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Diretor Coordenador Nacional da DS AUTO – Luís Rosa
A DS AUTO está a dar os primeiros passos no mercado. Quais são os objetivos até ao final deste ano?Nesta primeira fase estamos a apostar na consolidação da marca no mercado e a criar um posicionamento junto de parceiros e clientes.

Queremos que as pessoas associem a DS AUTO a credibilidade e qualidade. O facto de pertencermos ao GRUPO DECISÕES E SOLUÇÕES é já uma vantagem competitiva e um selo de confiança para aqueles que conhecem o Grupo e querem apostar na marca.

Atualmente, estamos concentrados na expansão da rede, temos neste momento já alguns contratos assinados e prevemos abrir os primeiros stands nos próximos meses. Estamos agora em fase de recrutamento de empreendedores que queiram ter um negócio rentável na área automóvel.

Quanto aos objetivos, a nossa ambição é chegar aos 100 stands abertos, a nível nacional, até finais de 2024.

Quais os principais desafios que enfrenta uma nova marca no mercado na atual conjuntura em que vivemos? Temos uma pandemia ainda presente, o peso da guerra da Ucrânia e uma iminente crise económica, sente o peso destes obstáculos?

O mercado automóvel tem vindo a registar várias oscilações nos últimos anos, a pandemia gerou uma quebra tanto ao nível das vendas como da produção de muitos veículos e até escassez ao nível de algumas peças automóvel. Vários serão os desafios que temos pela frente, mas estes constrangimentos são encarados como oportunidades para a DS AUTO. Por exemplo, um stand de pequena expressão no mercado, que esteja neste momento com escassez de veículos para apresentar aos seus clientes, encontra na DS AUTO uma forma de rentabilizar o seu negócio. Ao converter o seu stand num stand DS AUTO, o empreendedor passa a contar com todos os veículos do Grupo no seu portfólio. Isto quer dizer que apesar de poder ter apenas 10 veículos fisicamente no seu stand, tem acesso a todos os veículos que se encontram nos outros stands da marca a nível nacional.

O que diferencia a DS AUTO de outros stands de automóveis?

Existem três grandes vantagens competitivas que diferenciam a marca DS AUTO no mercado. Em primeiro lugar, a DS AUTO pertence ao Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES, um grupo com mais de 18 anos no mercado português que já conquistou parceiros e clientes, um forte sinal de confiança para quem nos procura. A par da credibilidade, a segunda vantagem está relacionada com o facto de pertencermos a um grupo que já tem parcerias firmadas com diversas entidades financeiras, o que nos permite ser também um intermediário de crédito automóvel, proporcionando ao cliente uma poupança em tempo, burocracias e dinheiro. Deste modo, conseguimos apresentar na hora um crédito para adquirir a viatura a todos os clientes, traduzindo-se assim num negócio “chave na mão”. A terceira vantagem da DS Auto é a oferta. Cada stand DS AUTO vai ter disponíveis todos os veículos da rede, proporcionando um leque de escolha muito mais alargado que o normal.

Destaco ainda que a DS AUTO assume os pilares do Grupo DECISÕES E SOLUÇÕES e das várias marcas que o constituem, logo, apostamos diariamente num serviço de excelência, de grande importância para o nosso cliente e para a população em geral e, em paralelo, incentivamos a economia nacional com a criação de muitos postos de trabalho distribuídos por todo o país.

Referiu que nesta fase estão a recrutar empreendedores. Qual o investimento inicial necessário para abrir um stand DS AUTO?

Nesta fase de lançamento, o direito de entrada para abrir um stand DS AUTO é de 5.000 euros, acrescentando o valor para obras de adaptação, mobiliário e projeto de arquitetura, valor este que varia consoante o conceito stand loja ou stand exterior. Consideramos esta uma excelente oportunidade para investir num negócio próprio a um preço acessível, quando comparado com todos os serviços que este projeto oferece nas suas áreas de atuação.

Quais são as principais vantagens para um franchisado?

