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A Lardesonho é uma rede 100% nacional, com 15 anos de experiência a concretizar sonhos por todo o país — e pode ser o próximo a crescer conosco!
Mais uma etapa cumprida na expansão em Portugal, da maior rede de franquias de remodelações do mundo!
Na Twinkloo, acreditamos que crescer faz parte de um percurso bem acompanhado.
Sexta-feira 13,,,Para nós, é dia de sorte e de novos começos!
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Gerir os custos no teu restaurante: A importância e como o fazer
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Tens a oportunidade de abrir um negócio num centro comercial e não sabes qual escolher? Recomendamos-te que apostes num restaurante. A restauração é sempre uma aposta segura no nosso país. Mas para que este negócio seja rentável, precisas de fazer um controlo de custos minucioso. Neste artigo, vamos contar-te mais sobre como fazer a gestão de despesas de um restaurante.



O que é a gestão de custos na restauração?
A gestão de custos na restauração é um sistema de gestão eficiente que visa a rentabilidade do negócio. Este controlo de despesas para restaurantes permite-te saber, com toda a certeza, todos os gastos do restaurante, ou seja, saber quanto gastas e em quê. É uma tarefa que exige o conhecimento de múltiplos fatores do próprio restaurante.



Como é que a gestão de custos afeta a rentabilidade do teu restaurante?
A gestão de custos está intrinsecamente ligada à rentabilidade de um restaurante. Sem o devido controlo, a tua margem de lucro minimiza-se. Desperdiçar recursos (sejam produtos alimentares, energéticos, salariais, etc.) vai em detrimento dos lucros do teu negócio.

Por isso, é tão importante teres um controlo de custos eficiente e eficaz para o teu restaurante. Que seja planificado, que se adapte por completo ao teu espaço e que, claro, possa ser seguido e modificado conforme a necessidade.

8 formas de controlares os custos de um restaurante
Queres aprender a gerir de forma otimizada os custos na restauração? Segue os conselhos abaixo e descobre como abrir um restaurante com sucesso total.

1. Estandariza todos os processos do teu restaurante
O primeiro conselho que te podemos dar para teres um controlo claro dos custos num restaurante é estandarizar os processos em tudo: desde a criação de receitas até à forma de trabalhar da equipa de sala. Isto permite poupar tempo e também dinheiro.


2. Faz um bom controlo de inventários
Reduzir o desperdício alimentar é também consequência de uma correta gestão de custos. É fundamental acompanhares o estoque do teu armazém. Em primeiro lugar, deves comprar apenas o essencial, para evitares excedentes de produto. Além disso, é necessário consumir todos os produtos e evitar perdas de alimentos. Tudo isto é sinónimo de poupança.

3. Oferece menus diários adaptados à tua despensa
Outra forma de gerir rigorosamente os custos na restauração é adaptares os menus diários em função do que tens no armazém. Ou seja, tornar o teu restaurante mais rentável, graças ao uso de matérias-primas com data de validade próxima. Desta forma, evitas o desperdício de alimentos e bebidas.


4. Negocia todos os preços com os teus fornecedores
Se não sabes como controlar os gastos de um restaurante, outro conselho essencial que te damos nesta lista é que negocies com os teus fornecedores. É fundamental! Ter fornecedores de confiança que te garantam matérias-primas de qualidade a preços competitivos representa uma grande poupança, por isso este ponto é também indispensável para aprenderes a gerir corretamente um restaurante.

5. Digitaliza e automatiza os processos do restaurante
Outra forma de investires num restaurante rentável é apoiares-te na tecnologia. É imprescindível para agilizar processos! Por exemplo, existem ferramentas online como softwares específicos para controlar os custos de um negócio de restauração ou melhorar a rotação de mesas.

6. Consciencializa e forma a tua equipa
Por outro lado, deves formar a tua equipa. O teu pessoal deve estar ciente da importância da eficiência operacional para o controlo de custos, otimizando assim a gestão de custos na restauração. Além disso, os próprios trabalhadores podem dar ideias a este respeito.




7. Otimiza o teu horário de abertura e o da tua equipa
Outro aspeto importante na gestão de custos e despesas nos restaurantes são os custos laborais, ou seja, todo o capital investido para cobrir as despesas do pessoal. Por isso, otimizar os horários, dispondo de turnos eficientes, é outra forma de teres um controlo eficaz.


8. Implementa medidas de poupança energética
Não é demais recordar que esta gestão de custos num restaurante, além de uma poupança económica, vai gerar uma poupança de energia. Por isso, uma boa gestão é absolutamente indispensável. Bom para o teu bolso e bom para o planeta.


Controla os custos do teu restaurante italiano com La Mafia se sienta a la mesa
Se queres ter uma gestão excecional do controlo de custos na restauração, na La Mafia se sienta a la mesa podemos ajudar-te. Muitos dos nossos franchisados e franchisadas não têm experiência prévia no setor, e nós ensinamo-los a ter sucesso no seu restaurante italiano.

E tu, tens vontade de abrir a tua franquia de restaurante italiano connosco? Não penses mais e junta-te à famiglia!


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