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RE/MAX investe no mercado de luxo
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A RE/MAX tem uma nova marca para o segmento de luxo, a RE/MAX Collection. Este segmento de mercado representa cerca de 2% do número total de transacções realizadas pela rede e mais de 16% do volume total de negócios transaccionado. O objectivo da RE/MAX, líder do mercado imobiliário em Portugal, é acompanhar o crescimento do segmento que, nos últimos dois anos, segundo dados do IRG (International Realty Group) e da Prime Yield, cresceu cerca de 8%, representando aproximadamente 2% do número total de transacções imobiliárias realizadas em Portugal.
O lançamento da marca decorreu na abertura da 12.ª edição do SIL – Salão Imobiliário de Lisboa, na FIL no Parque das Nações, onde a RE/MAX está presente com um espaço de exposição de 72m2.
O investimento de 1 milhão de euros no segmento de luxo envolve a criação de ferramentas de marketing específicas e a formação de uma equipa de profissionais especializados. A RE/MAX conta já com 50 agentes certificados que, até final do ano, deverá ascender a 150.


Não é apenas o preço de um imóvel que define se este é um imóvel de luxo. Os 36 anos de experiência da RE/MAX no mercado imobiliário a nível mundial permitiram-lhe constatar que existe uma diferença entre mercado de luxo e “imóveis caros”. Mais do que o preço, é a forma de trabalhar este mercado que o diferencia e determina a concretização de vendas.

O investimento de 1 milhões de euros efectuado pela RE/MAX no segmento de luxo passa pela criação de uma equipa de agentes especializados neste nicho de mercado e pela adopção de uma nova forma de trabalhar e comercializar este segmento. Discrição, tratamento especial, rigor na qualidade dos materiais e fotografias expostas, utilização de carteiras de clientes com perfis ajustados, e adopção de ferramentas de marketing diferenciadas são aspectos que caracterizam a forma como o mercado de luxo vai ser abordado.

O objectivo da RE/MAX, até 2011, é elevar para 20% a participação deste segmento no volume total de negócios da empresa e aumentar para 5% a sua participação em termos de número total de transacções realizadas/ano. Em 2008, o mercado de imóveis de luxo representou mais de 367 transacções que movimentaram um montante de cerca de 190 milhões de euros.

“RE/MAX Collection é uma marca internacional que já é trabalhada noutros países, o que permite uma maior partilha de negócios e interacção entre os agentes desta marca por todo o mundo.” – refere Manuel Alvarez, presidente executivo da RE/MAX Portugal. Na Convenção Internacional da RE/MAX reúnem-se agentes especializados de todo o mundo que se organizam num fórum através do qual se globaliza este sector. “Actualmente, é cada vez mais frequente a realização deste tipo de negócios com clientes estrangeiros” – afirma Manuel Alvarez.

Em Portugal, a RE/MAX conta já com uma equipa de 50 agentes especializados e certificados no mercado de luxo que são os únicos na rede a poder utilizar a insígnia RE/MAX Collection na classificação dos imóveis e nos materiais de divulgação e promoção das propriedades. Até final do ano, a marca irá conceder certificações a mais 100 profissionais.

“O segmento de luxo é menos permeável às oscilações económicas e a condicionante de mercado como a concessão de crédito.” - refere Manuel Alvarez. “É, no entanto, um segmento que exige um nível de serviço diferenciado, ferramentas de comunicação e marketing específicas, tal como um perfil de agente determinado.”

Os agentes RE/MAX Collection certificados são profissionais que, nos últimos dois anos, estiveram envolvidos em transacções de montante igual ou superior a 500 mil euros ou que registaram um volume de facturação de comissões superior a 75 mil euros. São agentes devidamente certificados pelo InCi, com toda a formação obrigatória RE/MAX concluída (mais de 120 horas de formação) e com a formação específica RE/MAX Collection realizada.

Os imóveis comercializados por estes agentes, se preencherem os requisitos exigidos a este nível, estão automaticamente habilitados a colocação no site “Imóveis de Luxo – RE/MAX Collection”. Apenas estes agentes RE/MAX Collection certificados podem utilizar as ferramentas de marketing criadas para a marca (cartões, placas, flyers, dípticos, revista RE/MAX Collection, etc.), cuja produção é controlada em fornecedores autorizados.

Os imóveis RE/MAX Collection são propriedades que cumprem determinados requisitos:

• T1 de valor igual ou superior a 400 mil Euros na zona de Lisboa e grande Lisboa;
• T2 de montante igual ou superior a 550 mil euros;
• T3 de valor igual ou superior a 700 mil euros;
• Moradias ou apartamento de valor igual ou superior a 450 mil euros (excepto Lisboa e Grande Lisboa);
• Quintinhas, montes ou prédios rústicos para 2.ª habitação no interior do país com valor superior a 180 mil euros;
• Palacetes, solares e quintas de montante igual ou superior a 1 milhão de euros;
• Imóveis com área de sala mínima de 45 m2, separada da sala de jantar, com pé direito nunca inferior a 2,70m;
• Existência de, pelo menos, um quarto com suite com uma área igual ou superior a 20m2;
• Garagem ou box;
• Quarto para empregada interna perto da cozinha com entrada independente;
• Acabamentos com materiais nobres (chão de madeira maciça, tábua corrida pregada e sem nós, granito ou mármore);
• Casas de banho com chuveiro topo de gama, massagens e banhos a vapor, desembaciador de espelhos;
• Cozinhas equipadas com electrodomésticos embutidos ou camuflados.

Em 2007, o valor médio dos imóveis considerados de luxo rondou os 625.703 Euros, em 2008 os 651.155 Euros e em 2009 o valor situa-se nos 787.234 Euros.

A marca fechou 2008 com 218 agências e espera, até final de 2009, ampliar para 242 a sua rede de franchisados, mantendo-se na liderança do sector em termos de crescimento da rede. No final do primeiro semestre tinha formalizado 14 novos contratos.

“Não vamos interromper, nem abrandar, a nossa estratégia de expansão.”, sublinha Manuel Alvarez. “Existe muito potencial de crescimento para a mediação profissional no mercado português e este é o momento de fortalecer a nossa liderança. A aposta no mercado de luxo é um dos caminhos a seguir nesta estratégia de expansão.” – acrescenta.

A rede atingiu um volume de negócios de cerca de 1,2 milhões de euros em 2008 montante que espera incrementar no final de 2009. A rede concretizou 22 mil transacções em 2008. O primeiro semestre deste ano a rede concretizou 11.799 transacções que geraram um volume de negócios superior a 649 milhões de euros o que traduz um crescimento de 4% face a idêntico período de 2008.
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Fundada em Denver, no Colorado (EUA), em 1973, a RE/MAX é a maior rede internacional de franchising imobiliário a operar em mais de 70 países, através de mais de 7.000 agências e cerca de 115.000 agentes associados.

A RE/MAX Portugal foi criada no ano 2000 e, desde 2001, ocupa o 1.º lugar do ranking de franchising do IIF – Instituto de Informação em Franchising no sector imobiliário.

Em 2009 a RE/MAX Portugal alcançou, pelo terceiro ano consecutivo, o 2.º lugar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, num estudo da consultora de recursos humanos Heidrick & Struggles, e foi eleita, também pela 3.ª vez, Marca de Excelência.

A RE/MAX Portugal integra, pelo 2.º ano consecutivo, o ranking das 30 melhores Empresas em Portugal do Best Place to Work Institute.



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