Link&Grow comemora 10 anos: Saiba como tudo começou
|
A Link&Grow celebra uma década de crescimento, inovação e espírito empreendedor. O CEO, João Rebelo Oliveira, recorda os principais marcos desta jornada que começou com um salto no escuro e hoje dá passos firmes rumo ao futuro.
Quais foram os momentos mais relevantes nestes 10 anos de Link&Grow?
João Oliveira – O início foi um verdadeiro salto no escuro. Apesar de já ter interesse no mundo digital, o meu conhecimento era limitado. Comecei por prestar serviços de consultoria, combinando o que sabia de gestão com o que ia aprendendo sobre marketing digital, para ajudar empresas a obter melhores resultados online.
A descoberta do Inbound Marketing, em 2014, num projeto de uma startup que adquiri, foi determinante. Fiquei imediatamente convencido pelo seu caráter estratégico e orientado a processos. Na altura, ainda não era uma prática comum em Portugal, e percebi que aí havia uma oportunidade para diferenciar os nossos serviços.
A Link&Grow arrancou oficialmente em janeiro de 2015 com dois primeiros clientes — contactos pessoais que confiaram em mim. Pouco depois, instalei-me num escritório e contratei a Sónia Coelho, recém-licenciada e a fazer mestrado em Inbound Marketing. Ajudou a consolidar o nosso modelo, e continua na equipa até hoje.
Com o crescimento, percebi que a consultoria isolada não bastava. Em 2016, avançámos para a criação de conteúdos e serviços em regime de outsourcing. Vieram novas contratações, uma mudança de escritório e o início da construção de processos internos. Ganhámos dimensão, mais clientes e fomos reconhecidos como parceiros da Google e da Meta.
Foi já em 2019 que surgiu, pela primeira vez, a ideia de criar um franchising. Embora o projeto ainda estivesse em crescimento, mantive o conceito em mente. A pandemia trouxe incertezas, mas também resiliência. A equipa manteve-se firme e os resultados permitiram retomar a ideia, agora com mais maturidade.
O plano concretizou-se em 2023, com o apoio de um especialista que ajudou a desenhar a estrutura do franchising. A resposta da equipa foi imediata e entusiasta. Em poucos meses, lançámos o modelo, com arranque oficial previsto para janeiro de 2024. Foi um marco importante e um novo começo.
A evolução da Link&Grow foi sempre constante ou houve fases mais difíceis?
João Oliveira – Felizmente, nunca atravessámos momentos de verdadeira crise. O crescimento foi sempre pensado e controlado. Tive como lição experiências familiares, onde o crescimento rápido e sem estrutura trouxe complicações. Por isso, optei sempre por passos firmes e sustentáveis.
Naturalmente, houve decisões menos acertadas e ideias que não funcionaram. Mas o facto de termos processos bem definidos e uma equipa madura permitiu sempre manter a consistência. Ao longo destes 10 anos, aprendemos muito e estamos confiantes para os próximos passos.
Veja o perfil dessa franquia
|
|