Atenção, Empresários: Não confundam Plano Estratégico com Plano de Negócio
                                            
                                              
											
                                             
                                             
											
                                            
											
                                         | 
                                     
                                
                                
                                    
                                         
                                        O Plano Estratégico indica o caminho a seguir pela empresa, enquanto o Plano de Negócio é imprescindível no arranque de uma organização. 
                                         
                                        Todas as empresas precisam de um plano estratégico… e todas as empresas precisam de um plano de negócios. Numa altura em que as empresas se preparam para retomar trabalhos após as férias, precisam de relembrar-se exatamente o que cada um destes documentos implica e as grandes diferenças.
  
 A TAB – The Alternative Board, o maior franchising do mundo de desenvolvimento estratégico empresarial, acha importante distinguir o objetivo de cada tipo de plano, pois pode ajudar tanto os empresários em início de carreira como os diretores executivos veteranos a evitarem o erro de procurar o tipo errado de plano na altura errada do ciclo de crescimento das suas empresas.
  
 Um plano estratégico é um documento que indica o caminho a seguir pela empresa. O foco de um plano estratégico pode incluir os seguintes pontos, apesar de não estar limitado a eles:
  
 - Expansão das operações comerciais
 - Entrada em novos segmentos de mercado
 - Resolução de problemas organizacionais
 - Potencial reestruturação de uma empresa
 
 Ao manter-se concentrado na sua finalidade, metas e objetivos originais, o planeamento estratégico reintroduz o "panorama geral". É a base para os proprietários de empresas alcançarem a visão que comunicam às partes interessadas num plano e programa estratégico de negócios.
  
 Um plano estratégico serve como um roteiro para determinar o que provavelmente acontecerá às empresas nos próximos 3-5 anos, incluindo também uma série de ações ou atividades que podem transformar a estratégia em realidade operacional.
  
 “Na TAB, acreditamos que um plano estratégico é um organismo vivo. E o que é que isto significa? Significa que um empresário pode fazer uma planificação a um, três ou 10 anos, mas, a cada três meses, temos de nos sentar, analisar o plano, perceber o que foi executado, o que falta fazer, onde há atrasos na execução, porque é que aconteceram esses atrasos e onde é que o plano tem de ser alterado”, explica Rita Maria Nunes, Country Manager da TAB Portugal. “É um plano que tem de acompanhar o mercado, a ação e as pessoas da empresa.” 
  
 Já o plano de negócios é necessário quando uma empresa está na sua fase inicial de crescimento. Este plano oferece uma descrição do funcionamento da empresa, dos seus objetivos de crescimento e sucesso financeiro e da forma como pretende chegar lá. Essencialmente, articula o porquê da existência de uma empresa. Os principais elementos incluem:
 
 - Resumo executivo e declaração de missão
 - Necessidades previstas em termos de pessoal e equipamento
 - Estratégia de marketing a curto e longo prazo
 - Balanço financeiro, incluindo despesas de arranque e capitalização previstas
 - Esboço da estrutura de gestão e dos processos operacionais
  
 “Ou seja, é o plano que vai definir as metas e os objetivos iniciais da empresa, a forma como se vai estruturar, assim como os seus processos, produtos e serviços, recursos financeiros e todos os elementos básicos necessários para que possa arrancar”, conclui Rita Maria Nunes.
  
  
                                         
                                        Veja o perfil dessa franquia
                                     | 
                                 
                             
                         |