Entrevista ao Sr. Ricardo Ferreira, Diretor de Marketing da MBM mobile
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2012?
Com o modelo de negócio inovador que ditou o sucesso da marca em apenas 7 anos de existência, surge a oportunidade de consolidar a MBM mobile™ enquanto “a referência” do mercado nacional, através do projeto MBM Mobilizing: a abertura em regime de franchising da marca.
Quando se diz que a empresa reinventou a experiência que um consumidor tem a comprar um automóvel, a MBM mobile™ fez mais do que isso, criou um novo paradigma, um novo modelo de negócio, completamente “customer centric”. E é nesse sentido que a nossa estratégia para os próximos anos passe exatamente por levar este conceito em localidades onde há grande apetência e gosto por automóveis, mas onde a inovação, o serviço e o profissionalismo são os fatores mais apreciados atendendo às práticas da indústria automóvel atuais. Tendo como target principal os quadros superiores, a transversalidade do negócio estende-se à classe média que através de financiamento são potenciais compradores de automóveis comercializados pela MBM mobile™, através de uma estratégia de diversificação e flexibilização a nível de oferta. A abrangência deste modelo de negócio torna-nos um dos mais perigosos players do mercado a nível competitivo, assim como dos mais bem-sucedidos. A curto-médio prazo, visando o crescimento das vendas especificamente, pretende-se seguir uma estratégia de liderança do mercado através da exploração da cobertura geográfica no mercado interno e externo, permitindo a expansão do conceito inovador da MBM mobile™ desfrutar de economias de escala. Consistindo num esforço para a capitalização sobre futuras oportunidades de crescimento em mercados chave, o centro desta oportunidade de negócio permanecerá na continuidade e na qualidade do crescimento da marca em todos os distritos que estrategicamente segundo os nossos estudos, estão recetivos ao nosso conceito, através de uma congruência empreendedora focada em resultados. Com a orientação de recursos e investimentos para a inovação e desenvolvimento pretende-se igualmente de seguir uma estratégia de diversificação do produto e dos serviços, aproveitando o conhecimento e estruturas de mercado e a base de fornecedores e parceiros, para projetar a cobertura nacional em sistema de franchising a iniciar já em 2012.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
A MBM mobile, em vez de se basear na experiência de produto, baseia-se exatamente na experiência dos consumidores. Aqui é que reside toda a diferença. Ter uma estratégia empresarial centrada no produto já é coisa do passado. É verdade que em Portugal, somos penalizados pela forte tributação que afeta todo o mercado automóvel. Mas a esmagadora maioria, mesmo confrontada com soluções de transporte alternativas, admite que a aquisição do automóvel é um marco obrigatório nas suas vidas. A questão de dinamizar o fluxo do mercado automóvel tem evidência na capacidade de responder simultaneamente a 2 factores que não podem ser dissociados: produto e serviço. A tomada de decisão de compra está comprometida com vínculos racionais e emocionais. Visto que o teor económico condiciona o laço afetivo com um produto, a estratégia comercial deverá comportar valor acrescentado, com enfoque sobretudo na complementaridade e não na “opcionalidade” dos serviços. A MBM Mobile nunca foi uma resposta à crise do mercado, foi sim, uma opção de modelo empresarial num setor tradicional, pouco dado à inovação e muito preso a determinadas regras que, num mercado regulado e estável, até fazem sentido mas o facto, é que não é isso que se passa. Ser operador independente, é ter a liberdade de formatar um modelo de negócio e uma estratégia de crescimento, que permita os gestores explorar as oportunidades com que se deparam diariamente, e por ao rubro a sua criatividade e know how / know where / know when. Na fase que atravessamos, é natural que as pessoas sintam que o investimento num automóvel se possa traduzir numa pena de prisão económica. O combate a este estigma será a valorização de atributos e benefícios dos serviços que promovam ao sentimento de liberdade e confiança ao consumidor. Repare-se que o automóvel continuará a ser, por muitos anos, o símbolo incomparável do sentido prático, da independência e mobilidade! O futuro é a partilha entre as empresas de comércio automóvel e de serviços, permitindo um conjunto de soluções integradas em prol das necessidades, visando a satisfação do cliente. Introduzindo novas unidades de negócio físicas passará em muito pela capacidade que a MBM mobile™ tem em reproduzir um modelo de negócio completamente inovador, que encaixa precisamente no eixo da cadeia de valor e com fortíssimas possibilidades de crescimento, uma vez que a liberalização das concessões e a exclusividade das mesmas se irá diluir na próxima década em todo o Mundo, com o intuito de tornar ainda mais competitivo este sector. Não menos importante, será a vontade da marca MBM mobile™ se afirmar como a primeira opção de compra perante os concessionários conventuais, uma vez que tem uma oferta maior, mais diversificada, com vantagens económicas e financeiras. Através da inovação de serviços, processos, canais de distribuição, e uma extensa rede de fornecedores oficiais, é garantida a mesma vantagem na aquisição de automóvel, para clientes particulares ou empresariais em localidades estrategicamente recetivas.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
Assumindo como objetivo a criação de valor através da inovação contínua dos serviços, produtos e processos, a MBM mobile™ desenvolve desde 2005 uma atividade proficiente de consultoria e gestão automóvel perante as marcas mais prestigiadas do mundo com o objetivo de encontrar as melhores soluções face às necessidades de aquisição dos seus clientes particulares e empresariais. Sendo a 1ª consultora portuguesa dedicada à importação e comercialização, a MBM mobile™ aconselha os clientes sobre tudo o que envolve um automóvel na sua aquisição, desde a sua escolha, ao seu equipamento, motorizações, combustíveis, como também a respeito da sua manutenção. Trata do processo de negociação e compra, transporte e legalização dos veículos. É a área da empresa com maior sucesso, especialmente devido à inovação, mas também à proficiência da atividade em si, altamente compensadora para os clientes, que poupam legalmente muitos milhares de euros em impostos. A dedicação a uma atividade de consultoria automóvel, transversal aos serviços de importação e comercialização, permitiu à MBM mobile™ apresentar ao mercado de retalho automóvel, um conceito totalmente disruptivo e inovador de negócio, associando à compra de automóvel, uma atividade de consultoria. A MBM mobile™ afasta-se assim do mercado tradicional, abrindo uma categoria nova de serviços.
- Que investimento requer a vossa marca?
A nossa marca não adotou nenhum programa definido uma vez que o nosso formato é extremamente elástico e adaptável. A nossa motivação é mesmo a criação de uma rede de consultores a nível nacional sem preconceitos e jamais iremos castrar a vontade de investidores que apostam na nossa marca. Tudo é fazível e mas importante é configurar soluções feitas à medida para quem quer trabalhar e para todos aqueles que se apaixonam pelo nosso modelo de negócio e práticas de gestão.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Fazendo uma autoanálise do seu perfil, enquanto gestor do investimento, o qual tem, necessariamente, que possuir para além da capacidade de investimento e de gestão do negócio, também tem de ter vocação e demonstrar empenho na concretização do mesmo. Um franchisado MBM tem desta forma de se assumir com uma personalidade incisiva, perspicaz, desafiante, atuando de acordo com as boas práticas éticas e morais. O compromisso e dedicação são caraterísticas padrão, preponderantes para atingir os objetivos estabelecidos, uma vez que é visão da empresa o reconhecimento como 1ª opção de compra automóvel. Não menos importante para uma atitude empreendedora, é a recetividade à inovação e às novas tendências, valorizando o recurso às tecnologias de informação atuais. O perfil do Homem MBM mobile, é sobretudo reconhecido pela identificação e aplicação dos valores defendidos pela Marca, na qual assentam a confiança, a transparência, a partilha e o respeito. A demonstração de competências e capacidade de autonomia, são extremamente relevantes, mas é a paixão com que se dedica em cada projeto, que o distingue.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Através do posicionamento assumido, capacidade de distribuição, amplitude da oferta, estratégia de marketing e diferenciação face à concorrência, esta proposta consiste numa oportunidade de colaboração no plano de crescimento e liderança da marca em Portugal. As garantias e vantagens que oferecemos são: • Possibilidade de abrir um negócio sem experiência empresarial ou do sector automóvel; • Diminuição do risco, através do nosso conceito de negócio já testado e bem-sucedido; • Benefício da uma imagem de marca MBM mobile, já conhecida no mercado; • Formação inicial e contínua; • Contar com o apoio de uma equipa especializada na partilha de conhecimentos; • Existência de informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes e percentagem de lucros obtidos; • A existência de uma rede de profissionais que opera com as mais avançadas técnicas de marketing, que uma empresa sozinha teria dificuldade em efetuar; • Maior facilidade na compra ou aluguer de um espaço devido à existência da notoriedade da marca; • Apoio técnico e administrativo, inclusivamente na escolha do local certo, segundo critérios de área e localização; • Apoio na resolução de problemas do seu negócio que provavelmente já surgiram noutra unidade; • O conjunto de fatores inovadores e diferenciadores que levam o negócio MBM mobile em contrapeso relativamente à concentração de mercado; • Disponibilização de meios e equipamentos
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
Portugal é tradicionalmente um país em que o automóvel tem uma força importante. Os portugueses são geralmente dados a luxos e um dos claros sinais disso mesmo, é a compra de automóvel, onde muitos optam por viaturas de gama mais elevada. A oportunidade dos consumidores adquirirem viaturas recentes, com poucos quilómetros e de qualidade comprovada, traduz-se num ganho económico significativo face ao custo que teriam, adquirindo as mesmas com 0km. A prática de um serviço de orientação garante um serviço de objetividade e qualidade indiscutível sobre as opções de compra e venda de carros novos, usados, importados ou nacionais. Enquanto consultores qualificados e respeitáveis, agimos de forma independente das comissões e objetivos do fabricante ou concessionário nacional, garantindo um serviço orientado exclusivamente para o cliente, e em segundo, pela vantagem de trabalharmos não só com as melhores, mas com praticamente todas as marcas com expressão no mercado internacional independentemente da gama. É sobretudo todo o conhecimento e experiência que ditam o sucesso da marca no mercado. É com a garantia de que a marca irá crescer, através da cobertura em localidades que segundo os nossos estudos de mercado estão recetivas ao nosso conceito de negócio. E essa será a principal vantagem do nosso modelo de franchising. Tendo em conta a competência central do negócio da MBM mobile™ e que o compromisso é com a excelência, salientam-se aquelas que são as vantagens competitivas mais notórias: • Foco no cliente, valor para o cliente; • Ampla oferta de serviços; • Resposta flexível às exigências de produção de serviços personalizados; • Notoriedade crescente da MBM mobile™ e marcas associadas; • A notoriedade dos clientes MBM mobile™; • Conhecimento global do mercado, adquirido pela grande experiência dos consultores; • Canais de comunicação e de venda adequados às especificidades dos clientes; • Mentalidade inovadora e competitiva; • Quadro de pessoal de reconhecida qualidade, dedicação e criatividade.
- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?
Comparativamente ao que consideramos concorrência direta, é praticamente inexistente.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Neste momento não temos ainda indicadores precisos, porque o orçamento de 2013 está ainda em discussão e será proposto em assembleia geral aos acionistas.
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