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Entrevista ao Director Executivo da Cityschool Training Centre Dr. Gil Antunes
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2012?

Estamos em fase de relançamento, após 15 anos de experiência na gestão de 3 centros e 5 anos de gestão de um franchisado, relançamos agora a segunda fase de franchising com abertura de um novo centro em Torres Vedras, e pretendemos abrir mais 3 em 2012, 6 em 2013 e 8 em 2014, sendo esse o número máximo definido para Portugal. Preparamos neste momento a internacionalização para o Brasil e para a Asia, sendo objectivo o início de actividade no último trimestre de 2012 no caso do Brasil e 2013 na China, provavelmente com entrada através de Macau. Estamos em conversações adiantadas com os parceiros locais identificados.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?

Nos primeiros 4 meses do ano, a facturação média mensal dos nossos centros subiu 50% este ano face a 2011, e 25% face a 2010. A reformulação de produtos, a completa reformulação de estratégia de marketing e vendas, e contracção de novos talentos, trouxe um retorno notável. Desde 2007 focámo-nos na criação e desenvolvimento de outras marcas e áreas de negócio. No final de 2011 decidimos que era o momento de relançar o franchising dos nossos centros. É uma decisão contra ciclo mas estávamos seguros que tínhamos a estratégia certa para garantir resultados mesmo em crise, e a aposta em formação activa, que efectivamente desenvolve competências que aumentam a produtividade ou empregabilidade são sempre uma boa aposta em tempos de crise. Estamos agora em fase de relançamento e negociação de novos contratos. Neste momento a procura é muito positiva, o que nos permite seleccionar os candidatos que nos parecem ser os que tem mais potencial para serem bem sucedidos com o nosso modelo.
Na actividade dos centros sentimos e observamos as grandes dificuldades que parte importante da população portuguesa sente com perda de poder de compra e desemprego galopante. Verificamos algumas desistências prematuras, pais e formandos que gostariam muito de procurar os nossos serviços, ou serviços para os seus filhos, mas que estão em momento financeiro difícil, o que nos deixa sempre tristes. Oferecemos 30% de desconto para desempregados em qualquer um dos nossos serviços, e procuramos facilidades de pagamento alargadas sempre que a situação o necessita. Não subimos preços, apontámos a volume de formação, sendo este aumento de facturação resultado de mais formandos, novos produtos e diversificação de serviços.
Na área de línguas há uma procura importante de pessoas que preparam a emigração, também nas línguas ou informática, pessoas que perante o desemprego decidem aumentar as suas competências e competitividade no mercado laboral, o que potenciou o aumento da procura.
Reformulámos a nossa oferta de formação para empresas, diversificando-a (apelando ao know-how de todas as nossas equipas e marcas), o que tem trazido resultados sólidos, fora da nossa formação de línguas, que foi sempre um sucesso no sector empresarial.
A resistência do nosso produto e da rentabilidade dos centros a este período sério de crise que o Pais atravessa, e atravessará nos próximos 3 anos, fazem-nos acreditar cada vez mais que a nossa solução é muito atractiva dentro do franchising de formação.


- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?


Experiência, qualidade das equipas, estandardização de produtos e processos, apoio constante ao franchisado, abertura a novas ideias e sugestões, e por fim apoio em todas as dimensões do negócio: gestão, comercial e marketing, formação, gestão de pessoas, serviços IT, etc, beneficiando da expertise e experiência de todas as marcas e áreas de negócio do grupo Performa. Os consultores das nossas marcas INESP Hotelaria & Turismo e nivelQ formação & Consultoria – que actuam na área de consultoria hoteleira, de gestão, formação, e RH, fazem parte da equipa técnica de apoio ao franchisado, o que nos permite oferecer um leque alargado de serviços e valências de apoio aos franchisados. As direcções pedagógica, comercial e marketing, financeira, e a equipa interna de formadores, responsáveis pela concepção e pelo controlo de qualidade na formação, são essenciais no apoio ao franchisado.


- Que investimento requer a vossa marca?


