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Entrevista ao Sr. Jorge Couto diretor de Franchising da marca Prime Clean em Portugal
1- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?
Durante o ano de 2020 todo o foco da marca foi o apoio aos franchisados da rede e na adaptação de cada uma das representações face a esta nova realidade provocada pela pandemia


Suspendemos a entrada de novos franchisados na rede desde abril de 2020, onde tínhamos como objetivo permitir a sua reabertura no início de 2021. No entanto, com o decretar do novo estado de emergência em janeiro, mantivemos suspensa a abertura de novas unidades franchisadas. Contamos, quando finalizar o atual estado de emergência, reforçar a nossa posição com novos franchisados no distrito de Setubal, Lisboa e Faro e, daí por diante, a Prime Clean® terá como objetivo a entrada de novos franchisados para as zonas do interior do país e apostará também no reforço dos franchisados no distrito de Lisboa onde atualmente existe muita procura pelos serviços de limpeza e desinfeção da marca.

2- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A Prime Clean® de uma forma geral manteve, desde a sua abertura em 2012, uma procura crescente pelos serviços de limpeza prestados pela rede. Com a situação pandémica que se viveu durante o primeiro estado de emergência, verificámos que, alguns dos nossos franchisados, sofreram quebras de faturação que chegaram a ser na ordem dos 50%. Para os franchisados da rede foram momentos difíceis e de incerteza. Mas, numa tentativa de aliviar o esforço de cada franchisado, decidimos aplicar moratórias que, sendo negociadas com cada franchisado permitiram aos mesmos, uma interrupção total ou parcial do pagamento de royalties. Desenvolvemos para a rede todos os procedimentos para a desinfeção de espaços com risco biológico e reforçámos os procedimentos de desinfeção e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI`s) por parte de todos os funcionários em todos os serviços. Neste âmbito, verificámos uma resposta positiva por parte dos nossos franchisados, dos nossos colaboradores e também dos nossos clientes que rapidamente retomaram os serviços.

Verificámos também que algumas empresas de limpezas concorrentes, por terem interrompido os seus serviços ou cessado a sua atividade deixaram pendentes vários clientes, desde os residenciais até empresas e condomínios. Esta oportunidade criada pela pandemia levou que a Prime Clean®, em algumas zonas do país, registasse um crescimento superior em novos clientes, principalmente empresas e condomínios ao que fora registado no ano anterior ao da pandemia. Outra consequência positiva para a marca foi a procura crescente por serviços de limpeza profissionais, em particular os serviços com desinfeção. Verificámos, após o primeiro estado de emergência, uma procura por serviços profissionais com desinfeção por parte de clientes residenciais que até aí recorriam a empregadas de limpeza tradicionais e que, com a pandemia, passaram a ter receio de trabalhar com este tipo de solução, procurando serviços profissionais de limpezas que garantam uma qualidade e segurança nos serviços prestados.
Assim, antecedemos que esta pandemia, no setor das limpezas profissionais, irá dar lugar a um mercado mais regulado, com menor concorrência por parte de trabalhadores de economia informal ou empresas pouco profissionais, antevendo um futuro promissor para o crescimento da rede.

3 - Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

No início de 2020, mesmo antes de Portugal ter registado o primeiro caso de doença confirmada por COVID identificámos como provável impacto para a rede uma situação pandémica em Portugal durante o ano de 2020. Assim, preparamos uma série de medidas de resposta, desenvolvendo um plano de contingência e efetuámos uma reunião com todos os franchisados. Recomendámos a todos os franchisados o aumento e manutenção de stocks de EPI`s, aumento de stocks de produtos, em particular dos produtos desinfetantes utilizados pela rede, aquisição de equipamentos específicos para desinfeção, reforço de formação aos funcionários no âmbito do risco biológico e formação no procedimento de desinfeção de espaços. Quando surgiram os primeiros casos de COVID em Portugal, a rede já se encontrava preparada e a resposta foi rápida. Mesmo assim, devido a uma redução da procura por serviços, em especial durante o primeiro estado de emergência, prontamente a equilibrámos com redução dos custos dos franchisados por parte do Master que, garantindo todos os custos associados ao funcionamento da rede, aprovou medidas de apoio à rede continuando a garantir todos os custos da rede de comunicações, marketing, publicidade e o fornecimento de produtos e equipamentos. Assim, foi possível à rede Prime Clean® que já é o franchising do setor com menores custos de exploração por parte dos franchisados, uma redução considerável dos custos e ultrapassar as dificuldades nessa altura difícil, retomando em força a sua atividade em 2020 após o fim do confinamento.

4- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Como já referido a procura pelos serviços de limpeza e desinfeção da marca registaram quebras significativas unicamente durante o primeiro período de confinamento obrigatório no decurso do primeiro estado de estado de emergência decretado em Março de 2020. Após esta fase ocorreu uma retoma rápida dos serviços contratados pelos clientes regulares e um aumento inclusivamente dos serviços prestados a empresas e condomínios.

De uma forma geral o desempenho positivo da marca deveu-se a diversos fatores, sendo de referir, a natureza dos serviços prestados pela marca “serviços profissionais de limpezas e desinfeção”, o que, no decurso da presente pandemia acabam por ser mais necessários do que nunca e, pela redução significativa de custos conseguida pelas medidas adotadas pelo Master, e pelos franchisados se encontrarem preparados para a prestação de serviços de desinfeção.

Mantivemos ainda uma política de comunicação contínua de proximidade com os franchisados, ouvindo as suas dificuldades e problemas e apresentámos soluções personalizadas a cada caso. Por outro lado, promovemos uma estratégia de comunicação e informação com os clientes da rede garantindo o seu conhecimento sobre o sistema implementado como ex. rastreios aos funcionários da rede para o COVID, isolamento entre as equipas evitando possíveis situações de contágio, utilização de produtos desinfetantes profissionais certificados, gestão de equipamentos evitando a contaminação cruzada, utilização de EPI`s (máscaras, viseiras, luvas e tapa pés) entre outras medidas.

5- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Além das estratégias adotadas pela rede e da posição adotada para garantir a sustentabilidade do negócio da rede já referidas nas questões anteriores, é importante referir que o franchising Prime Clean® surgiu com a visão de ser uma rede franchisada de prestação de serviços de limpezas e desinfeção profissionais onde o franchisador e os franchisados compartilham diariamente informação, comunicando e gerindo o negócio de forma complementar.
Na rede Prime Clean® uma parte substancial do atendimento ao cliente, captação de clientes, controlo de qualidade, gestão das comunicações com as partes interessadas, apoio técnico e operacional, entre outros, é garantido pelo Master da rede, que desde sempre promoveu um serviço efetivo de apoio aos franchisados garantindo a comunicação continua e diária entre as partes.

Por outro lado, a possibilidade de apoio mútuo entre franchisados que promovemos através de reuniões e comunicação interna na rede, garantem a colmatação de quaisquer necessidades que possam existir. Com a pandemia passamos ainda a promover reuniões de orientação e de acompanhamento por videoconferência apoiando cada franchisado individualmente nas suas necessidades.

Em suma; a nossa estratégia promove a comunicação contínua com cada franchisado, perscrutando as suas necessidades específicas e estudando soluções para cada situação que ocorra individualmente. Não obstante, sempre que verificamos que poderá existir uma situação transversal a várias representações, desenvolvemos notas técnicas internas para a rede para, de forma objetiva, apresentar o problema e a nossa proposta para a sua solução.

- Que elementos diferenciam a V/Marca do restantes franchising do sector?

A marca Prime Clean® presta serviços profissionais de limpezas e desinfeção a clientes residenciais, empresas e condomínios disponibilizando assim uma maior e mais completa oferta de soluções neste setor aliada à melhor relação qualidade/preço com serviços ecológicos que utilizam técnicas próprias de limpeza e desinfeção com produtos e equipamentos certificados. Outras marcas em franchising nossas concorrentes focam-se em subsetores. Existem marcas cujo foco são: limpezas residenciais e pequenos escritórios; outras as limpezas a empresas ou comerciais. Existem ainda as que realizam unicamente serviços de limpezas técnicas como limpeza e tratamento de tapetes, sofás e estofados. Com a Prime Clean® o franchisado é prestador de serviços de limpezas e desinfeção para a globalidade das necessidades do setor. Assim, o mercado potencial é substancialmente maior permitindo um maior crescimento e um retorno superior.

