LTPlabs representa Portugal na conferência mundial da AnyLogic
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Consultora apresenta um caso de estudo no qual foi usada a ferramenta de modelação em simulação multimétodo da AnyLogic
A LTPlabs – consultora de gestão especializada em advanced analytics – vai participar na conferência mundial da AnyLogic, agendada para esta quinta-feira, 29 de setembro. No evento, que irá decorrer em formato híbrido, Diogo Miranda, consultor sénior na LTPlabs, irá apresentar o caso de estudo “Modelling checkouts behavior to support a retailer’s stores operations design”, no qual foi utilizado o simulador AnyLogic. Refira-se que a LTPlabs será a única empresa portuguesa representada no evento, sendo também a primeira empresa parceira da AnyLogic a nível nacional.
A conferência contará com diversas apresentações em direto da Ásia, Europa e América, que irão abordar diferentes utilizações do software AnyLogic em áreas como as cadeias de abastecimento, construção, serviços de saúde, armazenamento, retalho, transporte, mineração energias. A iniciativa assume-se, ainda, como um momento ideal para fomentar o networking.
Caso apresentado reduz custos de retalhista em equipamento em 15%
A apresentação da LTPlabs na conferência irá focar um projeto realizado para uma empresa da área do retalho, que pretendia definir o número ideal de caixas das lojas para satisfazer a procura dos clientes, garantindo o nível de serviço necessário (tempos de espera curtos em fila). Este desafio apresenta dificuldades acrescidas, tendo em conta as diferentes configurações de caixas e a flutuação do número de visitantes em diferentes dias, meses e picos sazonais, como na altura do Natal. Com o objetivo de encontrar uma resposta para esta necessidade, a LTPlabs desenvolveu um modelo de simulação, utilizando o AnyLogic, que incorpora todas estas variáveis.
A simulação demonstrou ser ideal para representar as particularidades dos diferentes tipos de clientes e missões de compra. Neste modelo, é possível criar cenários onde diferentes configurações de checkout (mesmo soluções que não se encontram atualmente no mercado) podem ser testadas enquanto se avaliam diferentes taxas de ocupação. Tal é possível através da avaliação de diferentes indicadores, como o nível de serviço (tempo de espera) e os custos associados. Através desta simulação, foi possível reduzir os custos em equipamentos em cerca de 15 por cento e aumentar a utilização global das caixas, sem colocar em risco o nível de serviço. Além disso, com o modelo de simulação, o retalhista é, agora, capaz de avaliar continuamente a eficiência das soluções atuais e futuras.
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