Entrevista ao Country Manager da Guapaletas, Sr. Santiago Moy
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2022?
No Verão de 2022 queremos que a marca esteja presente nos novos mercados: Portugal, Andorra e França e que amplie a sua presença em Espanha (Madrid, Barcelona, Valencia, Málaga, Marbella) e no final de 2022 início de 2023 prevemos tener um distribuidor na Alemanha e UK.
- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?
Na verdade a pandemia fez com que a expansão da marca ficasse em segundo plano mas serviu-nos para ganhar experiência e mercado. Consideramos que a situação vai melhorar em 2022 e em 2023 será quase normal, pelo menos no que se refere ao turismo e ao consumo em restauração.
- Qual é a chave do sucesso da vossa marca ?
Temos uma marca divertida, descontraída, com gelados de qualidade premium em formatos inovadores que combinam o melhor do gelado industrial em formato paleta (gelado em pauzinho) ou em copo com o melhor do gelado artesanal com gelados produzidos à mão e com as melhores matérias primas.
O crescimento da marca nos próximos anos é fundamental através da abertura de lojas de rua e stands em centros comerciais, participação em eventos, tanto públicos como privados, como por exemplo um dos mais importantes na Europa, o Lollapalooza. Isto e a grande qualidade do produto fazem com que o crescimento seja muito orgânico, sem necessidade de grandes investimentos em marketing.
- Qual é o investimento necessário para abrir uma vossa loja?
A curto prazo o que a marca precisa é que haja pessoas interesadas em investir numa marca nova no mercado Europeu que é muito conhecida na Argentina (país de origem) e que teve um rápido crescimento em Espanha.
O investimento inicial para abertura de uma loja Guapaletas ronda os 50.000€ dependendo da dimensão da loja.
- Qual é o perfil de franchisado que procura a vossa marca?
Procuramos pessoas que apostem na marca Guapaletas como se fosse sua, que cuidem da sua loja, que trabalhem bem a sua zona de exclusividade e que queiram continuar a crescer connosco. Não procuramos pessoas que só queiram investir no nosso conceito a não ser que sejam grupos económicos, que investem em vários franchising ou modelos semelhantes e contam com uma equipa que possa desenvolver a gestão do negócio corretamente, antes pelo contrário preferimos pessoas que tenham posibilidades financeiras para investir na abertura de 1 ou 2 lojas Guapaletas.
- Que ofrece a vossa marca ao Franchisado?
Ter um negócio próprio com produtos de grande qualidade e estar ligado a uma marca que se preocupa com as questões ambientais e sociais.
- Que elementos diferenciam a vossa Marca de outros franchising do setor?
No setor não há marcas com o mesmo objetivo de crescer a nível Europeu e Mundial, como se propõe Guapaletas, e com produtos inovadores e com uma qualidade superior à média do que se pode encontrar no mercado. Marcas de gelados com crescimento a nível global apenas podem ser encontradas nas marcas industriais.
- Qual é a situação do mercado de franchising deste setor?
O setor dos gelados está a ser fortemente afetado pelo fecho de muitos negócios de restauração, o fecho das fronteiras e a falta de turismo. A pesar desta situação, neste momento estamos a apostar no “renascer” e na abertura dos mercados. Por outro lado há poucas marcas de gelados, como dissemos anteriormente, que estão a pensar crescer muito com o modelo de franchising.
Veja o perfil dessa franquia
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