Os franchisados da rede possuem ainda a exclusividade de territórios operacionais reservados, onde só é aceite um franchisado por território reduzindo-se a possibilidade de concorrência entre franchisados da rede. Todos os territórios são cuidadosamente escolhidos através de negociação entre o franchisado e o Master, sendo então analisados exaustivamente quanto ao potencial de expansão do negócio, reduzindo-se qualquer situação de uma possível abertura de uma unidade franchisada cujo potencial de lucro e crescimento seja inferior. No sistema Prime Clean® o franchisado conta com o apoio operacional, técnico, jurídico e administrativo de uma equipa com larga experiência no setor das limpezas (mais de 20 anos). Em 2021, a marca Prime Clean®, na celebração do seu 10º aniversário, disponibiliza o seu sistema de franchising com inúmeras provas dadas e um crescimento contínuo sustentado principalmente pela satisfação dos resultados obtidos pelos nossos franchisados.
Os custos de abertura e de manutenção de uma unidade franchisada são os mais baixos do setor. Dispomos de duas soluções de franchising o Microfranchising e o Franchising. Para concelhos com menos de 75.000 habitantes disponibilizamos o Microfranchising Prime Clean® cujo custo e investimento total de arranque é de somente 3500€, podendo 50% deste valor ser financiado, o que reduz o investimento inicial a 1750€. Para concelhos ou aglomerados de concelhos com mais de 75.000 habitantes dispomos do Franchising Prime Clean® com um investimento total de arranque de 5900€ podendo também ser financiado a 50%, reduzindo o investimento inicial a 2950€. Todas as opções dispõem no arranque de um período de carência de pagamento de royalties sendo faturados os primeiros royalties unicamente no quinto mês de contrato, permitindo também desta forma uma ajuda significativa no arranque, quando os novos franchisados mais necessitam de apoio.

A rede disponibiliza ainda para todos os franchisados uma central em backoffice com atendimento de chamadas e apoio ao cliente, sendo os custos com as comunicações, o marketing e a publicidade suportados pelo Master. Os franchisados Prime Clean® não necessitam de possuir um escritório ou loja aberta ao público.

Comparando estas vantagens com as apresentadas por outras marcas no mercado, a Prime Clean® posiciona-se como o franchising de menor investimento e de maior retorno garantido do setor. Possibilitamos aos franchisados da rede operar no setor das limpezas e desinfeção profissionais, um setor crescente cuja procura não foi abalada pela recente pandemia. Somos a melhor solução para quem procura um negócio à prova de recessão e com elevado potencial de crescimento. Através da nossa equipa de profissionais, garantimos e apoiamos continuamente toda a rede de forma a garantir resposta também a qualquer questão relacionada com a gestão do seu negócio.

- Quais são os atributos essênciais da potencialidade da vossa marca?

O potencial da marca resulta essencialmente da relação do potencial do mercado das limpezas e do potencial do conceito de negócio Prime Clean®. Em termos do mercado das limpezas em relação a outros mercados, o negócio nunca foi tão promissor. Atualmente vivemos uma situação de pandemia que efetivamente influenciou todos os negócios e a economia. No entanto, o setor das limpezas e desinfeção profissionais foi dos menos afetados pela sua importância na sociedade. Como já referido, a pandemia aumentou a exigência de qualidade e segurança por parte do cliente e, pela incapacidade de resposta adequada por parte das empresas tradicionais ou dos trabalhadores informais deste setor, abriram-se nichos de mercado e oportunidades de crescimento. Considerando que a Prime Clean® é o franchising de menor investimento e maior potencial de rentabilidade no setor, apresentando ainda o custo de produção de serviços mais baixo num mercado que é à prova de recessão (serviços de limpeza) e que foi pouco afetado pela pandemia, antevemos um período de grande crescimento para a marca Prime Clean®.

Por outro lado, dispomos de um negócio que poderá configurar-se como um pequeno negócio familiar em Microfranchising Prime Clean® para territórios de menores dimensões, ou como um negócio de gestão com múltiplas equipas para territórios de dimensão superior, o Franchising Prime Clean®, em ambas as opções os franchisados podem contar com:

•Equipa de apoio ao franchisado dedicada com mais de 20 anos de experiência no setor das limpezas em Portugal (apoio administrativo, jurídico, técnico e operacional);

•Negócio em franchising com 10 anos de experiência e sucesso;

•Marketing constante por parte do master não requer investimento do franchisado;

•Telecomunicações e software suportados pelo master;

•Captação de clientes por parte do master para os franchisados;

•Sistema e tecnologia de limpeza exclusiva, mais rapidez e maior eficácia;

•Menor investimento efetivo no setor para um mercado potencial superior;

•Negócio de alta rentabilidade;

•Formação inicial mais completa do setor;

•Acompanhamento e suporte contínuo.

