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Entrevista ao Diretor da Friking Portugal, Sr. Hélder Silva
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?

O ano de 2020 tem como principal objetivo a continuação da expansão da marca a nível nacional.


Apesar do encerramento de algumas lojas que abriram numa época em que não havia Master em Portugal e não houve critério quanto á validade do pormenor mais importante que é a localização do espaço, encerrando Leiria, Moscavide e Viana do Castelo, tivemos um final de 2019 em que fomos compensados com a abertura de Fátima, Peniche, Gaia Shopping e Espinho, bem como a deslocação para melhores localizações de Coimbra e Póvoa de Varzim. Para 2020 temos já agendadas para o 1º trimestre a abertura de Maia e Torres Novas, bem como outras localizações em negociação.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?


Não sentimos claramente uma influência forte da conjuntura económica, os candidatos ou empreendedores continuam a aparecer e de uma forma sustentável, todos os meses temos estado a trabalhar na abertura de uma loja nova.


- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?


Sem dúvida a originalidade dos nossos produtos, a procura do mercado por um produto novo e que estavam habituados a encontrar somente no estrangeiro e a especialização cada vez maior naquilo que são as expectativas dos nossos clientes. A marca tem evoluído tecnologicamente e tem estado a crescer em todas as áreas. Não é fácil encontrar lojas com o nosso formato actual.


- Que investimento requer a vossa marca?


O investimento de 7.000€ iniciais são o custo fixo para iniciar a relação com a marca. No entanto tudo tem a ver com a dimensão do espaço da loja. Com o mobiliário, stock inicial, o já mencionado investimento inicial, sistema informático e tudo o que será necessário para o inicio de funcionamento de uma empresa e desde que a loja não necessite de muitas obras, não contando se a mesma se encontra num centro comercial ou que tenha uma renda elevada e vários funcionários, digamos que 25.000€ serão suficientes para arrancar com o projeto.


- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?



Neste momento tem sido situações de autoemprego o perfil do franchisado tipo, no entanto já começam a aparecer e a iniciar o processo investidores já detentores de outras empresas ou franchising. A marca está atrativa a todo o tipo de potenciais franchisados de perfil diverso.


- O que oferece a sua marca ao franchisado?


Alem de todo o know-how no negócio em Portugal e nas restantes mais de 150 lojas em vários países, a proximidade do Master junto dos franchisados, um apoio de 24h ao negócio, um sistema intranet que proporciona ao franchisado uma eficaz gestão do seu stock, além da criatividade dos nossos designers na criação de desenhos exclusivos e atrativos para o mercado. Temos também acordos com marcas de renome de forma a poder dotar as lojas de produtos complementares aos da Friking que se adaptem ao mercado onde estão inseridos.


- Que elementos diferenciam a V/Marca do restantes franchising do sector?


Não existindo um modelo de franchising idêntico, no sector é mesmo a forma diferente como as nossas lojas se posicionam no mercado quer ao nível do aspeto geral, layout e produtos comercializados numa abrangência diríamos global a clientes de todos os géneros e idades.


- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?


A situação do mercado está em franco crescimento, nota-se um aumento do volume de negócios por um lado, mas também o aparecimento de mais concorrência em nichos de mercado que lidamos de forma saudável com a inovação do nosso negócio.


- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?


O investimento em publicidade é um fator importante em qualquer área de negócio, desde que a mesma seja precisa quanto ao publico alvo, consciente quanto aos riscos e custos, paciente quanto ao retorno, Será sempre uma via importante e complementar e que de região para região e de loja para loja deverá ser personalizada e adaptada a cada realidade.

Entrevistado pela www.bestfranchising.pt


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