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Entrevista à administradora GrupoConcept Susana Martins
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Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo.
É tempo das marcas mostrarem o seu propósito.
Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a BodyConcept, para a DepilConcept e para a Conceptplus, para o ano de 2026?


Em 2026, o nosso objetivo é expandir as nossas redes de franchising, para além das 80 unidades da DepilConcept e 50 da BodyConcept em Portugal, aumentando a nossa presença em cidades com mais de 20.000 habitantes. Estamos a implementar uma estratégia agressiva de abertura de novas clínicas, com condições especiais, em cidades que consideramos de elevado potencial, refletindo o crescimento da procura na área da estética.

De que forma a situação económica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão das vossas 3 marcas?

A economia portuguesa, considerada a que mais cresceu na Europa segundo o The Economist, tem sido propícia para o nosso desenvolvimento. A procura de tratamentos estéticos tem aumentado ano após ano, o que nos levou a investir na abertura de novas clínicas e na ampliação da nossa linha de produtos de corpo e rosto Concept+, solidificando nossa posição como líderes no setor.

Quais foram as principais dificuldades que as vossas marcas encontraram em 2025 e quais foram as estratégias adotadas?

Em 2025, enfrentamos desafios relacionados com o aumento dos custos de operação. Para combater isso, implementamos uma estratégia de otimização e informatização de processos, que reduziu os custos, além de um plano de marketing focado na captação de novos clientes e sua retenção, o que resultou num aumento da fidelização, e garantia de que os nossos parceiros franchisados pudessem continuar a crescer e investir em novas clínicas.

Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade dos seus negócios?
Estamos constantemente a inovar. A partir de 2026 os processos dentro das nossas clínicas terão um uso mínimo de papel, o que além de ser uma prática ecoeficientes, também otimiza o processo de gestão do investidor, por ter a maioria da informação do negócio informatizada.
Foi feito o rebranding da BodyConcept, marca com 20 anos, e cuja mudança de imagem nos espaços físicos ocorrerá ao longo dos próximos 2 anos, mas cuja imagem e logótipo já estão a ser utilizado nas novas clínicas, no site e nos materiais de marketing. Aumentamos a gama de produtos da Concept+, com linhas de produtos totalmente sustentáveis e amigos do ambiente. Isso não apenas reduz o nosso impacto ambiental, mas também atrai um público crescente que valoriza essas práticas, diferenciando-nos de outras clínicas do setor.

Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade das vossas redes de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Temos seguramente o melhor suporte de apoio aos franchisados do mercado. Além da formação inicial bastante completa, que é lecionada todos os meses, e do apoio presencial nos dias de abertura da clínica, também damos formação contínua a todas as equipas e criamos vários recursos de gestão. O franchisado recebe além de várias visitas de apoio na clínica e várias reuniões nacionais de franchisados ao longo do ano, como mínimo um contacto semanal de apoio da sua Supervisora operacional.

Que elementos diferenciam as vossas Marcas dos restantes franchisings do sector?

Com mais de 80 clínicas na DepilConcept e 50 na BodyConcept em Portugal e presença em vários países da Europa, somos uma marca portuguesa com mais de 20 anos de experiência líder em dimensão, qualidade e profissionalismo, que oferece uma experiência única que gera confiança e lealdade dos nossos clientes. Deste modo, os nossos elementos diferenciadores são a nossa experiência, o sermos líderes de mercado e ao nível do serviço a nossa busca constante pela qualidade do serviço. Estamos comprometidos com o alcançar de resultados por parte da cliente.

Quais são os atributos essenciais da potencialidade das vossas marcas?

A nossa força reside em sermos as maiores redes de clínicas estéticas em Portugal, com um crescimento sustentado e contínuo. Além disso, os produtos Concept+ adicionam valor às nossas clínicas, permitindo que os nossos parceiros se diferenciem do mercado através da oferta de tratamentos com elevada qualidade e aumentando o seu lucro através da margem proporcionada pela venda de produtos Concept+ aos seus clientes finais.

Qual a situação do mercado de franchising deste sector da estética?

O mercado de franchising na estética está robusto, com uma projeção de crescimento anual de acentuada nos próximos anos. Este ambiente oferece uma oportunidade única para novos investidores, sendo que estamos posicionados para continuar a liderar esse crescimento no mercado português.

Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing das vossas marcas para este ano?

Investimentos em publicidade são cruciais e dada a contribuição de todas as clínicas para um fundo de marketing comum, isso permite-nos desenvolver várias ações, sendo o foco dos investimentos em marketing digital e redes sociais. Através da nossa embaixadora da marca, parcerias com influencers e campanhas criativas, visamos não só aumentar a notoriedade das marcas, mas também procurar novos clientes e fidelizar os atualmente existentes.

Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sem dúvida! A era digital é fundamental para o nosso sucesso. Através de uma forte presença online, estratégias de marketing digital e formação continua dos nossos colaboradores, prevemos um aumento significativo da nossa base de clientes e franchisados. Estamos investindo em tecnologia para melhorar a experiência do cliente e maximizar a eficiência das operações.

As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Sim, além das páginas nacionais das 3 marcas, todas as clínicas possuem as suas redes sociais, o que lhes permite conjuntamente com o franchisador fazer um marketing digital de proximidade. Utilizamos todas essas plataformas para compartilhar não apenas os nossos serviços, mas também histórias inspiradoras, dicas de cuidados e interagir com os nossos clientes, criando uma comunidade dedicada e informada.

Qual é a estratégia da marca para o ano de 2026?

Para 2026, a nossa estratégia baseia-se no crescimento sustentável e na inovação. Estamos focados em expandir as nossas operações para outros mercados, integrar novas tecnologias nos nossos serviços e, acima de tudo, continuar a ouvir os nossos clientes para evoluir com suas necessidades, nunca perdendo de vista a nossa missão de sermos líderes garantindo resultados eficazes aos nossos clientes.



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