MELOM e Querido Mudei a Casa Obras fecham 2023 com uma faturação próxima de 33 M€
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?MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMCO) registaram 4.762 mil adjudicações, com a região sul a liderar os pedidos.
?Em 2023, o grupo MELOM reforçou a sua estratégia de posicionamento, com a adoção de um novo sistema para todos os franchisados da marca Querido Mudei a Casa Obras.
A rede de franchising da MELOM e do Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), líder no setor das obras residenciais em Portugal, finalizou o ano de 2023 com uma faturação global na ordem dos 33 milhões euros (M€), com a marca MELOM a representar 25,69 milhões de euros da faturação anual, enquanto a marca Querido Mudei a Casa (QMACO) registou 6,81 milhões de euros anuais de faturação.
Os dados mostram que a marca registou 9.920 pedidos de orçamento de obras, que se refletiram num volume de 4.762 adjudicações. O sul do país liderou neste indicador, registando 3.562 adjudicações, e 1.200 pedidos a norte, que representaram um valor de faturação global de 32.540,912 euros. Quanto ao valor médio de obra, a MELOM registou um aumentou de 14,2%, de cerca de 28.895 euros em 2022 para 32.999 euros em 2023. Para a insígnia Querido Mudei a Casa, verificou-se um aumento de 9,6%, de 13.017 euros em 2022 para 14.262 euros em 2023, representando um crescimento exponencial devido ao aumento dos custos dos materiais de construção e da mão de obra qualificada, com a qual a marca faz questão de trabalhar.
“Depois de termos tido no ano de 2022 uma faturação anual de 42 milhões de euros, fruto da parceria que tínhamos na área de instalações com o Leroy Merlin, fechamos este ano com uma faturação da rede MELOM e Querido Mudei a Casa Obras na ordem dos 32,5 milhões de euros, o que representa um dos melhores anos das marcas na atividade exclusiva dos seus franchisados. O ano de 2023 fechou ainda com o melhor registo em dezembro, com uma faturação reportada pela rede próxima dos 3,2 milhões de euros, o que nos deixa francamente otimistas para 2024”, sublinha João Carvalho, CEO da MELOM.
As remodelações gerais e os trabalhos de pintura mantêm-se no topo do tipo de obras mais solicitadas pelos portugueses, com os pedidos para a renovação total a registar 591 pedidos e de 152 pedidos no caso das pinturas. As restantes intervenções que fecham o top 5 das mais requeridas estão relacionadas com a canalização, pavimentos, bricolage, instalações e cozinhas. Com 117 franchisados, outro dado a salientar no desempenho das insígnias foi a abertura, em 2023, de 19 novas unidades em território nacional, sendo 11 da MELOM e 8 da QMACO.
Para João Carvalho, CEO da MELOM, “2023 foi sem dúvida um ano onde concentrámos os nossos esforços na nossa atividade central, com o apoio às unidades de franchising. Redefinimos novas regras para a seleção e admissão de franchisados, com um posicionamento de loja física de proximidade para a insígnia Querido Mudei a Casa, onde os franchisados apresentam soluções mais completas desde o projeto, obra e decoração. Pretendemos ter uma presença física forte através de uma rede de lojas de marca que proporcionem showrooms aos seus clientes para que possam ter o look and feel dos materiais propostos em projeto. Estamos focados no nosso negócio core no setor das obras e remodelações, e nos nossos franchisados, capacitando-os de melhores ferramentas de apoio. Assinámos, recentemente, 19 novos contratos de franquia, 8 da insígnia MELOM e 11 da insígnia Querido Mudei a Casa, onde o TOP 3 de concelhos foi Lisboa, Cascais e Oeiras, com 3 novos franchisados cada. O número de franchisados ativos nas marcas teve uma ligeira redução, passando de 120 franchisados em 2022 para 117 franchisados em 2023, em resultado de uma política de expansão mais seletiva”, reforça.
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