Diretor de Gestão de Rede e Expansão revela a visão e os desafios da expansão da Arcada.
|
Em entrevista exclusiva, o Diretor de Gestão de Rede e Expansão da Arcada Imobiliária, Nelson Silva, partilha o seu percurso, os valores que defende e a visão estratégica para o crescimento sólido e sustentável da rede de franchising em Portugal.
1. Quem é o Nelson?
Sou uma pessoa movida por desafios e pela vontade constante de sair da zona de conforto. Acredito que é fora da rotina que surgem as ideias com mais impacto. Gosto de refletir, de parar, pensar e pôr-me em causa numa espécie de “reunião interna” comigo mesmo. É esse exercício que me permite encontrar espaço para crescer, criar e encontrar soluções.
Sou leal aos valores que me foram passados pela minha família, que é o meu alicerce, e por todos os profissionais de excelência com quem tive o privilégio de me cruzar ao longo do meu caminho. Acredito que a sorte só aparece quando há esforço, consistência e trabalho consistente por trás.
Identifico-me com uma cultura de melhoria contínua. Sou alguém que gosta de fazer, testar, errar, corrigir e melhorar, porque acredito que é neste processo que se constrói algo com impacto real. E acima de tudo, gosto de trabalhar com pessoas, partilhar visão, ajudar os outros a crescer e contribuir para algo maior.
Ah… e tenho um companheiro inigualável nesta minha caminhada da vida: o Alphie, o meu cão, que me lembra todos os dias da importância de viver com lealdade, energia e presença.
2. O que não pode faltar na tua rotina diária?
Na minha manhã, o café é o despertar da mente, o beijo de bom dia é o meu ancorar no que importa, e o passeio com o Alphie é o meu momento de respirar o presente. Um banho finaliza a rotina, pronto para entrar no dia com energia, foco e vontade de fazer acontecer.
3. Fala-nos um pouco do teu percurso até chegar à Arcada.
O meu percurso até à Arcada foi tudo menos linear, e ainda bem. Cada etapa foi essencial para moldar a forma como vejo o trabalho, as pessoas e os desafios.
Comecei por explorar várias áreas: trabalhei em ginásios, organizei eventos desportivos, servi à mesa em casamentos e hotéis. Estas experiências deram-me ferramentas para lidar com pessoas, gerir imprevistos, manter a energia e o foco em ambientes exigentes. Mas faltava algo que realmente me desafiasse a longo prazo.
Foi num desses momentos de reflexão que, com o incentivo dos meus pais, decidi experimentar o setor imobiliário. Entrei numa imobiliária em Estarreja e tive a sorte de ser acompanhado por uma pessoa extraordinária, alguém que acreditou em mim desde o primeiro dia e que me passou valores, visão e estrutura. Foi uma verdadeira escola e até hoje levo comigo muito do que lá aprendi.
Nessa fase, conciliava tudo: trabalhava nessa imobiliária, estudava em pós-laboral Gestão de Vendas e Marketing e aos fins de semana trabalhava numa loja de retalho e ainda servia à mesa num hotel. Foram seis meses intensos sem faturar um euro na mediação, mas com uma bagagem emocional e mental valiosa. Percebi que era preciso parar, priorizar e escolher onde queria mesmo apostar.
Foi aí que surgiu um novo convite, desta vez de um professor do secundário, para integrar uma empresa nova em Aveiro na área da mediação e promoção imobiliária. Agarrei com tudo. Deixei os outros trabalhos e foquei-me a tempo inteiro, enquanto continuava a investir na minha formação. Foram anos de muito crescimento.
Mais tarde, recebi a oportunidade de integrar uma promotora imobiliária com forte expressão no mercado da região centro, na área comercial. Um novo desafio, com novas oportunidades.
E agora, três meses depois de ter abraçado o desafio de liderar a expansão e o desenvolvimento da Arcada, sinto que cada capítulo anterior me preparou para este momento. Cheguei até aqui com história, com cicatrizes, com conquistas e, acima de tudo, com vontade de fazer a diferença.
4. Analisando o teu percurso profissional, qual foi a maior lição que aprendeste até hoje e que aplicas na tua forma de trabalhar?
Se há algo que aprendi ao longo do meu percurso, foi que a lealdade e a ética não são negociáveis. São princípios que levo comigo desde o início, e que continuam a ser a base de tudo o que faço. Com esses pilares bem presentes, tudo o resto, técnicas, estratégias, competências aprende-se, estuda-se e aprimora-se. Mas com o tempo percebi que só os valores certos não chegam se não soubermos onde colocá-los. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo, acreditar que dar o máximo em todas as frentes é o caminho mais rápido foi um erro que cometi. Foi à custa dessa experiência que aprendi a parar, respirar e priorizar. A escolher com clareza o que realmente importa, para poder aplicar aquilo em que acredito com mais impacto e consistência.
