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Entrevista realizada a Sérgio Rocha, Franchisado da Bestravel de Maia
1) Porque decidiu investir num negócio? Como surgiu a ideia de optar por abrir o seu negócio em modelo franchising?

Após 25 anos a trabalhar no Departamento Comercial de uma multinacional de FMCG, e depois, mais 2 anos numa companhia local, também de FMCG, veio o Covid, e deparei-me com o desemprego.


Rapidamente fiquei convencido que, com a idade que tenho (faço 50 anos em Outubro deste ano), seria muito difícil conseguir um emprego que correspondesse às minhas expetativas, e de acordo com a experiência acumulada que tenho. A alternativa, seria lançar-me no mundo do empreendedorismo, e criar o meu próprio negócio (ideia que já vinha desenvolvendo há alguns anos, pois sentia que esse momento estaria para chegar).

2) Qual foi o principal motivo que o fez avançar nesta decisão e com este modelo de negócio? O que mais valoriza na sua rede de franchising?

Sempre adorei viajar, e nada melhor que ter um dia-a-dia em que a minha função é explorar novos destinos, dar feedback baseado na minha experiência de viajante, e recolher feedback dos clientes sobre destinos que ainda não conheço. Para além disso, após o pico do Covid, senti que este era o momento certo para investir neste sector, pois estava convencido que a generalidade das pessoas estava desejosa de viajar, e para além disso, como muitas lojas tinham fechado durante o Covid, a oportunidade era maior. Encontrei o Franchiser certo, pois juntei-me a uma equipa que procura a melhoria constante e dá um grande suporte aos Franchisados.

3) Foi complicado tornar-se franchisado desta marca? Foi a sua primeira opção?
Diria que foi fácil tornar-me um Franchisado da Bestravel. O meu antigo Agente de Viagens (Bestravel de Lousada) teve um papel determinante em assegurar-me que estaria a optar pela Companhia certa, baseado na sua experiência com a Bestravel. Por isso, colocou-me em contato com a marca, e a partir daí, o processo desenvolveu-se de uma forma natural, com vários contatos preparatórios do projeto, e que culminou com a formalização do contrato de adesão.

4) Foi-lhe dado todo o apoio necessário para o início da sua atividade enquanto franchisado da marca? Como valoriza os serviços prestados pelo franchisador?
Diria que este foi um ponto que me deu muita tranquilidade e a convicção que tinha selecionado muito bem o Parceiro. Seguimos um processo rigoroso de indução, muito detalhado, e que me deu visibilidade sobre a companhia como um todo. O suporte prestado é de grande qualidade, e nunca falha!

5) A evolução do negócio cumpre com as expetativas iniciais?

Diria que comecei com mais velocidade que o que tinha antecipado, e por isso, no segundo mês de atividade, já estava a recrutar mais uma pessoa, antecipando em cerca de 9 meses, o que tinha projetado inicialmente. Sendo uma pessoa ambiciosa, estava a contar de ter um volume de vendas um pouco acima do atual, mas mesmo assim, estou com vendas acima do que a Bestravel tinha projetado, no modelo de negócio que me foi apresentado inicialmente.

6) Pela sua experiência, valeu a pena criar o próprio negócio a par desta marca?

Sim, definitivamente. Todos os dias, é um prazer desenvolver esta atividade. A interação entre a Bestravel e nós, é extraordinária, e muito contribui para o prazer que é, desenvolver esta atividade.

7) Ser empreendedor é tratar o risco por “tu”. Qual o maior risco que pode existir no setor?

Os últimos anos demonstraram cabalmente o quanto qualquer negócio pode ser colocado em perigo, quando menos se espera. O facto de vivermos cada vez mais num mundo global, apresenta-nos grandes oportunidades de sucesso, mas também grandes imponderáveis que nos podem “atirar ao chão”. No entanto, acredito que se tivermos bases sólidas, teremos maior capacidade de absorver os impactos negativos, e nos reerguermos com vigor.

8) Quais as suas perspetivas para um futuro mais próximo?

Sendo o meu negócio muito recente, a minha expetativa é aumentar a minha carteira de clientes, e com isso, ter crescimento de vendas robusto.

9) Numa só frase, descreva a marca franchisadora.

Sempre “ligada à corrente”; sempre presente!

10) Defina-se a si numa frase.

Considero-me ambicioso (por vezes, talvez, demasiado…).



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