Entrevista a João Carvalho – CEO da MELOM
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Âmbito
Prémios Europeus de Franchising 2024: MELOM vence prémio de bronze na categoria “Marca Internacional do Ano”
- A MELOM acaba de vencer o Prémio de Bronze na categoria Best International Brand, nos European Franchise Awards 2024. Qual a importância desta distinção para a MELOM?
Foi um prémio muito importante, uma vez que fomos reconhecidos pela Federação Europeia de Franchising como a 3.ª melhor marca a operar na Europa. Esta distinção que ocorreu em Bruxelas deixa-nos muito motivados a continuar o nosso processo de expansão internacional.
Fomos pioneiros ao criar a marca MELOM há 15 anos atrás e ficámos muito orgulhosos de termos sido reconhecidos fora de Portugal. Hoje existem mais projetos, que a par da MELOM, lutam pela profissionalização do setor de obras em casa, porque tivemos essa visão e soubemos criar um modelo de negócio em franchising que funciona. Não podíamos estar mais felizes e gratos pelo prémio.
- Qual foi o percurso da MELOM para chegar a este patamar de notoriedade a nível internacional? Quais as estratégias adotadas?
Numa forma geral podemos dizer que foi o nosso perfil conservador que nos levou a este patamar, não tivemos pressa em fazer uma expansão internacional sem perceber bem o modelo de negócio e como poderíamos adaptar o mesmo a outras realidades fora de Portugal. Esta estratégia contribuiu para que fossemos nós a escolher os países onde queríamos operar, ao invés de aproveitarmos as oportunidades que nos iam surgindo de outros pontos fora da europa.
No mundo do franchising não é raro ouvirmos falar de internacionalizações que ocorrem de forma orgânica; motivadas por interesse de alguém de determinada nação, opostamente a serem as marcas a escolherem os países.
Na MELOM optamos por internacionalizar para targets escolhidos por nós, e nesses países iniciarmos a expansão apenas com uma região. Foi o que aconteceu em Espanha, onde começamos em Madrid, consolidámos e só agora estamos a partir para toda a Espanha.
A área das obras é sensível e complexa, e é necessário termos as pessoas certas à frente do negócio, caso contrário o risco de termos problemas é elevado.
Setor
- Que elementos diferenciam a vossa marca dos restantes franchisings do sector onde operam?
- Quais são os atributos essenciais da potencialidade da vossa marca?
Diria que os nossos principais atributos são a clareza de comunicação com o cliente e resiliência de estarmos com ele ao longo de toda a jornada de obra. Este setor apesar de técnico é uma montanha russa de emoções, acompanhar uma obra é um desafio que requer estes dois ingredientes essenciais: resiliência e clareza de comunicação.
Estes são os vetores que potenciamos no nosso franchising, hoje ouvimos falar (também no nosso setor de obras em casa) de 3d, realidade virtual, AI, pois na MELOM achamos que o mais importante é a jornada de obra e a resiliência de lidar com o imprevisto, gerindo as espectativas que o cliente tem connosco.
Somos a marca mais premiada do setor de obras, mas também do setor de franchising. Acredito que a MELOM deva ser a marca a operar em regime de franchising com mais prémios conquistados e isso coloca-nos num patamar onde o cliente é naturalmente mais exigente.
- No vosso setor, qual a situação do mercado de franchising?
Estamos a assistir a uma maior tendência para a profissionalização o que consideramos ser muito positivo. Estivemos muitos anos sozinhos a puxar por este setor que movimenta muitos milhões de euros em Portugal, mas que não tinha ninguém para alem da MELOM a trabalhar na sua profissionalização. Um setor que trás uma rentabilidade muito interessante aos empreendedores que nele investem.
- A situação económica que se vive atualmente em Portugal tem afetado o desenvolvimento e expansão da vossa marca? De que forma?
Não diria a situação económica, mas a falta de mão de obra tem afetado negativamente o nosso crescimento e dos nossos franchisados. Não há mão de obra qualificada no setor e não vemos uma fórmula rápida de inverter esta tendência, isto quer dizer que temos uma procura três vezes superior à capacidade de resposta e os preços vão continuar a subir.
Notamos de mês para mês, que as obras têm inícios mais longínquos e preços mais altos, e por isso é necessário fazer alguma coisa no imediato, já que Portugal tem um parque habitacional muito envelhecido.
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a MELOM para o resto de 2024?
Queremos continuar o processo de abertura de lojas físicas de proximidade, com showrooms que permitam aos nossos clientes o look and feel e apoiar a expansão em Espanha.
Digital
- Considera o digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa na sua área de negócio?
Consideramos o digital como a melhor exposição que podemos fazer da nossa metodologia de trabalho e das obras dos nossos franchisados. Tentamos que o caminho digital seja simples para que um cliente possa obter um orçamento. Temos por exemplo um simulador online onde o cliente pode ter uma noção de custo de uma obra e depois pode solicitar a validação desta estimativa com um franchisado.
- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?
As redes sociais mostram ao público não só quem somos, mas também o que fazemos e como trabalhamos. Existem inúmeros casos de obras nas diversas fases, projeto, demolições, explicações do que estamos a fazer, e claro está, os tão famosos, antes e depois.
2025
- Qual é a estratégia e perspetivas da marca para o ano de 2025?
Pretendemos dar um impulso ao projeto casa de sonho, a ligação com a RE/MAX nossa parceira institucional desde o dia um da nossa criação e naturalmente crescermos em toda Espanha.
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