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Entrevista ao Diretor Geral da Sushimore:
1)Quando e como nasceu a SUSHIMORE?
A Sushimore é propriedade da empresa Gadea Group que comprou a marca no inicio de 2018 aos seus anteriores proprietários e fundadores (os criadores da da marca de beleza No+Vello) que a tinham lançado no mercado em 2012.


Gadea Group com uma nova equipa faz resurgir a Sushimore pelo que podemos afirmar que é a partir deste momento que a marca nasce de novo.

Gadea Group é um grupo empresarial diversificado mas com uma grande experiência na restauração e para além da Sushimore desenvolve outros conceitos de Restauração como The cupcakery café ou Casual and Fresh. A entrada da Sushimore ao nosso Grupo (2018 e parte de 2019) faz com que se reconfigure toda a cadeia de produção assim como o funcionamento, com o objetivo de optimizar os processos internos el objetivo de optimizar sus procesos internos.

Fortalecemos assim as suas bases com uma estratégia cuidando ao máximo a origem do produto assim como a boa política de Atenção ao Franchisado.
Em paralelo desenvolvemos linhas de negócio inovadoras, aumentámos o delivery e focamo-nos no posicionamento on-line dos nossos restaurantes.

Em setembro de 2019 com tudo pronto decidimos reativar de novo o crescimento do Franchising. Contamos agora com 18 pontos de venta em Espanha.

2)Pode-nos definir o seu conceito de negócio?
Na sushimore democratizamos o sushi o que supõe oferecer um sushi para todos, graças a uma combinação entre boa qualidade e preço muito atrativo. Desta forma o consumidor local será um consumidor assiduo onde se abra uma sushimore.

Se ao que indicamos antes juntarmos, um baixo investimento para o Franchisado, o facto de que as cozinhas não precisam de saída de fumos, e uma grande margen no produto, temos um conceito de negócio de rápida recuperação do investimento, grande rentabilidade e de grande volumen. Uma combinação difícil de encontrar no mundo dos negocios e que a nossa empresa se encarrega de maximizar identificando as melhores localizações e aplicando uma estratégia de marketing on-line muito eficiente. O mercado faz o resto, com um consumidor conhecedor de sushi e ao que fidelizamos com facilidade quando conhece e prova pela primeira vez os nossos productos. Relembramos que hoje em dia, o sushi é o segundo produto mais solicitado no Delivery.

3)Quais foram as dificuldades que encontraram?

Depois da compra do grupo tivemos que configurar praticamente todos os processos internos activando um alinha de colaboração muito ativa com os Franchisadores existentes.
Considerar esta situação como uma dificuldade não me parece que seja o caso, tivémos que reativar e adaptar os processos, voltar a desenhar a estrutura consoante as novas tendências de marcado de comida ao domicilio.

4)Porque é que escolheram expandir o negócio no modelo de franchising?

O entusiasmo de um Franchisado nunca poderá ser igual ao de um empregado.
O nosso formato de negócio não se reduz apenas a um ponto de venda. O franchisado desenvolve com terceiros uma grande quantidade de acordos para a venda de sushi em hoteis, restaurantes, organizadores de eventos, clubes, corners dentro de outros estabelecimentos, etc,

O Sushi é um produto muito diferente, exótico e que é oferecido em muitos lados. Isto permite que o franchisado possa aumentar considerávelmente as suas vendas se desenvolver uma atividade comercial com terceiros para ofrecer aos seus clientes. Todos ganhamos com o sushi.

5)Que problemas encontrou quando franchisou o seu negócio?
Franchisar supõe reproduzir um modelo de negócio de sucesso mas há algo que não é fácil de reproduzir, as pessoas.
Como em todos os negócios o capital humano é fundamental e encontrar o perfil de franchisado ideal que seja empreendedor e que tenha boa visão do negócio é talvés o mais difícil.

6)O que vos distingue no vosso sector relativamente à concorrência?
Somos muito innovadores dentro do grupo e sabemos que há que cuidar ao máximo dos nossos franchisados. Na minha opinião a diferença fundamental, para além do próprio desenho do modelo, é o nosso relacionamento com o nosso franchisado para apoia-lo aquando da abertura do negócio e posterior procura de um outro negócio, como comentado anteriormente.
Queremos um crescimento orgánico, quer dizer, que cada franchisado tenha vários estabelecimentos e seja um empresário de referência no mundo do sushi na sua localidade.

7)Qual é a situação atual do sector?
Nas atuais circunstancias o Delivery é fundamental e, no caso do sector do Sushi, é diferencial. Supõe ser muito exigente com as equipas na questão de elaboração e entrega e, ao mesmo tempo, que a central desenvolva uma política de comunicação nos meios on line muito eficaz e fiel.

Há muito mercado por desenvolver, existem relativamente poucos operadores realmente implantados e com uma rede nacional, pelo que acreditamos que a nossa fórmula aberta ao desenvolvimento de negócios é a chave para que os nossos franchisados possam crescer rápidamente nas suas respectivas localidades.

8)Qual é o perfil de franchisado que procura a SUSHIMORE?
Sushimore é o negócio ideal para investidores e pessoas que procurem um auto-emprego.
É um negócio fácil no caso dos investidores porque podem gerir uma unidade de negócio sem que isto les ocupe muito tempo pelo facto de não ter demasiado pessoal pois no ponto de venda pode ter apenas 1 pessoa. Ao mesmo tempo permite-lhes aproveitar os seus contactos para gerar um novo negócio externo ao seu ponto de venda em hoteis, restaurantes, eventos, etc.
No caso de auto-emprego não é necessária uma experiência prévia no sector da restauração, nós realizamos a formação e damos apoio no inicio do negócio para que se consolide a formação. No fim do tempo o conhecimento do produto faz com que de forma indireta explorem o mesmo pelas vías que mencionamos anteriormente aproximando-se de outros negócios e oferecendo-o como complemento. É um caminho natural em direção ao mundo dos negócios e acabam por ser empresários que procuram oportunidades para o seu produto.


9)Qual o investimento necessário que deverá dispor o franchisado?

Existem 2 modelos, o primeiro é um restaurante independente com cerca de 45m2, cujo investimento ronda os 40.000 euros mais obra civil, o segundo é um modelo corner para incorporar em negócios de restauração que já existem e que queiram aproveitar a sua atual clientela e atrair novos clientes e neste caso seria um investimento de cerca de 15.000 euros mais obra civil, dependendo da dimensão do espaço a desenhar.

10)O que oferece a SUSHIMORE ao empreendedor?

Una equipa humana implicada no sucesso do seu negócio. Terá apoio na abertura do negócio, formação inicial e contínua, marketing adaptado ao seu mercado local, mas se não houver uma equipa implicada por vezes não se consegue tirar o máximo partido do modelo proposto.

11)Como vê o futuro?

Todo está a mudar, as circunstancias atuais estão a provocar mudanças no consumidor e a forma de consumir na restauração evoluiu. Creio que o nosso caso é positivo, durante 2019 redefinimos os processos e apostámos em força no delivery com a implementação de ferramentas para o Franchisado, neste sentido.



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