O que é o canon de entrada de uma franquia?
|
Se não sabes o que é o “canon” de entrada de uma franquia, é o valor inicial que o franchisador cobra ao franchisado no momento em que começa a utilizar o modelo de negócio e a marca da franquia.
Se não sabes o que é o “canon” de entrada de uma franquia, é o valor inicial que o franchisador cobra ao franchisado no momento em que começa a utilizar o modelo de negócio e a marca da franquia.
O canon de entrada de uma franquia é, geralmente, pago aquando da assinatura do contrato. Contudo, algumas franquias permitem o pagamento de forma fracionada.
Este canon não se limita ao uso da marca; inclui também outros aspetos, como o investimento em comunicação e marketing, decoração, investigação e desenvolvimento do produto, entre outros.
Qual é o custo médio do canon de entrada?
O valor do “canon” de entrada depende da marca, do setor empresarial, do local e de outros fatores, como os serviços que a franquia oferece ao franchisado no início da sua atividade.
Assim, existem diferentes valores para os canons de entrada. Alguns podem atingir milhões de euros, como acontece com as cadeias de hotéis. Estes são conhecidos como Master Franquias investimentos de grande escala, o que explica os valores elevados.
Visita o próximo artigo no nosso blogue se queres saber quanto custa abrir uma franquia de bar ou restaurante em Portugal.
Por outro lado, também existem franquias que não cobram canon de entrada. Esta estratégia de marketing é compensada com royalties mais elevados em comparação com as franquias que cobram um Canon. Esta prática é comum em supermercados, onde, em vez do “canon”, é exigida uma garantia bancária.
Não deixes de ler o próximo artigo no nosso blogue para saberes o que são os royalties numa franquia de bar ou restaurante.
O que está incluído no canon de entrada de uma franquia?
Antes de mais, deves lembrar-te que o “canon” de entrada não é um benefício direto para a franquia, mas sim o meio económico para financiar os diversos serviços que a franquia oferece ao franchisado.
Sabes o que está incluído no canon de entrada? Isso depende da franquia, mas, de forma geral, o franchisador tem a obrigação de partilhar o conhecimento do seu negócio através de uma formação inicial. Assim, o franchisado tem as ferramentas necessárias para gerir a marca.
Além disso, a publicidade e a gestão da imagem da marca também são responsabilidades da franquia. Esta tem o papel de criar coesão entre os diferentes franchisados, independentemente da localização ou da direção do estabelecimento.
O canon de entrada tem IVA?
Outra questão comum é saber se o canon de entrada de uma franquia inclui IVA. Em Portugal, sim, é obrigatório aplicar 23% de IVA ao valor do “canon” de entrada.
Agora que já sabes o que é um canon de entrada, vamos ver alguns exemplos reais de franquias.
Exemplos de canons de entrada de franquias rentáveis
Existem diferentes setores de franquias rentáveis, sendo a restauração um dos mais destacados. Aqui tens alguns exemplos:
Dia: 200.000 euros
McDonald’s: 47.000 euros
French Kiss Beauty: 45.000 euros
100 Montaditos: 38.000 euros
No caso de La Mafia se sienta a la mesa, o nosso canon de entrada é de 28.000 euros. Com este valor, não só poderás tornar-te um dos nossos franchisados, utilizando a nossa marca, mas também terás acesso a vários serviços:
Formação contínua
Comunicação e marketing
Apoio contínuo
Ferramentas tecnológicas
Suporte inicial
Produto de qualidade, fabricado no nosso próprio laboratório
Além disso, vais fazer parte de uma verdadeira família que continua a crescer. E tu, queres
juntar-te à La Mafia se sienta a la mesa? Abre já a tua franquia de restaurante italiano e empreende connosco!
Veja o perfil dessa franquia
|
|