5. Como vê o papel dos franchisados e colaboradores na construção da marca Arcada?
Para mim, o que realmente importa — e sempre importará — são as pessoas. A marca tem o seu valor, mas o que distingue a Arcada é o capital humano que a sustenta: os franchisados, colaboradores e todos aqueles que diariamente dão o seu melhor para construir esta marca. É aí que reside o verdadeiro valor.
Acredito num crescimento saudável e duradouro, que começa por fortalecer as bases. Tal como numa construção, antes de erguer novos andares, é essencial garantir fundações sólidas. O meu papel é apoiar quem já faz parte da rede, ajudando as pessoas, as equipas e os líderes a crescerem e a desenvolverem-se. Só depois faz sentido expandir com consistência e solidez.
Não acredito em pressas, mas sim em estrutura e compromisso. Com bases firmes, o crescimento é estável, sustentável e com visão de futuro.
6. O que mais o motiva no desafio de liderar a expansão da Arcada?
Acima de tudo, o que mais me motiva é o gosto por fazer crescer uma marca com história, que nasceu e se consolidou na cidade de Aveiro. Liderar a sua expansão por Portugal é uma oportunidade única de levar os valores, a identidade e o profissionalismo da Arcada a novas regiões. Para além disso, acredito verdadeiramente no potencial da marca e tenho como ambição ajudar a catapultá-la para um patamar de destaque entre as grandes referências internacionais do setor imobiliário.
7. Qual a tua opinião em pertencer a uma rede de franchising que exige pessoas resilientes, sérias e profissionais e o papel da Arcada no desenvolvimento desse perfil?
Acredito que pertencer a uma rede com este nível de exigência é um privilégio e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade. Num setor tão competitivo como o imobiliário, a resiliência, a seriedade e o profissionalismo não são apenas desejáveis, são fundamentais. A Arcada, ao longo dos seus 26 anos, tem desempenhado um papel essencial na identificação e no desenvolvimento de talentos com este perfil, oferecendo formação 100% gratuita e contínua, acompanhamento próximo e um modelo de negócio sólido aos seus colaboradores e franchisados. Esta cultura de exigência e apoio constante é, na minha opinião, o que torna a rede mais forte, coesa e preparada para enfrentar os desafios do mercado.
8. O que é para ti fundamental para fazer parte da rede de franchising da Arcada?
Partilhar os valores da marca: compromisso, ética, profissionalismo e espírito de superação. Fazer parte da rede de franchising da Arcada exige espírito empreendedor, dedicação total ao cliente e capacidade de adaptação e superação. É também essencial ter vontade de crescer dentro de um projeto estruturado, com suporte, mas que desafia cada franchisado a atingir o seu melhor.
9. Quais são as prioridades de Expansão da Arcada para o próximo ano?
A prioridade para o próximo ano passa por fortalecer a base da nossa rede. Estamos focados em alinhar estratégias internas, otimizar processos e reforçar o suporte aos nossos franchisados, garantindo que todos tenham as ferramentas e a estrutura necessárias para crescer de forma sustentável. Este trabalho de consolidação é essencial para prepararmos um novo ciclo de expansão em 2026, com o objetivo claro de reforçar a presença da Arcada nas zonas norte e sul do país, bem como nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
10. O que distingue a rede de franchising da Arcada?
O que realmente distingue a Arcada é a proximidade e a relação de confiança que existe entre o master e os franchisados. Somos uma marca familiar que trata cada colaborador e parceiro como parte dessa família, criando um ambiente de apoio e crescimento mútuo.
Oferecemos um suporte sólido, com ferramentas avançadas de marketing e comunicação, aliadas à inteligência artificial, além de apoio jurídico e intermediação de crédito e seguros. Tudo isto para que os nossos franchisados possam prestar um serviço imobiliário completo e de excelência aos clientes. A formação contínua é 100% gratuita e mantém os nossos talentos sempre atualizados para garantir um atendimento de excelência.
Além disso, disponibilizamos todas as ferramentas necessárias para que o franchisado consiga atingir o break even no menor tempo possível, promovendo um crescimento sustentável e sólido dentro da rede.
11. O que considera mais importante para garantir uma expansão sólida e sustentável da Arcada?
Para mim, o fator mais decisivo numa expansão sólida e sustentável é, acima de tudo, termos ao nosso lado pessoas íntegras e com valores sólidos, verdadeiros seres humanos bons, que respeitam e vivem os princípios em que acreditamos. Na Arcada, sabemos que talento e competência técnica são importantes, mas é a qualidade humana que realmente faz a diferença e cria bases duradouras.
Temos a convicção de que, ao investir nessas pessoas, oferecendo formação contínua, ferramentas inovadoras e um apoio constante, conseguimos transformar bons profissionais em líderes e gestores excecionais. É esse compromisso com o desenvolvimento humano e profissional que permite à Arcada crescer de forma consistente, com uma rede forte e coesa.
Veja o perfil dessa franquia
|
|