Brasileiros destacam-se nas franquias da NBrand em Portugal
|
Número de brasileiros triplica e mulheres ganham protagonismo.
Uma das maiores franqueadoras de Portugal afirma que o número de empreendedores originários do Brasil vinculados às suas marcas triplicou nos últimos três anos. E as mulheres têm feito a diferença.
Brasileiros se destacam no mercado de franquias. Na NBrand, eles são quase 50%
Empreender em um país que não é o seu de origem requer muita resiliência e planejamento. Qualquer falha na condução do negócio pode resultar em sérios prejuízos. Ciente desse risco, muitos brasileiros têm optado por pousar em Portugal com uma franquia debaixo do braço. A visão é de que se apoiar em um empreendimento já estruturado e com uma rede de apoio garante uma travessia mais tranquila até os resultados aparecerem. Não só: abre portas.
Uma das principais franqueadoras de Portugal, a NBrand tem se aproveitado desse movimento mais cuidadoso dos brasileiros. “Nos últimos três anos, a participação de empreendedores vindos do Brasil nas nossas marcas praticamente triplicou. Hoje, eles representam quase a metade de todos os nossos franqueados”, diz o CEO da empresa, Cândido Mesquita. Segundo ele, esse movimento traz uma característica bem interessante: a presença feminina cada vez maior entre os que se dispõe a investir em território luso.
“As mulheres têm uma disposição muito grande para tocar seus negócios, são mais resilientes e lideram sem se intimidar”, ressalta Mesquita. Elas ainda não são maioria entre os franqueados da NBrand, que tem faturado, em média, 90 milhões de euros (R$ 270 milhões) por ano. “Estamos falando de uma proporção de 60% de homens e de 40% de mulheres, mas essa distância vem diminuindo. Muitas vezes, elas lideram sozinhas, outras vezes, tocam os negócios com o marido”, explica. Pelos dados do Observatório das Migrações, referentes a 2022, a comunidade brasileira é a única entre imigrantes que vivem em Portugal em que as mulheres são maioria e, entre os brasileiros empreendedores, elas são quase 80%.
Capacidade de liderança
No total, a NBrand oferece seis marcas para possíveis interessados em investir em franquias: uma na área de limpeza doméstica, que é a mais antiga, outra para cuidados de idosos, uma terceira na área imobiliária, outra de reformas, uma quinta de design e decoração e a última de limpeza comercial e industrial. Em média, cada franquia custa 20 mil euros (R$ 120 mil), valor que, acrescido dos investimentos necessários, pode chegar a 50 mil (R$ 300 mil). “Tudo vai depender da área em que se quer empreender”, afirma Mesquita. A empresa. que conta com 220 franqueados, cobra um percentual fixo sobre o faturamento da franquia, isto é, se não houve receitas, ninguém ganha nada.
Para tornar os negócios dos franqueados mais rentáveis, há quatro anos, a NBrand decidiu se desfazer das franquias que estava sob a sua administração. “Ou seja, hoje, estamos apenas na gestão das marcas, dando todo o suporte aos franqueados. Não havia porque nós concorrermos com esses empreendedores, não era saudável”, relata o CEO da empresa. Essa estratégia tem a ver com o tamanho do mercado de Portugal. Uma coisa é ter duas franquias da mesma marca em uma cidade do Brasil, dado o tamanho do público consumidor, outra é disputar mercado num país de pouco mais de 10 milhões de habitantes, como Portugal.
Mesquita assinala que não basta apenas ter vontade para empreender por meio de uma franquia, é preciso reunir uma série de qualidades, como capacidade de liderança, integridade, humildade, organização, boa comunicação e saber aprender com os erros. “Antes de os negócios serem abertos, todos os franqueados passam por cursos técnicos preparatórios, inclusive, antes mesmo de sair do Brasil, por exemplo, pois há aqueles que fecham negócio conosco antes de se mudarem para Portugal”, explica.
Imigrantes são bem-vindos
Brasileiros se destacam no mercado de franquias. Na NBrand, eles são quase 50%
executivo diz que a presença de brasileiros e demais imigrantes também é crescente entre as pessoas contratadas pelos franqueados. “O número desses profissionais tem crescido de acordo com o fluxo migratório para o país, o que é muito positivo. Somos extremamente favoráveis à presença de imigrantes no país, pois precisamos de mão de obra. Em Portugal, 25% da população têm 65 anos ou mais, e essa proporção só vai aumentar”, destaca. Para ele, é essencial que as autoridades estimulem o fluxo de imigrantes para Portugal, e não o contrário. “Os imigrantes estão ajudando a rejuvenescer a população do país”, emenda.
Brasileiros se destacam no mercado de franquias. Na NBrand, eles são quase 50%
Foi esse envelhecimento da população portuguesa, por sinal, que estimulou Mesquita a criar as franquias voltadas para cuidados de idosos. “Estamos falando de um segmento com forte potencial de crescimento”, afirma. Tanto no ofício de cuidador quanto no de limpeza, os profissionais brasileiros se destacam. Pelos dados do Ministério do Trabalho, há cerca de 350 mil brasileiros empregados em todos os ramos econômicos em Portugal, que contribuem todos os meses para a Segurança Social. Somente em 2024, os brasileiros injetaram quase 1,4 bilhão (mil milhões) de euros no sistema previdenciário do país.
Ver a notícia original aqui: https://www.publico.pt/.../brasileiros-destacam-mercado...
|
|