TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



COVID 19: Como é que os condóminos devem lidar com esta ameaça?
Com o surgimento e a expansão da pandemia Covid 19, o cenário mudou drasticamente e diversas dúvidas pairam no ar, nomeadamente quanto ao que devemos fazer dentro dos nossos condomínios.

Para responder a essas questões a quem faz parte de um condomínio (seja administrador, condómino, funcionário ou prestador de serviço), a LDC preparou um guia com sugestões para as principais áreas da vida em condomínio que sofrem o impacto deste vírus:

Assembleias de condomínio
O fato de estarmos diante da atual pandemia de coronavírus (Covid 19) é motivo mais que suficiente para o cancelamento e/ou adiamento das assembleias de condóminos. Por isso, a recomendação é aguardar, só se devendo retomar assembleias quando houver segurança, já que a saúde pública e a vida de todos são neste momento a prioridade e uma questão de ordem pública.

Interdição de áreas de lazer nos condomínios
Temos de evitar aglomerações, pelo que os condomínios devem avaliar, individualmente, a suspensão de atividades em espaços infantis, áreas desportivas fechadas e salas de condomínio, entre outros.
Se a recomendação de não usar as áreas comuns não surtir efeito e tendo em conta o atual cenário, entendemos ser possível determinar o encerramento e a proibição do uso dessas áreas, visando a preservação da saúde de todos.

Condóminos: nova etiqueta e cuidados redobrados com higiene
• Caso o elevador esteja cheio, deve aguardar o próximo ou utilizar as escadas. Para além disso, e por forma a evitar constrangimentos, utilize somente este equipamento com pessoas do seu agregado familiar
• O Ideal é suspender as obras em curso, principalmente se o trabalho estiver a ser realizado por mais que um profissional
• Proteja as mãos ao abrir uma porta (maçaneta), ao usar as escadas (corrimãos) e ao chamar o elevador (botões e porta). Se possível, use luvas ou utilize um papel e deite-os imediatamente fora, para não contaminar outras superfícies
• Mantenha distância de pelo menos 1,5 m das pessoas
• Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel, ao tossir ou espirrar, e deite para o lixo o papel utilizado
• Mantenha as mãos sempre higienizadas, lavando-as frequentemente com água e sabão (durante cerca de 20 segundos)
• Suspenda temporariamente jantares e confraternizações, evitando que outras pessoas frequentem o condomínio e a sua casa
• Ao chegar a casa, reserve um local para trocar de calçado e mudar de roupa, lavando imediatamente o vestuário que utilizou ao sair (programando uma temperatura para a lavagem superior a 60º).

Casos confirmados ou suspeitos no condomínio: como proceder
Em caso de confirmação que um condómino tem COVID 19, as autoridades devem ser informadas para que a pessoa possa estar sob vigilância e ir seguindo as orientações do SNS.
A pessoa contaminada ficará em quarentena domiciliária, devendo ser reforçadas as rotinas de limpeza para evitar contaminar os demais moradores.
Para além disso, o doente deve ter os seguintes cuidados:
• Não circular pelas áreas comuns, isolando-se em casa
• Se realmente precisar de circular no condomínio, fazer uso de máscara e:
– desinfetar as áreas por onde o doente passou (elevador, por exemplo).
– manter distância mínima de 1,5 m de outras pessoas.

Solidariedade com infetados, idosos ou grupos de risco
A solidariedade é sempre bem-vinda, mas especialmente necessária e apreciada em momentos de crise, como este que nos encontramos a atravessar. Assim, é possível que os condóminos se organizem para ajudar algum vizinho que se saiba estar infetado, perguntando se ele precisa de alguma coisa e entregando à porta (sem contacto direto) alimentos e outros bens de primeira necessidade de que ele necessite. Para além disso, um telefonema de acompanhamento diário a este vizinho é um simples gesto que não prejudica a vida dos condóminos, trazendo ao mesmo tempo conforto para quem precisa e deve ficar em quarentena.
O mesmo se aplica com os vizinhos idosos que pertençam ao grupo de risco - diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos, doentes renais, etc., que também devem seguir a recomendação de ficar em casa durante o máximo de tempo possível.

Áreas comuns do condomínio - limpeza e desinfeção
Dentro do condomínio, a limpeza e desinfeção das áreas comuns deve ser uma prioridade, garantindo-se três pressupostos:
• Limpeza regular. Sempre que possível e com a ajuda de todos (inclusive dos moradores, dado que os recursos neste período são limitados), a limpeza deve ser reforçada, devendo-se ter especial atenção com os elevadores (portas e botões), os corrimãos das escadas , as maçanetas, as portas, as caixas do correio e os intercomunicadores, entre outros. Para o efeito, deve utilizar-se produtos de limpeza com capacidade desinfetante
• Ventilação. Deixar os corredores o mais ventilados possível
• Higienização. Motivar os moradores a higienizarem as mãos ao entrar no prédio, para evitar contaminar as superfícies no condomínio.


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising