TopFranquicias España ESPAÑA       TopFranquicias Portugal PORTUGAL      

Procura de Franchising


ranking franchising
os mais lucrativos
baixo investimento
franchising premium
os mais inovadores
novos franchising
franchising de sucesso

Lista de Notícias

Lista de Notícias da Economia

Subscreva-se ao Boletim
 
Nome:
Apelidos:
e-mail:
C.P.:
 



Entrevista ao Sr. Ricardo Ferreira, Diretor de Marketing da MBM mobile
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2012?


Com o modelo de negócio inovador que ditou o sucesso da marca em apenas 7 anos de existência, surge a oportunidade de consolidar a MBM mobile™ enquanto “a referência” do mercado nacional, através do projeto MBM Mobilizing: a abertura em regime de franchising da marca.


Quando se diz que a empresa reinventou a experiência que um consumidor tem a comprar um automóvel, a MBM mobile™ fez mais do que isso, criou um novo paradigma, um novo modelo de negócio, completamente “customer centric”. E é nesse sentido que a nossa estratégia para os próximos anos passe exatamente por levar este conceito em localidades onde há grande apetência e gosto por automóveis, mas onde a inovação, o serviço e o profissionalismo são os fatores mais apreciados atendendo às práticas da indústria automóvel atuais.
Tendo como target principal os quadros superiores, a transversalidade do negócio estende-se à classe média que através de financiamento são potenciais compradores de automóveis comercializados pela MBM mobile™, através de uma estratégia de diversificação e flexibilização a nível de oferta. A abrangência deste modelo de negócio torna-nos um dos mais perigosos players do mercado a nível competitivo, assim como dos mais bem-sucedidos.
A curto-médio prazo, visando o crescimento das vendas especificamente, pretende-se seguir uma estratégia de liderança do mercado através da exploração da cobertura geográfica no mercado interno e externo, permitindo a expansão do conceito inovador da MBM mobile™ desfrutar de economias de escala.
Consistindo num esforço para a capitalização sobre futuras oportunidades de crescimento em mercados chave, o centro desta oportunidade de negócio permanecerá na continuidade e na qualidade do crescimento da marca em todos os distritos que estrategicamente segundo os nossos estudos, estão recetivos ao nosso conceito, através de uma congruência empreendedora focada em resultados.
Com a orientação de recursos e investimentos para a inovação e desenvolvimento pretende-se igualmente de seguir uma estratégia de diversificação do produto e dos serviços, aproveitando o conhecimento e estruturas de mercado e a base de fornecedores e parceiros, para projetar a cobertura nacional em sistema de franchising a iniciar já em 2012.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?


A MBM mobile, em vez de se basear na experiência de produto, baseia-se exatamente na experiência dos consumidores. Aqui é que reside toda a diferença. Ter uma estratégia empresarial centrada no produto já é coisa do passado. É verdade que em Portugal, somos penalizados pela forte tributação que afeta todo o mercado automóvel. Mas a esmagadora maioria, mesmo confrontada com soluções de transporte alternativas, admite que a aquisição do automóvel é um marco obrigatório nas suas vidas. A questão de dinamizar o fluxo do mercado automóvel tem evidência na capacidade de responder simultaneamente a 2 factores que não podem ser dissociados: produto e serviço. A tomada de decisão de compra está comprometida com vínculos racionais e emocionais. Visto que o teor económico condiciona o laço afetivo com um produto, a estratégia comercial deverá comportar valor acrescentado, com enfoque sobretudo na complementaridade e não na “opcionalidade” dos serviços. A MBM Mobile nunca foi uma resposta à crise do mercado, foi sim, uma opção de modelo empresarial num setor tradicional, pouco dado à inovação e muito preso a determinadas regras que, num mercado regulado e estável, até fazem sentido mas o facto, é que não é isso que se passa. Ser operador independente, é ter a liberdade de formatar um modelo de negócio e uma estratégia de crescimento, que permita os gestores explorar as oportunidades com que se deparam diariamente, e por ao rubro a sua criatividade e know how / know where / know when.
Na fase que atravessamos, é natural que as pessoas sintam que o investimento num automóvel se possa traduzir numa pena de prisão económica. O combate a este estigma será a valorização de atributos e benefícios dos serviços que promovam ao sentimento de liberdade e confiança ao consumidor. Repare-se que o automóvel continuará a ser, por muitos anos, o símbolo incomparável do sentido prático, da independência e mobilidade! O futuro é a partilha entre as empresas de comércio automóvel e de serviços, permitindo um conjunto de soluções integradas em prol das necessidades, visando a satisfação do cliente.
Introduzindo novas unidades de negócio físicas passará em muito pela capacidade que a MBM mobile™ tem em reproduzir um modelo de negócio completamente inovador, que encaixa precisamente no eixo da cadeia de valor e com fortíssimas possibilidades de crescimento, uma vez que a liberalização das concessões e a exclusividade das mesmas se irá diluir na próxima década em todo o Mundo, com o intuito de tornar ainda mais competitivo este sector. Não menos importante, será a vontade da marca MBM mobile™ se afirmar como a primeira opção de compra perante os concessionários conventuais, uma vez que tem uma oferta maior, mais diversificada, com vantagens económicas e financeiras.
Através da inovação de serviços, processos, canais de distribuição, e uma extensa rede de fornecedores oficiais, é garantida a mesma vantagem na aquisição de automóvel, para clientes particulares ou empresariais em localidades estrategicamente recetivas.


- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?


Assumindo como objetivo a criação de valor através da inovação contínua dos serviços, produtos e processos, a MBM mobile™ desenvolve desde 2005 uma atividade proficiente de consultoria e gestão automóvel perante as marcas mais prestigiadas do mundo com o objetivo de encontrar as melhores soluções face às necessidades de aquisição dos seus clientes particulares e empresariais.
Sendo a 1ª consultora portuguesa dedicada à importação e comercialização, a MBM mobile™ aconselha os clientes sobre tudo o que envolve um automóvel na sua aquisição, desde a sua escolha, ao seu equipamento, motorizações, combustíveis, como também a respeito da sua manutenção. Trata do processo de negociação e compra, transporte e legalização dos veículos. É a área da empresa com maior sucesso, especialmente devido à inovação, mas também à proficiência da atividade em si, altamente compensadora para os clientes, que poupam legalmente muitos milhares de euros em impostos.
A dedicação a uma atividade de consultoria automóvel, transversal aos serviços de importação e comercialização, permitiu à MBM mobile™ apresentar ao mercado de retalho automóvel, um conceito totalmente disruptivo e inovador de negócio, associando à compra de automóvel, uma atividade de consultoria. A MBM mobile™ afasta-se assim do mercado tradicional, abrindo uma categoria nova de serviços.


- Que investimento requer a vossa marca?


A nossa marca não adotou nenhum programa definido uma vez que o nosso formato é extremamente elástico e adaptável. A nossa motivação é mesmo a criação de uma rede de consultores a nível nacional sem preconceitos e jamais iremos castrar a vontade de investidores que apostam na nossa marca. Tudo é fazível e mas importante é configurar soluções feitas à medida para quem quer trabalhar e para todos aqueles que se apaixonam pelo nosso modelo de negócio e práticas de gestão.


- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?


Fazendo uma autoanálise do seu perfil, enquanto gestor do investimento, o qual tem, necessariamente, que possuir para além da capacidade de investimento e de gestão do negócio, também tem de ter vocação e demonstrar empenho na concretização do mesmo.
Um franchisado MBM tem desta forma de se assumir com uma personalidade incisiva, perspicaz, desafiante, atuando de acordo com as boas práticas éticas e morais. O compromisso e dedicação são caraterísticas padrão, preponderantes para atingir os objetivos estabelecidos, uma vez que é visão da empresa o reconhecimento como 1ª opção de compra automóvel. Não menos importante para uma atitude empreendedora, é a recetividade à inovação e às novas tendências, valorizando o recurso às tecnologias de informação atuais. O perfil do Homem MBM mobile, é sobretudo reconhecido pela identificação e aplicação dos valores defendidos pela Marca, na qual assentam a confiança, a transparência, a partilha e o respeito. A demonstração de competências e capacidade de autonomia, são extremamente relevantes, mas é a paixão com que se dedica em cada projeto, que o distingue.


- O que oferece a sua marca ao franchisado?


Através do posicionamento assumido, capacidade de distribuição, amplitude da oferta, estratégia de marketing e diferenciação face à concorrência, esta proposta consiste numa oportunidade de colaboração no plano de crescimento e liderança da marca em Portugal.
As garantias e vantagens que oferecemos são:
• Possibilidade de abrir um negócio sem experiência empresarial ou do sector automóvel;
• Diminuição do risco, através do nosso conceito de negócio já testado e bem-sucedido;
• Benefício da uma imagem de marca MBM mobile, já conhecida no mercado;
• Formação inicial e contínua;
• Contar com o apoio de uma equipa especializada na partilha de conhecimentos;
• Existência de informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes e percentagem de lucros obtidos;
• A existência de uma rede de profissionais que opera com as mais avançadas técnicas de marketing, que uma empresa sozinha teria dificuldade em efetuar;
• Maior facilidade na compra ou aluguer de um espaço devido à existência da notoriedade da marca;
• Apoio técnico e administrativo, inclusivamente na escolha do local certo, segundo critérios de área e localização;
• Apoio na resolução de problemas do seu negócio que provavelmente já surgiram noutra unidade;
• O conjunto de fatores inovadores e diferenciadores que levam o negócio MBM mobile em contrapeso relativamente à concentração de mercado;
• Disponibilização de meios e equipamentos


- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?


Portugal é tradicionalmente um país em que o automóvel tem uma força importante. Os portugueses são geralmente dados a luxos e um dos claros sinais disso mesmo, é a compra de automóvel, onde muitos optam por viaturas de gama mais elevada. A oportunidade dos consumidores adquirirem viaturas recentes, com poucos quilómetros e de qualidade comprovada, traduz-se num ganho económico significativo face ao custo que teriam, adquirindo as mesmas com 0km. A prática de um serviço de orientação garante um serviço de objetividade e qualidade indiscutível sobre as opções de compra e venda de carros novos, usados, importados ou nacionais. Enquanto consultores qualificados e respeitáveis, agimos de forma independente das comissões e objetivos do fabricante ou concessionário nacional, garantindo um serviço orientado exclusivamente para o cliente, e em segundo, pela vantagem de trabalharmos não só com as melhores, mas com praticamente todas as marcas com expressão no mercado internacional independentemente da gama.
É sobretudo todo o conhecimento e experiência que ditam o sucesso da marca no mercado. É com a garantia de que a marca irá crescer, através da cobertura em localidades que segundo os nossos estudos de mercado estão recetivas ao nosso conceito de negócio. E essa será a principal vantagem do nosso modelo de franchising.
Tendo em conta a competência central do negócio da MBM mobile™ e que o compromisso é com a excelência, salientam-se aquelas que são as vantagens competitivas mais notórias:
• Foco no cliente, valor para o cliente;
• Ampla oferta de serviços;
• Resposta flexível às exigências de produção de serviços personalizados;
• Notoriedade crescente da MBM mobile™ e marcas associadas;
• A notoriedade dos clientes MBM mobile™;
• Conhecimento global do mercado, adquirido pela grande experiência dos consultores;
• Canais de comunicação e de venda adequados às especificidades dos clientes;
• Mentalidade inovadora e competitiva;
• Quadro de pessoal de reconhecida qualidade, dedicação e criatividade.


- Qual a situação do mercado dos franchising deste sector?


Comparativamente ao que consideramos concorrência direta, é praticamente inexistente.


- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?


Neste momento não temos ainda indicadores precisos, porque o orçamento de 2013 está ainda em discussão e será proposto em assembleia geral aos acionistas.


Veja o perfil dessa franquia


PARTNERS:

Bestfranchising Consulting   Aviñal Abogados   Franchise Magazine   Vieira   APF   ACB Braga   Hubweb   FERPOS   Millenium bcp

O melhor directório de franchising na web organizados por sector e actividade. Nosso sistema de procura põe à sua disposição todas as oportunidades de negócio do mercado com a lista de franchising mais completa de Portugal. Confira a informação a respeito dos sectores de seu interesse. Encontre o negócio que mais se ajuste às suas necessidades com ajuda de nossos assessores. Obtenha grátis o seu plano de viabilidade económica e registre-se em nosso boletim de notícias especializado em franchising.


Rss de TopFranquicias.es BestFranchising.pt Todos os direitos reservados 2013 - Sobre uso de dados pessoais Política de cookies

Telemóvel: 00351-91-3305139

Tarifas bestfranchising