Recheio de loja e direito de entrada. A renda tende a ser um dos custos mais significativos, pois para o centro ser rentável necessita de 4 a 8 salas de formação, para uma rentabilidade média operacional de 6.500€ mensais (i.e. já depois de todos os custos de operação estarem assegurados, incluindo salário de 2 pessoas). É um investimento com rápido retorno e muito interessante em termos de rentabilidade para o franchisado. O valor de investimento médio é de 39.000 euros, já incluindo o direito de entrada que é de 18.000 euros. Também dispomos de uma solução chave na mão, que ronda os 55.000 euros (ronda porque alguns itens são variáveis de cidade para cidade), em que tratamentos de tudo, desde negociação de contratos, licenças, gestão e contratação de todos os fornecedores e compras, etc.


- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?


A maioria são profissionais das áreas da formação e educação que desejam iniciar o seu próprio negócio ou se encontram em situação de desemprego. É natural que seja este o perfil que nos procura, e é este o tipo de perfil que preferimos (não é no entanto um critério eliminatório), a que se deverão juntar espírito empreendedor, proactividade, aptidão de gestão e instinto comercial. Temos um processo muito selectivo de adesão, de forma a garantir que por parte dos novos centros da rede, existe um boa correspondência com a nossa cultura e forma de trabalhar, além de garantir que os centros têm a rentabilidade necessária e projectada. Temos uma equipa de óptimos profissionais, dedicada, dinâmica e com muito querer e energia. Idealmente procuramos parceiros e franchisados com o mesmo perfil.


- O que oferece a sua marca ao franchisado?

Produtos de formação da maior qualidade e oferta diversificada. Cursos de inglês semestrais para adolescentes, com 10 níveis diferentes que asseguram uma taxa de aprovação de 98% dos nossos alunos nos exames Cambridge ESOL. Produtos de formação para adultos, particulares e empresas, nas áreas de línguas como principal produto e também nas áreas de informática, técnica e comportamental. Damos formação em mais de 8 línguas diferentes. O eLearning, Estudo acompanhado e Auto Estudo Assistido por Computador nas áreas de informática, são importantes áreas de rentabilidade.
A possibilidade de gerir formação financiada para os franchisados que tenham o perfil adequado é uma fortíssima vantagem competitiva, e que garante o sucesso do negócio com algum conforto. Garantimos a certificação do franchisado pela DGERT e a homologação de diversos cursos como formação de formadores, através do apoio especializado do departamento de coordenação pedagógica, com modelos pré preparados. O processo de certificação é rápido e eficaz. O mesmo método é garantido nas candidaturas a formação financiada, se bem que esta componente apenas esteja aberta a franchisados com o perfil, experiência e equipa com características e dimensão adequados.
O nosso departamento de design e comunicação gera dezenas de recursos comerciais mensalmente, distribuídos a todos os centros, com uma imagem forte, moderna, agradável e profissional. Juntamente com a nossa estratégia de Marketing, que garante uma elevada procura, este é provavelmente um dos nossos pontos mais fortes. Outro é o apoio à gestão e os mapas Excel de gestão, supervisão de orçamento e gestão de loja, que permitem a pessoas sem background de gestão, utilizar métodos adequados de gestão do seu negócio e tomar decisões com base em informação concreta, e com base em princípios sãos de planificação do negócio que maximizam a possibilidade de sucesso.
Todos estes e outros serviços de apoio, incluídos nos royalties podem ser consultados no nosso KIT de Franchisado, apresentado durante o processo de selecção.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?


A formação é um produto difícil de franchisar bem. A operacionalização de serviços de formação, dos procedimentos comerciais, pedagógicos e de gestão, são um desafio para que o franchisado tenha de facto um produto completo, e não apenas um nome e uma decoração. Conhecemos alguns bons exemplos, mas na área de educação e formação, os franchisados tendem a desenvolver a sua actividade na área pedagógica sem grandes orientações, constrangimentos, ou controlos de qualidade e processos. Queremos ser um Franchising de referência na área de educação e formação, e acreditamos que é exactamente isso que oferecemos aos nossos franchisados. A nossa marca diferencia-se pela exaustiva operacionalização não só dos produtos de formação, mas também de procedimentos de gestão, gestão de pessoas, actividade comercial, marketing, candidaturas a formação financiada, etc. O franchisado recebe dezenas e dezenas de ferramentas e instrumentos testados ao longo dos anos através dos KIT CITY: Empreendedor, Comercial, Marketing, Gestão, Gestão Pedagógica, TI e RH.

