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Entrevista a Patrícia Santos, CEO da ZOME
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2020?
Continuamos a inovar no mercado imobiliário e a desenvolver ferramentas únicas que permitem aos clientes uma experiência imobiliária diferenciada para melhor.


Lançámos recentemente o Zome Go!, uma ferramenta digital que permite acelerar o processo de venda de imóveis, determinando o seu valor real de mercado com recurso a tecnologia de big data e inteligência artificial, e agregando na plataforma tecnológica Zome App toda a informação, de modo a agilizar as restantes fases do processo. Ao fazer GO!, as características do imóvel são colocadas automaticamente numa das maiores bases de dados imobiliários de Portugal, cruzando informação com mais de 2,5 milhões de imóveis registados, que estão ou estiveram recentemente no mercado e integram o histórico anterior de vendas. É com este e vários outros serviços únicos e inovadores, que contamos continuaremos a crescer e a ajudar os nossos clientes.

- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?

A conjuntura de incerteza que vivemos a nível global impactou, obviamente, o negócio e retardou a nossa expansão internacional, mas a nível interno não podemos falar de um impacto nem no desenvolvimento da Zome, nem em termos de abertura de novos hubs. Pelo contrário. Entre o início da pandemia e o final deste ano, teremos 8 novos hubs abertos, dentro daquilo que tínhamos previsto para 2020, o que significa que conseguimos resistir neste contexto complicado. Por outro lado, a nível de desenvolvimento das nossas ferramentas próprias estivemos mais ativos do que nunca, com o lançamento de uma série de serviços inovadores e exclusivos. Um deles foi o Zome Now, um serviço inovador de compra e reserva online de imóveis, com processos simples e rápidos, que teve impacto imediato no mercado (nos primeiros três meses de funcionamento, o Zome Now permitiu fechar acordos totalmente online, num valor superior a 15 milhões de euros).


- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?

É o bem-estar das nossas pessoas, em primeiro lugar. Num ambiente criativo e dinâmico que estimula a partilha e a cooperação, construímos uma base muito sólida para o desenvolvimento pessoal de quem trabalha na Zome. É este ADN de cuidado permanente com as nossas pessoas que está na origem do reconhecimento público da Zome como o melhor lugar para trabalhar no setor imobiliário. A aposta constante na formação dos nossos recursos humanos em articulação com as ferramentas tecnológicas que desenvolvemos e lhes disponibilizamos, tornam o trabalho mais simples, fácil e eficaz. E, logo, o serviço prestado ao cliente reflete essa realidade, fazendo com que nos destaquemos no mercado imobiliário.


- Que investimento requer a vossa marca?

Requer um investimento inicial mínimo de 100.000€, mais obras e decoração do hub, com uma entrada inicial (setup) de 10.000€, a ser liquidado na assinatura de contrato; uma infraestrutura mínima que incluii uma loja com 250 m2, com luz directa em mais de 50% do espaço e com uma área destinada a formação, com um mínimo de 40m2; e, por fim, uma strutura de recursos humanos mínima de 3 pessoas a full-time no arranque (Hub Director, Business Coach, Finance and Administration Manager);

- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?

Alguém que partilhe os nossos valores: com muita energia e que goste de partilhar e aprender, mas também quem pretenda dignificar o setor do imobiliário, atuando com ética e privilegiando uma lógica de trabalho assente na felicidade, na simplicidade de processos e na constante evolução. Na Zome há uma grande procura por parte de candidatos a franchisados, com tendência crescente, pelo que é feito um processo de seleção rigoroso.

- O que oferece a sua marca ao franchisado?

Ajudamos no desenvolvimento de modelos de negócio, damos acompanhamento no desenvolvimento e implementação em todas as fases do negócio, apoiamos a implementação dos processos de formação do Staff, fazemos consultoria de Negócio, desenvolvimemos e entregamos ferramentas de Marketing & Comunicação, fornecemos tecnologia desenvolvida in-house para apoiar todas as fases do negócio e simplificar e otimizar processos. Além disso disponibilizamos relatórios de gestão do negócio, apps, sites, CRM e outras ferramentas de Marketing que facilitam a gestão de contas correntes, a gestão de processos de venda e a gestão de utilizadores; ferramentas de monitorização do negócio e accountability; formação de base neurocientífica certificada e entregue por formadores certificados, formação teórica e prática para todas as fases da vida do Consultor e formações especializadas por área de negócio, formações de liderança e criação de equipas e staff dos Consultores e sessões de partilha de experiências entre consultores. Ao nível do marketing e da comunicação, oferecemos a consultoria de Marketing & Comunicação, o desenvolvimento gráfico de materiais e peças de apoio à comunicação de consultores e hub, a criação e gestão de conteúdos online das redes sociais da Zome Internacional, acriação e gestão de conteúdos para a revista digital Zome Notes e a criação de conteúdos para posicionamento de marca através de relações públicas e media relations. Por fim, a nível de acompanhamento operacional dinamizamos um New HUB Course, fazemos um plano de Integração 120 dias e damos coaching Personalizado (semanal) na fase de arranque do HUB, com reuniões de a companhamento e consultoria de Negócio Contínua.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

Hubs inovadores, tecnológicos, amigos dos nossos colaboradores, em que os Consultores desenvolvem equipas imobiliárias com o apoio da empresa no desenvolvimento da equipa e em todas as áreas satélites da sua atividade, tais como: formação, recrutamento, tecnologia, legal, processual, fiscal, marketing, coaching, etc.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

O mercado de franchising no setor está saudável, principalmente devido ao contexto atual, onde a segurança percebida pela integração numa empresa sólida, com metodologias de sucesso comprovado e uma comunicação forte são um grande atrativo para potenciais investidores.



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