Muitas são as vantagens que um empreendedor encontra ao juntar-se à rede DS AUTO. Destaco algumas dessas mais valias para quem pretende juntar-se a uma nova marca nacional, nas áreas da compra e venda de automóveis e de intermediação de crédito.

Ter acesso a um stock partilhado e diferenciado por toda a rede, aumentando significativamente a oferta de automóveis com um investimento reduzido. Juntar-se a uma marca e a um grupo de renome com grande dimensão, expressão nacional e know how, bem como ter acesso a um conjunto de ferramentas, onde se incluem CRM, programa de gestão, site institucional e uma equipa de coordenação com acompanhamento e formação constante. Outro fator de grande relevância é o acesso a parcerias e protocolos com financeiras e instituições bancárias que permitem encontrar a melhor solução para o cliente em tempo real, traduzindo-se desta forma numa venda rápida e de sucesso.

Dão preferência ou procuram um perfil de empreendedor específico?

Assistimos hoje a um conceito de realidade laboral completamente diferente, no qual, muitas pessoas procuram criar o seu próprio negócio. Por isso, procuramos dar a oportunidade a todos os que ambicionem ser empresários e que queiram apostar neste segmento de mercado, abrindo o seu próprio stand.

Este lado empreendedor está cada vez mais evidente em Portugal, talvez consequência da pandemia, onde muitos tem a ambição e sonham encontrar uma maior realização pessoal e reconhecimento profissional, tendo sempre como foco um rendimento apelativo e uma maior autonomia.

A DS AUTO pode facilmente proporcionar este equilíbrio a todos que gostem de desafios e vejam nesta marca uma forma de se realizarem a nível pessoal, profissional e também a nível económico.

Atualmente, temos recebido muitos contactos de profissionais que já estão inseridos, de alguma forma, no setor automóvel, como proprietários de oficinas ou de pequenos stands que pretendem e ambicionam modernizar o seu negócio, vendo na DS AUTO uma oportunidade de crescerem, de se desafiarem e de rentabilizarem o seu negócio. É este o espírito que procuramos nos empreendedores que vêm ter connosco.

Na sua perspetiva, o que reserva o futuro para o setor automóvel?

O automóvel é considerado um bem essencial no contexto atual. A pandemia teve um grande impacto neste setor, mas o mercado está a recuperar, pouco a pouco.

No que diz respeito a mudanças, a pandemia acelerou bastante o processo de transformação desta indústria. Hoje, assistimos a uma grande procura, por parte dos consumidores, por carros híbridos ou elétricos, a preocupação ambiental está cada vez mais presente, mas também a poupança a longo prazo, visto assistirmos a um aumento do valor dos combustíveis fósseis, quase de semana para semana. A tendência é que os veículos “amigos do ambiente” componham cada vez mais uma maior “fatia” das vendas de automóveis no futuro.

Outra das grandes tendências, acredito que será a transformação digital do setor. Estamos cada vez mais tecnológicos e os consumidores procuram, cada vez mais, carros autónomos, com gadgets que favoreçam a conectividade e que lhes permitam o acesso à maior tecnologia possível, facilitando o dia-a-dia, pois o tempo em condução seja em trabalho ou lazer é cada vez mais elevado, sendo este um critério valorizado na procura de um automóvel.
Neste mercado caminhamos para uma mudança na jornada do cliente, apesar de neste setor o contacto presencial ser ainda muito importante, acredito que uma experiência híbrida poderá valorizar muito esta indústria no futuro, com test drive através de realidade aumentada, vídeos nos stands, existe todo um novo mundo para explorar e inovar.

Nos dias de hoje as mudanças na vida do consumidor estão cada vez mais associadas à aquisição de um novo automóvel. Ora vejamos, uma mudança de casa - seja para o centro da cidade ou uma zona mais periférica, pode incentivar à compra de um carro novo, mais citadino ou económico, assim como, o nascimento de um filho, poderá criar a necessidade de adquirir um veículo familiar, mais espaçoso e seguro. O setor tem de centrar-se cada vez mais nas exigências do novo consumidor, mas também ao processo de compra do automóvel, que deverá ser sinónimo de uma experiência apelativa, única e interativa alinhada com as necessidades do cliente.





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