Entrevista ao Diretor da BodyConcept, Sra. Carla Nunes
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- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?
Para 2020, estamos empenhados em consolidar a nossa liderança de mercado e voltar a bater recordes, tanto de crescimento em volume médio de vendas das clínicas dos nossos franchisados, bem como no aumento do número de clínicas em todos o território nacional. Em 2020 pretendemos abrir 10 novas unidades, representando 20% de crescimento face ao ano anterior.
- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?
Antes de passarmos à conjuntura atual, vale a pena salientar que a BodyConcept foi a única marca do setor da estética que sobreviveu à grande crise que se viveu em Portugal entre 2011 e 2015, conquistando inclusive nesse momento, a liderança de mercado e que ainda hoje mantém (há quase uma década).
A atual conjuntura é uma fase que vai passar e após esta fase, mais uma vez, os clientes vão querer cuidar de si e preparar-se para as férias do Verão. Além disso, terão feito poupanças durante o período de Confinamento, pois não foram almoçar fora, não foram de férias da Páscoa e isso dar-lhes-á maior capacidade e conforto económico para depois poderem regressar às clínicas BodyConcept cuidar de si física e psicologicamente.
- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?
A chave do nosso sucesso é só uma: trabalho árduo lado a lado com os nossos franqueados. Nós somos uma equipa e sempre, em todos os momentos, estivemos juntos, fortes e em constante aprendizagem conjunta.
- Que investimento requer a vossa marca?
Temos várias soluções de investimento para os empreendedores, que vão desde os 56.700€ aos 89.200€.
- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?
Não procuramos nenhum perfil específico, o único requisito que pretendemos dos nossos franchisados é o gosto pela àrea da estética e o gosto pelo trabalho em equipa e orientado por objetivos, oferecendo soluções de saúde e bem-estar aos clientes. No fundo, o requisito essencial é gostar de pessoas.
- O que oferece a sua marca ao franchisado?
Aquilo que temos para oferecer aos nossos franchisados é:
1. Um conceito inovador, único e exclusivo (patenteado), o Ginásio da Estética que permite ao cliente cuidar de si a partir 55€/mês.
2. Apoio contínuo e constante a todos os franqueados desde o primeiro dia.
3. Rápido retorno do investimento e margem acima de outras áreas de negócio.
4. Fazer parte da marca líder de mercado do segmento da estética e da única que superou a crise em Portugal.
5. Central de marketing com produção de materiais para todos os meios de forma concertada e centralizada;
6. Equipamentos de alta e inovadora tecnologia;
7. Produtos de marca própria e exclusiva com margens muito interessantes;
8. Intranet de comunicação direta ao franchisado com todos os materiais e manuais disponíveis online 24 horas por dia a partir de qualquer local;
9. Acompanhamento e apoio na procura e seleção da loja, no desenho do layout da loja e acompanhamento da realização da obra;
10. Centro de formação técnica, operacional e comercial com profissionais certificados.
11. Exclusividade de zona.
- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?
A BodyConcept é uma solução diferenciadora porque:
1. Tem um conceito único e exclusivo (patenteado), o Ginásio da Estética que permite ao cliente cuidar de si a partir 55€/mês.
2. Dá apoio contínuo e constante a todos os franqueados desde o primeiro dia.
3. O investidor poderá ter o retorno do investimento entre 18 a 24 meses.
4. É a marca líder de mercado e a única que superou a crise em Portugal.
5. Disponibiliza aos seus clientes a maior oferta de tratamentos e serviços, oferecendo mais de 70 tratamentos num único espaço.
6. Oferece tratamentos faciais e corporais para todos os objetivos e para todas as classes económicas.
7. Tem disponíveis vários níveis de investimento, permitindo ao investidor iniciar com um investimento mais baixo e depois ir evoluindo com upgrades ao longo do funcionamento da clínica.
- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?
Atualmente, consideramos que não existem outros Franchisadores no segmento da estética. Efetivamente existem outras marcas de beleza e estética no mercado, mas não atuam em esquema de franchising.
- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade? Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?
Considero que todos os investimentos em publicidade, quando bem definidos e estruturados, são um dos principais meios de captação de clientes em qualquer negócio. E nesta área os franchisados BodyConcept efetivamente têm uma grande mais-valia, face à abertura de qualquer negócio independente, pois têm uma estrutura à sua retaguarda (o Franchisador) a pensar, a definir e implementar estratégias por eles e para o negócio deles.
Todos os franchisados da BodyConcept têm as suas próprias redes de facebook e instagram. Podem desenvolver ações de acordo com as atividades locais da região onde se inserem e também partilhar e implementar todos os materiais, estratégias e atividades que o Franchisador desenvolve, evitando assim custos com agências de publicidade e/ou marketing. A nossa marca trabalha com e para todos os meios, desde Rádio, TV, Jornais, revistas, meios digitais (facebook, instagram e linkedin), embaixadoras, influencers, clientes VIP, ações concertadas a nível nacional com entrega de brindes aos consumidores e/ou outros. Entendemos que é sem dúvida, uma via importante e complementar ao sucesso de qualquer empresa e/ou negócio.
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