RE/MAX: PROCURA POR MORADIAS CRESCE 85% NA PRIMEIRA METADE DO ANO
|
Segundo dados da RE/MAX, maior rede imobiliária a operar em Portugal, a rede registou um aumento de 85% na procura por moradias no primeiro semestre de 2025, face a igual período de 2024. A análise baseia-se no número de leads, ou seja, pedidos de contactos e informações que um potencial cliente faz relativamente a um ou mais imóveis disponíveis na rede. Este crescimento confirma a forte atratividade do segmento de moradias, reforçando a preferência dos portugueses pela compra em detrimento do arrendamento que, de acordo com a rede, na primeira metade de 2024 registou 21% ao nível da procura e, em 2025, desceu para 15,5%.
À semelhança do ano anterior, os distritos de Lisboa e Porto mantêm-se como os mais procurados para aquisição de moradias. Contudo, o distrito de Setúbal registou uma subida, passando da quinta para a terceira posição, enquanto Aveiro passou da oitava para a sexta, com aumentos de procura de 130,4% e 157%, respetivamente. Já a região autónoma dos Açores teve um crescimento significativo de 135,2%, mantendo a 14.ª posição nacional.
Dos 308 municípios portugueses, a RE/MAX registou procura ativa por moradias em 307 concelhos, tendo apenas a Vila do Corvo, no arquipélago dos Açores, ficado de fora do mapa da procura, em função da ausência de moradias disponíveis na rede.
Top 10 de distritos na procura de moradias RE/MAX
1º Semestre de 2025
Ranking
Distrito
1º
Lisboa
2º
Porto
3º
Setúbal
4º
Santarém
5º
Braga
6º
Aveiro
7º
Coimbra
8º
Leiria
9º
Viseu
10º
Castelo Branco
Já no concerne ao ranking dos 20 concelhos mais procurados, Sintra manteve a liderança, sendo também o que registou maior aumento nominal, apesar de uma ligeira queda no seu peso relativo no total nacional (de 5,2% para 4,6%). Destaque ainda para os concelhos de Felgueiras, que subiu da 72.ª para a décima posição; Palmela, que passou do 38.º para o 13.º lugar e Azambuja, que ascendeu da 32.ª para a 14.ª posição. Em contraste, Matosinhos desceu da quinta para a 18.ª posição, refletindo uma procura praticamente estável (+0,2%).
Top 20 de concelhos na procura de moradias RE/MAX
1º semestre 2025
Ranking
Concelho
Ranking
Concelho
1º
Sintra
11º
Almada
2º
Torres Vedras
12º
Porto
3º
Loures
13º
Palmela
4º
Vila Nova de Gaia
14º
Azambuja
5º
Cascais
15º
Abrantes
6º
Guimarães
16º
Vila Nova de Famalicão
7º
Alenquer
17º
Leiria
8º
Coimbra
18º
Matosinhos
9º
Seixal
19º
Vila Franca de Xira
10º
Felgueiras
20º
Lisboa
Relativamente às tipologias, as moradias T3 continuam a liderar as preferências, com 37% do total de leads (36% em 2024), seguidas pelas T2 (31%) e T4 (17%). Em conjunto, estas três tipologias representaram 85% da procura total por moradias.
Referir ainda que os dois imóveis mais procurados no semestre foram uma moradia T2 em Sintra e uma moradia T2 em Loures, confirmando o forte interesse por habitações familiares de tipologia média nas áreas metropolitanas.
Para Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, "As famílias tendem a preferir moradias por diversas razões. Em primeiro lugar, estes imóveis geralmente oferecem mais espaço do que os apartamentos, o que é vantajoso para famílias numerosas ou com necessidade de áreas adicionais para arrumação. Além disso, as moradias proporcionam um nível superior de privacidade e a possibilidade de usufruir de um jardim ou quintal. Outro fator importante é a liberdade que este tipo de habitação dá para fazer alterações ou adaptações nas áreas da casa.”
Veja o perfil dessa franquia
|
|