PORTIMÃO, ALBUFEIRA, LOULÉ e FARO SÃO OS CONCELHOS COM MAIOR PROCURA NO ALGARVE
|
De acordo com dados da RE/MAX, a maior rede imobiliária a operar em Portugal, a procura por imóveis localizados no Algarve registou um crescimento de 30,6% nos primeiros oito meses de 2025, face ao período homólogo do ano anterior. Este aumento reflete a crescente atratividade da região, não só como destino turístico, mas também como zona de residência permanente.
A análise revela que a procura foi mais expressiva nos concelhos do Barlavento (zona ocidental), que concentraram 56% da procura total, comparativamente com os concelhos do Sotavento (zona oriental), que representaram 44%.
Entre os 16 concelhos algarvios, Portimão lidera como o município mais procurado, concentrando 20,4% da procura total. Albufeira surge em segundo lugar com 18,5%, seguida por Loulé, que regista 13,9%. O top 7 completa-se com os concelhos de Faro (12,3%), Silves (8,4%), Tavira e Olhão (5,3% cada). Estes sete concelhos representaram 84% do total da procura nos primeiros oito meses do ano, destacando-se os de Portimão e Albufeira no Barlavento e os de Loulé e Faro no Sotavento.
Concelhos algarvios com maior procura por imóveis
janeiro-agosto 2025
Ranking
Concelho
Região
Peso (%)
1º
Portimão
Barlavento
20,4%
2º
Albufeira
Barlavento
18,5%
3º
Loulé
Sotavento
13,9%
4º
Faro
Sotavento
12,3%
5º
Silves
Barlavento
8,4%
6º
Tavira
Sotavento
5,3%
7º
Olhão
Sotavento
5,3%
Segundo a RE/MAX, estas diferenças no volume de procura estão diretamente relacionadas com o nível de urbanização, a dinâmica económica e a diversidade de oferta imobiliária de cada município. Concelhos com maior desenvolvimento urbano e económico tendem a atrair mais compradores e investidores.
No que respeita aos tipos de imóveis mais procurados, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, os apartamentos representaram 60% da procura total. No entanto, há destaque para dois segmentos com comportamentos distintos, concretamente os terrenos registaram um interesse renovado em 2025, enquanto a procura por lojas sofreu um forte decréscimo.
Procura entre janeiro-agosto 2025
Tipo de Imóvel
2024
2025
Variação (%)
Apartamento
60,5%
60,7%
31,2%
Moradia
20,9%
18,2%
13,8%
Terreno
11,1%
14,9%
74,7%
Loja
4,0%
1,9%
-35,8%
Para Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, “O Algarve continua a afirmar-se como uma das regiões mais atrativas do país, não só para turismo, mas também para viver e investir. Este crescimento na procura demonstra a confiança dos compradores, nacionais e internacionais, num mercado que alia qualidade de vida, estabilidade e potencial de valorização. A RE/MAX tem estado comprometida em acompanhar esta dinâmica com uma oferta diversificada e um serviço de excelência.”
Enviamos, em anexo, o Press Release e imagem da região do Algarve.
Caso necessitem de informação adicional, por favor, não hesitem em contactar-nos.
Muito obrigado e continuação de bom dia,
Natália
NATÁLIA SOUSA
TM. 913 663 907| natalia.sousa@pure.pt | Skype: nat.pereira.sousa
LISBOA PORTO
Rua Diogo do Couto, 1B Rua 5 de Outubro, n° 185
2799-537 Linda a Velha 4100-175 Porto
www.pure.pt | Linkedin Pure | Instagram | YouTube | Spotify
This document/report belongs to Pure and cannot be reproduced, distributed or communicated to any third party.
The information in this email and file attachments are confidential and should be read only by the person or entity to whom
it is addressed. If you have received this communication by mistake, please notify the sender and immediately delete the
message and the attached files without reading, copying, recording, distributing, disseminating or making any other use of
the information. Remember your Environmental Social Responsibility before deciding to print this email.
Veja o perfil dessa franquia
|
|