Inovação no sector da restauração marcam o regresso à nova realidade
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Os serviços de Delivery, Take Away e “ Grab and Go” são as fórmulas de sucesso em que o sector aposta para ir mais longe nos dias de hoje.
O sector da restauração está actualmente a implementar novas formas de negócio para ultrapassar as perdas na facturação e toda a situação gerada pelo Covid-19. Depois de meses de incertezas e de um futuro de grande desafios pela frente, reinventar a maneira como é garantido o serviço ao cliente e a qualidade dos produtos foi a opção mais adequada de muitos estabelecimentos e dos seus empreendedores. A solução passa por impulsionar os serviços de delivery, juntamente com o serviço de take away e ainda o desconhecido serviço “Grab and Go”, estado todos eles alinhados com os novos hábitos de consumo dos clientes.
Uma vez que a “nova normalidade” ainda levanta muitas questões, a maior parte dos estabelecimentos no sector da restauração optaram por funcionar com serviços de Take Away ou para consumo no exterior, na rua ou em casa, em vez de terem o tradicional serviço de mesa.
Existem produtos gastronómicos, como por exemplo o Sushi, que se adaptam muito bem aos mais recentes modelos de distribuição, como é o caso das entregas ao domicilio. Roger Antelo, CEO da Sushimore, considera que esta fácil adaptação “deve-se aos mais diversos factores, sejam eles factores físicos, já que o Sushi é um alimento que mantém as suas propriedades ao longo do tempo, sejam os factores económicos para ambos os lados, tanto para o consumidor que gasta em média 12€ por refeição por pessoa, como para a empresa,
que mantém margens atractivas depois de deduzidos os gastos do serviço delivery”.
A marca de franchising Sushimore abriu vários espaços em toda a região espanhola, mesmo com os estados de emergência decretados pelo Governo de Espanha e a quarentena obrigatória. A marca considera que esta forma de negócio é bastante atrativa para novos franchisados e empreendedores uma vez que “demonstra ser uma fórmula sólida e rentável”.
Este sucesso é apoiado pelo serviço de entregas ao domicilio como a Just Eat, Glovo, Deliveroo e a Uber Eats, plataformas que já ganham a confiança do consumidor.
O serviço take away, por outro lado, é uma opção que tem vindo a conquistar diariamente mais adeptos. Cozinhar à “porta fechada” de forma a preparar a refeição e os pedidos para o cliente escolher é uma alternativa muito bem recebida pelo sindicato do sector e pelos consumidores. Primeiramente permite aos donos dos estabelecimentos reanimar o seu negócios e segundo não necessitam de renunciar ao tradicional serviço de mesa, mesmo que actualmente ainda não seja possível funcionar a 100%.
Mas o conceito que realmente envolve uma inovação na forma de consumo é o Grab and Go, que ainda tem poucos adeptos em Espanha. A expressão pode ser traduzida literalmente para “pegar e levar”, já que se refere a oferecer uma grande variedade de escolha de refeições ou menus, embalados e prontos a serem consumidos e que são expostos ao cliente nos estabelecimentos a temperaturas adequadas de forma a conservar as suas propriedades. O serviço é imediato e permite fluidez na elaboração e preparação das refeições.
No serviço Grab and Go, Antelo afirma que este serviço pode facilmente adaptar-se “a pequenos estabelecimentos em que o aluguer mensal é baixo”, como é o caso da Sushimore, e, além disso, não é necessário contratar mais funcionários uma vez que tem o serviço self-service.
Desta forma, a restauração está a antecipar esta “nova normalidade”, um pouco incerta e sem garantias de que este novo plano favorece o sector dos seus negócios. No entanto, tudo aponta para que os estabelecimentos que favoreçam as medidas de distanciamento e onde prevaleça o serviço de entrega e take away, sejam os mais seguros para a população nos próximos meses.
Mais informações: expansionportugal@sushimore.com
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