- Qual a situação do mercado do franchising deste sector?

É um mercado razoavelmente heterogéneo, que vai desde soluções com muito baixo investimento, o que obrigatoriamente representa baixa estandardização e sofisticação dos procedimentos e serviços, e baixo apoio aos franchisados; até serviços complexos de consultoria e formação, que requerem elevado know-how dos franchisados, com altíssima exigência da qualidade de serviço prestada, e com rigoroso controlo de qualidade e standards, não podendo o franchisado fazer ”o que bem lhe apetece”. A liberdade individual é muito importante, mas não é o modelo de negócio do franchising. A estandardização é a palavra de ordem. Do que observamos neste sector de actividade da formação e educação, são mais os exemplos do primeiro caso que do segundo. Queremos fazer parte do segundo.

- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?


Naturalmente, essencial, se bem que a forma irá sempre depender do negócio e clientes alvo. No nosso negócio de consultoria e formação para hotéis, a actividade comercial e de marketing é radicalmente diferente em comparação com as estratégias dos centros Cityschool. Na Cityschool em 2012 canalizámos 100% do orçamento de marketing para o on-line, com campanhas Adwords constantes, e dedicadas a cada Centro. O aumento de procura e pedidos de informação foi exponencial. Continuamos a realizar algumas actividades de Rua e de entrega de flyers, dependendo da relevância para o local ou curso a divulgar, bem como a modernizar e actualizar outdoors, no entanto o retorno não tem comparação. O nosso Kit de Marketing garante um investimento fixo mensal para cada centro em campanhas Adwords que asseguram tráfego elevado ao website do franchisado e pedidos de informação regulares. Em 2012 e 2013, continuaremos a canalizar a totalidade do investimento em marketing para estes canais. Na parte operacional, com adequado SEO do website subimos 8 páginas no ranking do Google em dois meses, aparecendo agora nas procuras “orgânicas” na primeira ou segunda página.

Sobre os City School – Training Centre,
Os City School – Training Centre são uma das marcas do grupo de ensino e formação profissional Perfoma com mais de 35 anos de experiência. São uma rede de centros de formação profissional que oferece soluções de formação de informática e línguas, técnica e comportamental.
A formação ministrada nos nossos centros de formação tem uma identidade própria – o método City School - sendo a nossa formação baseada em metodologias activas, participativas, e motivadoras para que formandos e formadores se sintam envolvidos num ambiente de aprendizagem agradável, estimulante e facilitador para a aquisição de conhecimentos.
O Grupo Performa trabalha actualmente com mais de 200 formadores, numa base regular, constituindo desta forma um grupo sólido e que nos dá garantia da qualidade da formação prestada.
Além da Cityschool fazem parte do grupo Perfoma as marcas especializadas de serviços de formação e consultoria, INESP Hotelaria e Turismo, NivelQ - comércio, grande retalho, construção civil e automóvel - e Escola Profissional Cristóvão Colombo.
Da sinergia de todo o know-how e competências dos profissionais das nossas marcas pode esperar sempre, gosto em servir, competência, rigor, profissionalismo e por fim, resultados. Parte importante do valor acrescentado e da atractividade da nossa solução de franchising, advém do leque muito alargado de apoio e ferramentas de gestão do negócio e operações que oferecemos, o que apenas é possível pelo envolvimento dos consultores especialistas das nossas restantes marcas. Estes profissionais fazem parte da equipa de gestão do franchising e dos franchisados. A gestão e direcção das marcas City School, INESP e nivelQ é comum.


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