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Entrevista ao Administrador da Bestravel Carlos Baptista
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?
Os anos de 2020 e 2021 têm sido atípicos, devido à pandemia, o que nos fez alterar toda a estratégia pensada. Apesar disso, o nosso principal plano estratégico para o futuro continua a ser, tal como há 18 anos atrás, a satisfação completa dos nossos clientes (base para a rentabilidade do negócio dos nossos Franchisados), a sustentabilidade e a longevidade do negócio.


Pretendemos dar cada vez mais ferramentas tecnológicas e de marketing às agências e ajudá-las nesta altura mais complicadas do sector, trabalhando na maior proximidade e criando um produto que seja diferenciado e seguro.

A Rede Bestravel continuará a apostar no seu desenvolvimento tecnológico, possibilitando entregar um melhor serviço e competitividade às nossas agências e, consequentemente, aos seus clientes – lançámos recentemente um novo site B2B totalmente dedicado às franquias da rede e que consiste numa nova plataforma de reservas online, que vai permitir às agências ter vários parceiros de hotelaria estratégicos integrados numa única interface gráfica intuitiva. Lançámos também um novo site B2C, modernizado e mais focado naquilo que são as tendências atuais de consumo online bem como na interação do cliente online com as lojas.

- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A rede Bestravel tem tido um crescimento sustentável ao longo dos últimos anos com 3 a 4 entradas de novos Franchisings. A estratégia da marca, não passa por quantidade, mas por qualidade dos que temos e na sustentabilidade do negócio de quem confia em nós. Só assim, temos uma marca forte e consistente ao longo de vários anos. Com a Pandemia, a entrada de novos Franchisados foi suspensa pois não faria sentido o seu início com a conjuntura que vivíamos. Neste momento, estamos já a retomar contactos e com alguns pedidos em carteira que estão a ser analisados. A estratégia não passa por um crescimento desmedido, mas acreditamos ter localidades com potencialidade que poderão ser uma boa aposta para a Marca e candidatos a Franchising.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

A principal dificuldade que encontrámos foi as restrições inerentes ao sector das viagens de lazer, que fez com que a procura fosse praticamente inexistente em determinados momentos. Desde o primeiro momento adotamos uma estratégia de adaptação e flexibilidade relativamente à situação pandémica. Apostámos na formação dos nossos franchisados para que pudessem manter a qualidade de serviço e resposta a que já habituámos os nossos clientes. Essa mesma aposta fez com que fossemos a primeira marca de agência a retomar as FAM Trips após pandemia de forma a restabelecer a confiança nas viagens. Outro passo importante foi a adaptação da nossa rede de agências de viagens a uma nova proximidade digital com os seus clientes, fortalecendo todos os nossos canais digitais, nomeadamente no atendimento online e a presença das mesmas nas medias sociais.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

A nossa posição foi, como sempre, uma presença constante e próxima dos nossos franchisados. A nossa sustentabilidade está diretamente correlacionada com a deles. A consultoria permanente prestada enquanto master franchising foi também determinante para que os mesmos pudessem tomar decisões mais sustentadas na gestão dos seus negócios, seja com aconselhamento legal, financeiro, entre outros. Desta forma, conseguimos assegurar uma consistência e sustentabilidade de negócio, que transmite confiança a quem nos procura.

- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

O apoio à nossa rede de franchisados é constante e foca-se num trabalho de consultoria profunda para a melhor tomada de decisão. Numa primeira fase, passou por uma redução de custos e por identificação dos problemas macro da rede e da atividade, com trabalho árduo para encontrar soluções de equilíbrio junto dos diversos parceiros. Hoje, a nossa estratégia passa pelo investimento contínuo em ferramentas e parcerias que acrescentem valor, deem poder às nossas franquias, aumentem a sua rentabilidade e criem uma diferença palpável no serviço que prestam de maneira a estarmos o melhor preparados para a retoma do sector.

- Que elementos diferenciam a V/Marca do restantes franchising do sector?

A marca Bestravel diferencia-se primeiramente por ser a maior rede de agências de viagens em regime de franchising em Portugal e uma marca 100% Portuguesa, considerada pelo Instituto de Franchising, por três anos consecutivos, a melhor rede de Franchising em agências de viagens de média e grande dimensão do País. Prezamos e privilegiamos o apoio como ferramenta essencial para o desenvolvimento do negócio e promovemos a criação de uma empresa com RNAVT (Registo Nacional de Agências de Viagens e Turismo) bem como a associação dos nossos Franchisings à APAVT (Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo) beneficiando de serviços como o provedor do cliente, sendo a única rede de Franchising em que tal se verifica. Consideramos que para que os nossos colegas sintam o negócio terão de ter total autonomia sobre o mesmo. Desta forma conseguimos dar maior confiança aos nossos clientes fomentando também um negócio viável economicamente, o que se torna impossível mediante outros projetos existentes no mercado.

