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Entrevista a Patrícia Santos, CEO da Zome
Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo. É tempo das marcas mostrarem o seu propósito. Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021? Apesar da experiência dos seus profissionais no setor, a Zome é uma empresa recente. Foi criada em 2019, nascendo da fusão de duas empresas de referência do setor imobiliário que estão no mercado há mais de 20 anos.

A Zome foi criada com o propósito de proporcionar aos seus clientes a melhor experiência imobiliária do mundo e, dessa forma, ajudar a mudar vidas. Este ano, a Zome pretende que a sua marca continue a refletir este propósito e, dessa forma, chegar a cada vez mais pessoas. Nesse sentido, vamos continuar a preparar iniciativas internas e externas que nos permitam demonstrar o posicionamento diferenciador da Zome para os seus clientes, potenciais clientes, parceiros e colaboradores.

De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A situação pandémica teve, tem e terá consequências para todas as empresas e para todos os setores, a uma escala global. Mas não deixámos que a nossa atividade fosse travada e, pelo contrário, aproveitámos este contexto para desenvolver e lançar ferramentas que nos permitiram continuar a satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Aliás, a grande inovação introduzida no setor da mediação imobiliária, no último ano, foi a plataforma que a Zome lançou. A Zome Now passou a permitir a compra efetiva do imóvel, ou seja, a reserva do imóvel e a assinatura do contrato promessa por via totalmente digital. E esta ferramenta representou uma grande inovação porque, relativamente a todo o restante processo de compra e venda de imóveis, as metodologias já existiam, mas não estavam a ser recebidas pelo mercado da forma como gostaríamos. Contudo, no último ano, houve uma aceleração da aceitação dessa metodologia de trabalho no setor da mediação imobiliária. E este trabalho permitiu que a Zome continuasse o seu desenvolvimento e a sua expansão.

Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

As principais dificuldades estiveram relacionadas com o distanciamento físico e foram partilhadas a nível pessoal e a nível profissional. Este é um negócio de pessoas para pessoas e, à semelhança das outras empresas, tivemos de procurar formas de continuar a chegar aos nossos colaboradores, aos nossos clientes e aos nossos parceiros. Todas as ações que desenvolvemos, no último ano, tiveram em conta o contexto que vivíamos e foram adaptadas nesse sentido. Felizmente, são várias as ferramentas ao nosso dispor para conseguirmos cumprir todos os objetivos da marca e, ao mesmo tempo, chegar a todos os nossos interlocutores. Recorremos a todas as plataformas para conseguir esbater as barreiras provocadas pelo contexto de distanciamento social que marcou o último ano.

Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Como referi antes, não nos deixámos abater pelo contexto. Prova disso é que, apesar de todas as questões provocadas pela crise sanitária, a Zome conseguiu continuar a crescer e consolidar-se no setor da mediação imobiliária. Em 2020, mediámos um volume de negócios de 594 milhões de euros em cerca de 4.500 transações, que originaram uma faturação de 18,3 milhões de euros. Além disso, fechámos o ano com cerca de 1.200 colaboradores repartidos por 21 Hubs Imobiliários na Península Ibérica. E 2021 voltará a ser um ano de crescimento. Os primeiros meses deste ano têm sido bastante animadores desse ponto de vista.

Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Mantivemos a nossa aposta na formação que é um dos pilares da Zome, é mais um dos investimentos que fazemos nas nossas pessoas que são o nosso principal ativo. Acreditamos que, através de formação, os nossos colaboradores terão as melhores ferramentas para enfrentar os vários desafios profissionais que têm pela frente. Defendemos que formar pessoas é preparar o sucesso de uma empresa, uma vez que, que quanto mais qualificado for o trabalhador, mais produtivo se pode tornar e, consequentemente, mais rentável será para a empresa. No contexto da pandemia, e porque praticamos uma filosofia de acompanhamento permanente aos nossos colaboradores, mantivemos a aposta na formação. E foram vários os momentos de formação que tivemos ao longo dos últimos esses. Organizámos formação em neurociência aplicada, com base na metodologia do NeuromapTM, da Salesbrain, com o objetivo de aumentar o conhecimento em torno do funcionamento do cérebro humano e também reforçar o contacto com uma metodologia que permite ser mais eficaz na entrega da mensagem ao cérebro. Adicionalmente, desenvolvemos um projeto-piloto de mentoring digital dedicado a consultores imobiliários da Zome, onde estão incluídas formações sobre temas como a importância das redes sociais, como produzir conteúdos relevantes para as redes sociais e como aumentar a presença no digital. Criámos as lives “Share your power”, momentos de partilha de cariz inspiracional, por elementos internos ou externos à empresa, que através da sua experiência ou conhecimento sobre aspetos comportamentais pretendem trazer um aditivo de energia e motivação para o dia-a-dia dos consultores. Tivemos diversas sessões, cerca de dez, com temas como “O poder da coragem”, a “Realização pessoal”, “Emoções ao rubro”, “Covid-19: do medo à transformação”, entre outros. Estas formações estiveram disponíveis para os cerca de 1.200 colaboradores da Zome, sendo que em média tiveram uma participação de 362 pessoas por sessão (utilizadores únicos registados). A sessão mais participada contou com 923 formandos.

Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

O acompanhamento contínuo e permanente que damos aos nossos colaboradores é claramente diferenciador. E, como já destaquei, a formação tem sempre um peso importante na nossa organização. No contexto da pandemia, e porque praticamos uma filosofia de acompanhamento permanente aos nossos colaboradores, mantivemos a aposta na formação. Além disso, valorizamos as nossas pessoas porque são elas que movem o negócio e que vão definir a qualidade dos serviços prestados. Como tal, maior formação e qualificação dos colaboradores trazem mais diferenciação ao mercado. Acreditamos que, com as iniciativas que desenvolvemos, também contribuímos para aumentar a sua motivação e a perceção de que a Zome está sempre lado-a-lado com os seus colaboradores para os ajudar a ultrapassar todos os desafios.

Claro que o que estava previsto, no início de 2020, teve de ser ajustado. Mas a verdade é que a pandemia demonstrou a capacidade de resposta rápida da Zome, não só para continuar a satisfazer as necessidades dos nossos clientes, mas também para continuar a acompanhar os colaboradores. Apesar do contexto difícil a nível global, mantivemos na nossa estratégia o objetivo de fazer evoluir as nossas pessoas e, por isso, desenhámos um programa de formações que considerámos ser o mais adequado para o momento. Mais uma vez, quisemos que todas as nossas pessoas se sentissem acompanhadas em todo o seu percurso e com mais ferramentas para fazer crescer os seus negócios e desenvolverem a sua carreira.

Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

Potenciamos as nossas pessoas. Esse é um atributo da nossa marca, porque acreditamos que mudamos vidas juntos. Além da aposta na formação que mencionei antes, gostaria ainda de destacar que lançámos, este ano, um modelo único de evolução de carreira, que engloba 4 etapas de desenvolvimento, onde a formação é essencial. Tem início com o Azimute Zero, a nossa formação inicial, na qual o consultor inicia a sua jornada e onde terá de prestar provas das competências adquiridas para poder prosseguir. Imediatamente a seguir, já inserido nas equipas de trabalho, integra um segundo nível de formação, a Academia Startup, onde terá de executar uma série de tarefas para se tornar produtivo, sendo o seu progresso individual analisado semanalmente, para podermos ajustar o conteúdo formativo à sua medida. Depois de finalizar com sucesso a Academia Startup já se encontrará na fase de consultor produtivo, começando aí a receber formação mais avançada, de acordo com as suas necessidades, que o levarão, naturalmente, a seguir um percurso profissional que lhe permitirá formar a sua própria equipa imobiliária, beneficiando aí novamente de formação exclusiva da Zome que o prepara para liderar essa equipa, tanto do ponto de vista técnico como através do reforço das suas soft-skills.

Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

Este é um mercado em franco crescimento, porque é cada vez mais percecionada a importância de estar ligado a uma rede que desenvolva de forma contínua formação, tecnologia e gere o ambiente certo de negócios entre as várias unidades e consultores. Quando alguém quer entrar no setor de forma sólida, procura quem lhe permita atingir mais rapidamente os resultados desejados, ou seja, necessita de todo o apoio do mundo para evitar erros e assumir o mais rapidamente possível as boas práticas do setor, bem como o reconhecimento de marca que lhe aporta confiança de mercado. Sendo este um setor bastante resiliente, numa época de crise são, naturalmente, cada vez mais as pessoas a procurá-lo.

Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

Vamos colocar em prática várias iniciativas que nos permitam chegar aos diversos públicos, através de diversos canais. Vamos continuar a trabalhar para destacar as mais-valias e as características diferenciadoras da Zome que nos permitem continuar a proporcionar a melhor experiência imobiliária do mundo. Vamos continuar a apostar nas redes sociais para chegar aos nossos clientes e potenciais clientes, vamos continuar a comunicar com os nossos colaboradores através de iniciativas que já temos em prática, vamos organizar eventos e vamos continuar a contar as histórias das nossas pessoas, entre outras iniciativas.

Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Este ano, reforçámos o montante de investimento em publicidade, sendo que a nossa estratégia passa por criar, acima de tudo, contacto da nossa marca com as pessoas, através de ações de proximidade, ativações de marca e fornecimento de experiências únicas, recorrendo também ao branded content.

Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

A área digital é atualmente incontornável para todas as empresas e em todos os setores. Desde a sua criação, a Zome tem vindo a apostar nos canais digitais para chegar a cada vez mais pessoas e mostrar as suas características diferenciadoras e a sua forma de estar no mercado. A Zome é, na sua essência, uma empresa tecnológica, pelo que não conseguimos dissociar-nos da importância fundamental do meio digital para o nosso negócio.

As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

A Zome está presente em diversas redes sociais e esta presença traduz não apenas as características da empresa e as suas mais-valias como também transmite mensagens das nossas pessoas. Apostamos num tom próximo e pessoal. Gostamos de contar histórias das nossas pessoas porque acreditamos que mudamos vidas juntos.

Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

A Zome quer chegar a cada vez mais pessoas em 2021 e isso deverá continuar a traduzir-se em crescimento do negócio e, ao mesmo tempo, no crescimento dos seus profissionais. A nossa estratégia terá em conta estes nossos objetivos.

Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

O mundo pós-pandemia será naturalmente um mundo diferente. Valorizamos hoje aspetos diferentes e somos todos pessoas diferentes. Acredito que esta é uma experiência transformadora e que todos, enquanto pessoas e enquanto empresas, saberemos tirar o melhor partido destas alterações. A pandemia também nos veio trazer uma maior perceção da importância da casa, pelo que, no nosso setor em particular, nos deixou uma boa herança, já que esse é o produto com que trabalhamos todos os dias e por isso a sua maior valorização traz-nos claros benefícios.


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