponta como razão para a aquisição de casa o desejo de ter uma vida independente da família. Já 12% afirma que precisa de uma casa maior para aumentar o agregado familiar e 3,8% assinala motivos de separação ou divórcio. Apenas 1,7% indica a diminuição do agregado familiar como motivo da procura de outra habitação.

A vontade de ter uma casa melhor, ou com uma área maior, impulsiona 15,1% dos inquiridos a mudar de habitação e passar do arrendamento para uma habitação própria motiva 13,6%. O trabalho é a razão apontada para a mudança de casa por cerca de 7,2% dos inquiridos, porque pretendem estar mais perto do local de emprego, ou por questões de mobilidade profissional.



Idade impulsiona a procura e determina a escolha do tipo de habitação

As motivações para a procura de casa estão também muito ligadas à idade. Nos mais jovens, com idades entre os 18 e os 40 de idade, o fator que mais impulsiona a procura de habitação é o início de uma vida a dois. Já na faixa etária dos 30 aos 39 anos, 18,9% dos inquiridos apontam como segunda razão para a mudança de habitação o desejo de passar do arrendamento para casa própria e 18,3% alegam a necessidade de uma casa maior para aumentar a família.

À medida que a idade avança – acima dos 40 anos de idade - a razão mais comum para procurar habitação prende-se com o desejo de mudar para uma zona ou para uma habitação melhor. Já a partir dos 50 anos, surge a necessidade de passar para uma casa menor, porque a família diminui. Por zona geográfica, destaca-se o Algarve, onde a razão mais frequente para comprar ou arrendar habitação é a necessidade de uma casa um pouco maior, associada ao aumento da família (16,5%).





Alteração na estrutura familiar é também o que mais move proprietários a vender a sua habitação

Já do lado da oferta, entre as principais razões para vender ou arrendar a habitação, 15,8% dos inquiridos indicam que pretendem mudar-se para uma zona ou casa melhor, enquanto 11,1% alegam motivos de mobilidade profissional. Para além disso, as alterações da vida familiar - como o casamento, aumento ou redução da família, início de vida a dois, ou divórcio - assumem um peso de 31,5% na decisão de arrendar ou colocar à venda a habitação.





Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal, comenta: "Na primeira etapa da vida adulta, a estabilidade profissional e a vida em casal geram a necessidade de consolidar o lugar de residência e que se aposte no sonho da maioria dos portugueses: adquirir habitação própria. Mais tarde, com a chegada dos filhos, surge o desejo de mudança e de procurar uma casa com mais quartos, com proximidade a escolas, zonas desportivas, boas comunicações e centros de lazer. Com o passar do tempo, a vivência familiar altera-se - os filhos vão estudar para fora, ou tornam-se independentes- e as casas enfrentam essa inevitabilidade, com assoalhadas vazias. A partir dos 55-60 anos, os proprietários voltam a pensar em mudar de casa, para que esta se ajuste às suas novas necessidades de espaço e de acesso a serviços básicos, tais como zonas comerciais e centros de saúde. Este estudo disponibiliza uma avaliação detalhada das motivações - da procura e da oferta - e das necessidades de habitação em cada etapa da vida.”

Para a rede imobiliária Century 21 Portugal, o mais importante não são as casas, são as pessoas, as suas expectativas e as suas motivações, quando procuram habitação. Por isso, a empresa realizou este estudo, onde retrata a situação atual do mercado imobiliário. A partir de uma base de dados nacional, foram retratadas as tendências, comportamentos, motivações e expectativas - quer de compradores e vendedores, quer de arrendatários e arrendadores - sobre as características das habitações e os factores emocionais que implicam a mudança


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising