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Qual é o sua franchising Ideal?
Ajudamos a escolher a melhor opção para si.

Nem todos os franchisings se adaptam ao nosso perfil de investidor.

Escolher um franchising só pelo preço ou porque gostamos da imagem é um grande erro.

Devemos assegurar-nos que a insignia que escolhermos para o nosso perfil se adapta às nossas necessidades e expectativas.

A primeira coisa a analisar é o nosso próprio perfil como investidores, assim como as nossas capacidades comerciais, disponibilidade de tempo, conhecimento do sector escolhido, etc.

Uma vez que tenha uma ideia clara sobre estes aspectos, como futuro franchisado terá que analisar qual a insignia que melhor se adapta ao seu perfil.

Por este motivo deverá obter toda a informação das marcas escolhidas e ter entrevistas com todas elas. Também deverá organizar bem toda essa informação, analisando-a ao detalhe no momento da tomada de decisão.

10 coisas que deve ter em conta antes de contratar um Franchising:

Publicado em 20 de Março, 2008 por Administração.

Antes de decidir-se por uma Marca deve recolher certa informação para saber o que lhe oferecem. É muito importante que seleccione bem o seu franchising.

  1. O investimento necessário. Deve ter claro a quanto ascende o investimento e o que, por escrito, figura no contrato para que depois não tenha “surpresas”. Tem que diferenciar os gastos “obrigatórios” dos aconselháveis. Ver se existe uma obrigação de publicidade inicial, inventário inicial e saber o que inclui exactamente no Direito de Entrada. Solicite que o franchising lhe dê uma data prevista para que o seu negócio dê rendimentos e calcule o capital de trabalho e efectivo que vai precisar.
  2. Os pagamentos mensais. Informe-se de que taxas, royalties, quotas, etc. está obrigado a pagar. Que lhe informem para que são exactamente, (fundos de publicidade, etc.). Deve estar informado de quando se pagarão e em que se aplicarão para evitar surpresas desagradáveis.
  3. A formação prévia e a assistência técnica e logística que lhe dará o franchising durante a sua vigência. É muito importante que estude a formação que o franchising vai proporcionar e se esta formação será dada pelo próprio franchising ou por uma empresa externa. Quanto ao controlo por parte do franchising, pergunte a cada quanto tempo irá visitar-lhe um técnico da Central e qual será a missão e estratégia que seguirá. É necessário um controlo de seu negócio para saber se seguem os manuais, procedimentos e marcas do franchising.
  4. Área de exclusividade e selecção de áreas e territórios. A área de exclusividade é muito importante. Se vai oferecer produtos diferentes não lhe convém que lhe situem um negócio similar nas proximidades do seu. Faça uma projecção de futuro e pense que os negócios evoluem. Estude e trate de obter vantagens na possível abertura dum segundo estabelecimento no futuro, em caso que este se produza.
  5. Que tipo de ajuda inicial oferecem. Existem diferentes tipos de ajudas, subvenções iniciais, procura de local etc. saiba bem de que tipo de apoio lhe oferece e se tem algum custo.
  6. Expansão da Marca Estude e valorize se a Marca tem um ambicioso processo de expansão e como foi seu crescimento. Olhe como foi essa expansão e se é sólida.
  7. Fornecedores. Deve conhecer previamente como se fornece a mercadoria necessária para desenvolver o seu negócio. Quem são os fornecedores que a servem e que seriedade têm estes. Como tem previsto o franchising enfrentar a uma possível mudança de fornecedores ou desabastecimento de matérias. Deve perguntar se existe a possibilidade de trabalhar com fornecedores locais e livremente eleitos por você.
  8. Estudo da relação tempo/retorno do investimento que precisará Estude se a sua disponibilidade de tempo para dedicar-lhe ao franchising é o necessário para que o negócio seja rentável e encaixe com o que o franchisador lhe exija. Cada negócio é diferente.
  9. O saldo positivo e negativo da Marca. Todos os franchisings fecham alguma vez uma sucursal ou estabelecimento. Se não lhe dão uma informação clara é que ocultam algo. Deve saber duas coisas ante a este facto:

    Que acções iniciou a Marca para minimizar os riscos.
    A que motivos se deve o fechamento de negócios. Olhe se é por culpa de uma má eleição de área ou por uma má selecção de franchisado, ou por motivos pessoais do franchisado.

  10. Opinião dos franchisados sobre a Marca. Ainda que a opinião dos franchisados não é sempre confiável, já que alguns podem estar revoltados por questões particulares, faça uma amostragem dos franchisados da rede e consiga as suas opiniões. Contraste-as com a Marca.


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