- Quais são os atributos essenciais da potencialidade da vossa marca?

A Bestravel distingue-se sobretudo pelo atendimento e serviço de excelência, acompanhamento personalizado (antes, durante e depois da viagem) e pela adequação da oferta às necessidades específicas de cada cliente. Consideramos que estes são os atributos essenciais da nossa marca, que se distingue ainda pela sua notoriedade e imagem inovadora, pela segurança que transmite quer aos clientes quer aos franchisados, pela sua juventude e dinamismo e pelas soluções tecnológicas que apresenta.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

É difícil falar neste tema sem falar na conjuntura atual (pandemia). Este mercado vive da força da marca, e neste momento o serviço que se presta é indissociável da mesma - o franchising no turismo é algo que temos vindo a assistir com algumas soluções mais recentes, mas muito flutuantes e pouco consolidadas. No entanto acreditamos que neste momento é fundamental que a marca seja forte para que seja sustentável e alcance a longevidade. O turismo é um sector que exige um know-how e uma especialização muito específica, logo, se não tiver uma estrutura consolidada por trás, dificilmente sobrevive.

- Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

Apesar da menor incidência, no primeiro quadrimestre continuámos a comunicar e a desenvolver dinâmicas e ações de comunicação focadas no futuro, remetendo sempre para o sonho de retomar as viagens, focando em destinos seguros e de proximidade e evitando call to actions de “last minute”. Desenvolvemos também alguns conteúdos de consciencialização social que promovemos nas redes sociais e na Bestravel TV, a nossa plataforma de televisão corporativa. A partir desta fase temos já algumas campanhas interessantes e de maior escala planeadas e preparadas. A ideia é centrar as campanhas em três eixos, o marketing local, com foco no ponto de venda, o marketing digital e o marketing mais tradicional com parceiros históricos da marca Bestravel.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Sem dúvida os investimentos publicitários são uma importante via para o sucesso da Bestravel, bem como de qualquer franchising! A Bestravel sempre se pautou por uma imagem inovadora e moderna, composta por equipas dinâmicas com sólidos conhecimentos do universo do turismo e da publicidade, focada em comunicar as experiências diferentes e inesquecíveis que temos para oferecer. Atualmente, e tendo em conta o boom digital, os nossos investimentos publicitários são bastante direcionados para este meio, sendo que nunca descuramos os investimentos no offline, nos media “tradicionais” e regionais. Cada agência tem uma realidade especifica e também temos uma linha de apoio a marketing local, para que a agência possa dinamizar a marca na sua região, sempre com o nosso apoio e sempre com um único objetivo: criar proximidade e tráfego para a loja.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sem dúvida. Como referíamos há pouco, os nossos investimentos publicitários atualmente são bastante direcionados para este meio e consideramos que é fundamental para qualquer empresa integrar os canais digitais nas suas estratégias globais de negócio para chegarem aos consumidores com maior eficácia. Sobretudo nesta fase pandémica em que a aproximação física nos foi impossibilitada, os meios digitais têm um papel ainda mais fundamental no desenvolvimento dos negócios e na aproximação das marcas às pessoas.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Esse é um objetivo e desafio! Sabemos que as viagens são a indústria com o maior potencial de ligação aos consumidores em canais digitais e por isso pretendemos que as nossas redes sociais sejam uma fonte de inspiração (e informação) de ideias de viagem, correspondente ao seu lifestyle.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

A estratégia que estamos a implementar passa por uma digitalização da Agência de Viagem, não como uma substituição da mesma, mas como uma forma eficaz de potenciar a relação com o cliente. A Bestravel tem proximidade com o cliente através das diversas localizações dos seus franchisados, Essa proximidade geográfica é chave importantíssima do sucesso da marca e continuará a ser. Cria confiança com o consumidor. Estamos sempre presentes e na proximidade. Mesmo com o potenciar de uma estratégia digital, o cliente sabe onde estamos, sabe que pode contar com o nosso apoio em qualquer momento. À data de hoje, um cliente que entre no nosso website, falará no chat com a sua agência de proximidade em primeira instância. Trata-se de fomentar uma relação human to human com forte apoio tecnológico.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

O mundo está sedento e precisa de viajar de maneira a promover igualdade a todos os níveis. Não viajar, deixa-nos mais pobres, com menos cultura e com maior estratificação da sociedade. Estamos, por isso, com expectativa muito positiva de uma retoma rápida e progressiva a iniciar-se já neste verão de 2021. Acreditamos que as marcas que tiverem um posicionamento forte, consistência e qualidade de serviço, serão as eleitas pelos consumidores, que com esta pandemia perceberam claramente a importância da consultoria na área das viagens e o papel do agente de viagens.


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