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Entrevista Habicuidados – Apoio Domiciliário.
O BestFranchising entrevistou o Dr. Manuel Fernandes, Director de Expansão da Habicuidados em Portugal, que nos falou sobre as medidas e iniciativas implementadas pela marca no seu processo de expansão, sublinhando as vantagens de ser um franchisado Habicuidados na conjuntura actual.

Situação Económica

1 - De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da marca e da empresa?
A Habicuidados apresentou-se ao mercado como Franchisadora apenas em Maio de 2010.
Quanto ao desenvolvimento da Empresa Habicuidados, Lda, confirmamos que temos passado imunes nos recentes anos de debilidade económica. Isto comprova-se pelo permanente crescimento da facturação anual que temos consistentemente vindo a registar.
O promissor mercado da chamada “Idade de Ouro” é verdadeiramente uma constatação e tal é sustentado pelo facto de, mesmo na presente conjuntura, nos lançarmos em investimentos de expansão da marca.
Podemos dizer que, mesmo sem possuirmos um histórico para comparação, as nossas expectativas de expansão são muito animadoras.

2 - Em tempo de crise, um franchising oferece mais garantia aos empreendedores, mas relativamente à sua empresa que medidas ou novas iniciativas se adoptaram para acrescentar e assegurar o seu modelo de negócio?
Somos pioneiros nesta actividade e estamos no mercado há quase 14 anos!
O nosso próprio desempenho e o conceito proposto aos nossos Franchisados reflectem esse conhecimento único, útil em tempos de crescimento ou em tempos de crise.
No presente momento, oferecemos aos Franchisados um campo mais alargado de actuação sempre centrado na espinha dorsal do Apoio Domiciliário a Idosos. No entanto, o alargamento como alternativa não tem sido necessário pois, a solicitação pelos serviços habituais não tem abrandado.

3 – Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a sua empresa no ano de 2010?
Construir e consolidar a rede de Franchisados Habicuidados em todo o território nacional, continental e insular.

4 – Qual a situação do sector do Apoio Domiciliário a Idosos e Dependentes?
Comercialmente, antecipa-se um crescimento contínuo durante as próximas décadas.
Apesar de uma enorme franja da população não poder aceder directamente a serviços privados, o facto é que a cada ano o mercado é maior pois, entram mais utentes com capacidade para solicitarem estes serviços do que os que, naturalmente, saiem. Para dilatar ainda mais este universo, contribui o facto das instituições públicas se terem tornado mais selectivas na assunção de novos casos deixando para o mercado livre aqueles que comprovadamente possuem meios próprios para os poder pagar.


5 - Podemos dizer que actualmente é uma boa altura para abrir um franchising da marca? Porquê?
Sim, esta é mesmo a melhor altura para lançar um empreendimento neste sector, particularmente segundo o conceito da marca Habicuidados.
“É nos dias de temporal que se preparam os dias de bonança”. Um país não se suspende e, como tal, para além de já ser favorável o actual momento, melhor será se estiver bem apetrechado para o período de recuperação económica que naturalmente regressará.

Êxito
1 - Em que se baseia o êxito da sua empresa?
Actuar perante os clientes de forma franca e transparente segundo uma política de preços justos. O profissionalismo e a adequação a cada caso particular, complementam o conjunto dos princípios em que assenta a prática da marca.

2 – Qual é a chave para o sucesso da marca?
Seguir de forma estrita os princípios da marca.

3 – Que oportunidades de negócio existem actualmente para marca?
O mercado em crescimento, a carência de uma oferta capaz e profissional e a decidida intenção do Estado em regular as actividades marginais que historicamente têm corroído o mercado honesto e licenciado.

Situação da Marca

1 – Quantos estabelecimentos estão neste momento a funcionar?
Um próprio;
Um com inauguração agendada para Outubro de 2010;
Dois com abertura prevista até final do presente ano.

2 – Quais são os seus objectivos actuais?
Efectivar as 3 aberturas já previstas e, até final do ano, juntar-lhes mais 2.

3 – Enumere as características que diferenciam a marca das restantes.
Ter o estatuto único de pioneiro neste sector em Portugal e ter apurado até ao momento a receita certa e experimentada que melhor se adequa às características e à cultura da sociedade em que actuamos.

4 – Qual é o perfil do franchisado que procura a marca?
Casal, com formação superior, na faixa etária dos 27 aos 45 anos, com emprego estável e na busca de uma via que lhes traga independência profissional e maior desafogo financeiro.

5 – Qual deve ser o perfil do franchisado que procuram?
— Ter gosto por relações humanas e particular vocação para ajudar os outros;
— Aspirar e sentir capacidade para ser autónomo profissionalmente;
— Ter ambição pessoal e elevado entusiasmo com o trabalho;
— Sentir-se elemento integrante e pro-activo do grupo a que se junta;
— Acreditar que pertencer a uma rede é uma mais-valia insubstituível.

6 – Que investimento requer a vossa marca?
25.000,00 Euros

7 – Quais são as oportunidades de negócio que existem actualmente para marca?
Como já referido, as oportunidades são o mercado em crescimento, a carência ainda existente deste tipo de respostas e a chegada ao mercado de mais clientes motivada indirectamente pela acção do Estado devido à intensificação da fiscalização de toda a actividade económica.

8 – O que oferece a sua marca ao franchisado?
Todas as condições para que o Franchisado apenas se dedique à sua actividade nuclear deixando ao Franchisador a incumbência de potenciar o seu negócio criando novas ferramentas de trabalho, antecipando tendências e soluções, lidando com as questões legais, etc., etc.

9 – Que conceito de negócio propõe a marca?
Uma Unidade Habicuidados está sedeada numa loja de rua e é dirigida por duas pessoas. A actividade assenta no Apoio Domiciliário a Idosos e abrange Outros Serviços dirigidos ao domicílio assim como a venda de Produtos inerentes à actividade.

10 – Como começou a franchisar a marca e porquê?
Durante os dois anos precedentes ao lançamento do Franchising, experimentaram-se e estudaram-se novos serviços e respectiva aceitação e formas de interacção com os clientes. Obtida a fórmula estável, foi com os nossos parceiros das áreas de direito comercial e financeiro que, baseados nas suas competências técnicas confirmadas principalmente em mercados extra nacionais, foi desenhado o modelo e o conceito da Unidade Habicuidados como elemento nuclear da expansão da marca.
O Franchising deparou-se-nos como sendo a forma mais adequada para a expansão da marca.

11 – Que elementos diferenciam a marca dos restantes franchisings do sector?
A proposta baseada num conjunto de serviços integrados centrados no Apoio Domiciliário a Idosos.
A permanente transparência com o Franchisado, mesmo antes de firmar o contrato de parceria. Isto é traduzido pelo facto de se efectuar um estudo de viabilidade conjuntamente com o potencial Franchisado que, constatando-se a não viabilidade do empreendimento, leva consequentemente ao cancelamento do projecto.

12 – Quais são as vantagens e os inconvenientes de criar um franchising da marca?
A primeira vantagem constitui o próprio conceito de serviços integrados que, sendo interdependentes entre si, facultam o desenvolvimento diferenciado de acordo com as conveniências do mercado e as aptidões do Franchisado.
No entanto, a maior vantagem é, sem contestação, a transmissão de quase 14 anos de conhecimentos do mercado enriquecidos pelo facto de ser a marca pioneira no sector.
Quanto a inconveniências, não as vemos em nenhum dos aspectos possíveis.

13 – Qual a situação em que se encontra a marca?
A marca Habicuidados é altamente bem reconhecida no mercado quer por particulares, quer por instituições ou profissionais do sector. A prová-lo está o facto da esmagadora maioria dos novos clientes serem-nos direccionados pela recomendação de anteriores clientes.

Expansão
1 – Quais são as expectativas de crescimento para os anos de 2010 e 2011?
Para o presente ano de 2010 as expectativas são as de confirmar a abertura de 5 novas lojas. Quanto a 2011, espera-se obter a confirmação de pelo menos mais 8 Unidades em território nacional.

2 – Quais são os projectos de expansão da marca?
Construir e consolidar a rede de forma sustentada em território nacional abrangendo, pelo menos, as principais capitais de distrito.

3 – Como é estruturado o vosso plano de expansão?
Num primeiro passo a expansão passa pela abertura de Unidades nos centros urbanos de maior densidade seguindo-se posteriormente as áreas de menor densidade populacional.

4 – Quais são os objectivos de expansão para a marca?
Constituir uma rede de abrangência nacional com distribuição homogénea.

5 – Quantos estabelecimentos próprios e franchisados têm a marca em Portugal?
Um próprio e três com abertura prevista até final do presente ano.

6 – E no estrangeiro? Quais são os planos de expansão?
Nenhum. A expansão para o estrangeiro só se fará após a consolidação da marca em Portugal.

7 – Quais são as zonas preferenciais para realizar a expansão da vossa marca?
Capitais de distrito de todo o território nacionais e grandes aglomerados populacionais.
8 – A vossa estratégia de expansão baseia-se no desenvolvimento de franchisings ou recorrem também a marcas próprias e associadas?
Apenas em franchisings.

Comunicação
1 – Que acções de comunicação é que a marca tem desenvolvido?
Estamos presentes nos principais fóruns relacionados com a solução de expansão por via de Franchising.

Sector

1 – Qual a situação do mercado dos franchisings deste sector?
Bastante activo e, pelo que sabemos, bem sucedido. No entanto, o mercado está longe de estar saturado.

2 – Qual a situação actual do sector e a suas perspectivas para o futuro?
Continua saudável pois esta é uma actividade que não pode ser preterida qualquer que seja a conjuntura do momento. As perspectivas são as melhores tendo em conta o crescimento natural que se antevê.

Grupos

1 - A marca fomenta o franchising de outras marcas do Grupo?
Não. A Habicuidados é uma marca única e aglutinadora de todas as actividades da empresa.



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