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Entrevista ao Diretor da MyIced, Sr. João Gouveia
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?

Este ano queremos alcançar duas novas aberturas, nomeadamente no Porto e a primeira loja no Algarve. Continuamos focados na inovação, a nossa rede multi-produtos mantém uma posição no mercado como a pioneira no mercado do gelado ou frozen yogurt em modo self-service, o Bubble tea e os itens de creperia confecionados no momento.


Outro eixo está no "Healthy Food", poder oferecer ao consumidor o que realmente passa por sendo uma guloseima, mas com alternativa saudável e por outro lado temos o factor “fit” que cada vez mais o frozen yogurt se refere ao bom condicionamento físico ou bem-estar físico e mental. Novos produtos estão previstos, como novos sabores de gelado 100% vegan e sem adição de açúcar ou taças (bowls) de polpa de fruta tropical.

- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Mesmo com a conjuntura económica atual o sector da restauração está em franco crescimento.
O consumo vai aumentando no sentido da melhor oferta no mercado. Devido ao mundo digital, os clientes têm acesso a imensa informação, conseguindo desta forma mais exigências no que toca à qualidade/preço do produto ou serviço adquirido.
Neste caso, para garantir mais vendas, as marcas têm de trabalhar muito as tendências e necessidades da atividade produzida.

- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
A MyIced registou, em 2019, um crescimento de 8 % nas vendas globais da rede nacional de lojas face ao período homólogo. A marca nacional de gelados de iogurte aproximou-se novamente do milhão de euros, após um ano de 2018 muito penalizado devido às condições climatéricas.

Salientamos que os bons resultados registados em 2019 são a prova da competitividade e resiliência da MyIced face à concorrência das grandes marcas internacionais no segmento dos gelados. A dinâmica de abertura de novas lojas, compensando o encerramento de outras devido a condicionalismos circunstâncias, evidenciam também a atratividade do investimento para os franchisados.

A criatividade e inovação da MyIced patente no lançamento de produtos e sabores que desafiam a imaginação e o palato dos clientes mais exigentes. O lançamento experimental do MyIced Bugs (topping de insetos comestíveis), a desafiante Focaccina ou a introdução do Açaí, são alguns exemplos dos sucessos de 2019.

O ano transato fica também marcado pela introdução do serviço de entregas ao domicílio assegurado na maioria das localizações através da parceria com a UberEats.

- Que investimento requer a vossa marca?
Dispomos de várias possibilidades quanto à montagem do nosso conceito, que vai desde o complemento de um espaço existente (pastelaria, café, etc.), food truck, quiosques (Centro Comercial) ou loja de rua completa.

Os preços variam dos 10 500€+IVA (complemento com carrinho) até aos 50 000€+IVA (loja de rua).

- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Procuramos acima de tudo parceiros que se identifiquem com o nosso conceito, que tenham disponibilidade para enfrentar a gerência do negócio, o mais importante é estar presente nas funções de gestão. Os futuros parceiros não necessitam de experiência no ramo para poder abrir uma MyIced, mas têm de gostar do atendimento ao público.

É importante também para o candidato ter a certeza de obter apoio familiar e apoio financeiro.
O apoio familiar e das pessoas que o rodeia é muito importante, ter alguém que lhe dê força para esta nova aventura. Um bom plano financeiro será essencial para qualquer arranque empresarial.

- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Somos mais que uma gelataria mono-produto, a rede oferece um menu mais alargado para atrair todo tipo de cliente e experiências mais divertidas. Somos pioneiros em Portugal no que toca ao gelado soft self-service e bubble tea. O conceito é uma marca forte com registro “MyIced O Melhor Iogurte Gelado Do Mundo” e bem conhecida no seu segmento.

Com mais de 20 anos de experiência na restauração, vários pontos de venda em Portugal, uma gama de produtos em constante evolução que satisfazem um amplo alvo de clientes, uma relação qualidade-preço excelente e imbatível.

Oferecemos a oportunidade de embarcar em um negócio altamente lucrativo com margens até 450%, sem taxa de publicidade e com royalties desde 50€/mês, onde irá permitir alcançar os seus objetivos. Como é um sistema self-service permite ao empresário poupar também na mão-de-obra.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Podemos dizer que a MyIced tem escassos concorrentes no nicho “Iogurte gelado ou gelado vegan”, sendo inclusive até ao momento a única marca a expandir em regime de self-service.
Contudo a marca insere-se no quadro mais amplo da restauração, negócio que é explorado em franchising por várias marcas e empresas. Isto significa que a Myiced, no seu contexto de inovação e saudável, tenta se diferenciar com produtos/serviços específicos, como o bubble tea, produtos vegans ou gelados sem açúcar (stevia), novas metodologias de trabalho e com rigor profissional.

Em relação a vários projetos, a Myiced pode diferenciar-se desde logo por ocupar um nicho específico, com atrás foi explicado. Este aspeto essencial, que a Myiced tem sempre em conta.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?
O mercado dos gelados em Portugal é predominantemente sazonal, no qual o consumo acentua-se nos meses mais quentes do ano.

Contudo as tendências de consumo apontam para uma procura de gelados mais saudáveis. Como por exemplo, com adição de proteína, sem açúcar ou baixo teor de gordura, destacando o consumo vegano, o que exige dinamismo no sector.

- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Atualmente o mundo digital é algo que facilita imenso a captação de informação por parte dos investidores que procuram rumo ao negócio por via de franchising.

A comunicação é um elemento fundamental para a captação de clientes neste ou noutro sector. Tem de existir uma estratégia de comunicação para cada marca ou serviço que se queira destacar.



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