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Entrevista ao Diretor da 2easy , Sr. Carlos Camacho
- Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo.
É tempo das marcas mostrarem o seu propósito.
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?
A Aposta na via On-Line para 2021 será, sem dúvida, uma parte significativa do nosso desenvolvimento e fará parte integrante dos nossos planos de crescimento.


- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

Sobretudo veio adiar decisões relativas à abertura de novas unidades. Neste momento já começamos a perceber que, com ou sem pandemia, a vida continua e o mundo não pára. A maior parte das marcas de sucesso iniciaram a sua atividade em condições menos favoráveis, aprendendo com as dificuldades. Quando o mercado normaliza, já essas empresas estão numa posição mais favorável no mercado e prosperam, de forma natural. Esta é a altura certa para começar qualquer negócio, sem qualquer dúvida.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

Primeiro que tudo o desconhecimento da ação face a algo que não havia memória. Depois duma reação de surpresa, notámos que o adiamento de decisões foi o principal entrave ao desenvolvimento da expansão. Apostámos na comunicação online e em formas de interação à distância.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

As agências 2easy têm um break-even baixo, fácil de alcançar e de gerir. Sempre aconselhamos os nossos franchisados a não cometerem loucuras, fáceis de cometer quando entra mais dinheiro. Por outro lado, temos um sistema de compras centralizado que gera uma economia de escala, mantendo todos os serviços de qualidade dos nossos fornecedores por valores muito baixos ou até, em certas circunstâncias, sem custos para os nossos franchisados.

- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

O desenvolvimento da formação online, quer seja através da nossa plataforma de formação online, quer seja através de formações online pontuais. Beneficiámos ainda os nossos franchisados no desconto de algumas despesas associadas ao que está contratado.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

Diria que, sobretudo, o nosso sistema prima por uma estrutura oleada, em funcionamento, com uma plataforma de formação online, com uma assistência permanente, em diversas áreas, via telefone, email ou vídeo conferência. O apoio dado na área da intermediação de crédito também é importante, alavancando os negócios imobiliários. Orgulhamo-nos ainda de sermos uma estrutura familiar mas profissional, onde toda a gente se conhece pelo nome próprio.

- Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

Sobretudo o saber fazer de muitos anos na criação, desenvolvimento e gestão de agências de mediação imobiliária. O apoio constante e as ferramentas disponibilizadas para o sucesso neste negócio são fundamentais.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

É um mercado bastante competitivo e com uma oferta muito diversificada. Não basta ter uma marca, uma bandeira, um qualquer logotipo para ter sucesso. É necessário ter a estrutura em funcionamento com conteúdo, com know-how, com um apoio válido e permanente.

- Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

Mantendo os canais normais de divulgação, nomeadamente a televisão, redes sociais e suportes publicitários físicos.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Numa fase em que o mercado se está a ajustar, é absolutamente necessário que os níveis de visibilidade se mantenham ou aumentem. A velha máxima “quem não aparece esquece” está presente, mais do que nunca.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sem dúvida alguma. O salto tecnológico foi brutal e já nada voltará a ser como dantes.
- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Não, de modo nenhum. As redes sociais poderão ser trabalhadas em função do público alvo e poderão refletir uma parte, não a essência. As redes sociais são uma nova forma de comunicação importante em qualquer empresa e deverão ser trabalhadas nesse sentido.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

Diferenciação, apoio, formação, inovação, flexibilidade, adaptação, novas ferramentas.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

Nada será como dantes. A nossa capacidade de crescer e trabalhar neste mercado terá, obrigatoriamente, a ver com a capacidade de nos adaptarmos ao que será a nova realidade. Mente aberta e uma grande flexibilidade na adoção de novas práticas.


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