Em suma, detemos um conceito de negócio inovador de simples implementação, testado e confirmado, de baixo custo de produção de serviços e com apoio permanente da marca na transmissão do “know how”. Para quem é perfecionista, não tem medo de trabalhar em equipa e não pretende arriscar demasiado, somos certamente a melhor solução do setor.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

O mercado de franchising neste setor da prestação de serviços de limpezas e desinfeção encontra-se algo desregulado. Existem algumas marcas que há alguns anos optaram por uma expansão pelo sistema de franchising sem que possuíssem uma estrutura e Know How suficiente para garantir a manutenção de uma rede franchisada e de todas as necessidades deste tipo de negócio. Assim, verificámos ao longo do tempo a existência de algumas marcas que tentaram este modelo de expansão sem sucesso e, outras ainda, que existem atualmente, que apresentam um modelo do negócio com custos elevados de gestão que reduzem significativamente os proveitos para os franchisados.

Por outro lado e até à atual pandemia existia no setor uma concorrência desleal por parte de muitas empresas locais e prestadores de serviços de economia informal que comercializavam serviços de limpezas a valores praticamente impossíveis. Baseados em situações menos transparentes e algumas até ilegais que colocavam uma forte pressão nos novos empreendedores que pretendiam desenvolver este tipo de atividade.

A conjugação destas situações em algumas marcas em franchising neste setor, conduziram os seus franchisados a situações de negócio cujo lucro da sua atividade era reduzido ou inexistente, com royalties e outros custos demasiado elevados. Esta situação, somada à elevada concorrência por parte de empresas locais e trabalhadores informais, promoveu no setor alguma desconfiança por parte de potenciais empreendedores.

No entanto, a Prime Clean® não sente grande concorrência no mercado de franchising. Possuímos um modelo de negócio único, de baixo investimento e de reduzido custo de exploração, altamente competitivo e de elevado retorno do investimento. É um modelo de negócio provado e comprovado. A nossa vasta experiência neste setor, aliada aos 10 anos de serviço de franchising, levam-nos a afirmar que a marca Prime Clean® é atualmente a marca com maior experiência no setor das limpezas e desinfeção em Portugal, apresentando aos franchisados um negócio de excelência.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

A Prime Clean® no ano de 2020 investiu cerca de 17% da sua receita dos royalties pagos pelos franchisados em investimentos de publicidade, maioritariamente em marketing digital e em canais online como o motor de busca Google e nas redes sociais, em particular o Facebook. O foco foi consolidar a imagem de excelência da marca como a melhor opção em atendimento personalizado e na melhor relação qualidade/preço do mercado para os serviços da rede de limpezas e desinfeção. Assim, todo o foco no investimento em publicidade no ano de 2020 da marca foi para os serviços prestados ao cliente final da marca, aumentando assim as vendas para os franchisados.

Desta forma, combatemos uma possível descida na procura dos serviços da marca em 2020 como se previa pela pandemia. Sacrificámos assim os investimentos em publicidade do nosso sistema de franchising e na comercializado da marca para novos franchisados em prol dos franchisados da rede. Esta opção, no nosso ponto de vista, foi essencial para a rede combater e superar os desafios da pandemia, permitiu-nos ainda jogar com os investimentos efetuados durante o ano, aumentando os valores investidos em marketing no Google e no Facebook durante os períodos do ano mais favoráveis, reduzindo ainda o investimento durante a fase de confinamento nos meses mais fracos atenuando em muito na rede o impacto da pandemia.
Para o ano de 2021 contamos manter esta estratégia que concluímos ter obtido excelentes resultados, tendo em consideração as últimas análises económicas e dos especialistas face ao desenvolvimento da pandemia em Portugal para 2021. No entanto, considerando a diminuição da curva de contaminados resultante das medidas impostas no atual confinamento desde 16 de Janeiro, e a melhoria expectável resultante dos efeitos do plano de vacinação, prevemos, com a chegada da Primavera, uma retoma gradual das atividades e da economia. Assim, pelo aumento do índice de desemprego e da insolvência/encerramento de empresas, ponderamos, a partir de Março, retomar em força a divulgação do nosso negócio em franchising com vista a possibilitar a entrada de novos franchisados.

A Prime Clean® possui ainda alguns territórios operacionais de elevada rentabilidade ainda disponíveis para venda, possibilitando a entrada de novos franchisados num negócio de grande sucesso e seguro para investir e que se configura uma ótima solução de autoemprego necessária para a fase que está para chegar do pós-pandemia.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Sim claro, acrescentaria mesmo que, na realidade atual, as marcas e as empresas que não acompanhem a era digital, promovendo um caminho efetivo de transformação digital com um melhor uso da tecnologia disponível para promover e melhorar o seu desempenho, não conseguirão acompanhar os desafios do mercado e a concorrência das novas empresas que já surgiram ou estão para surgir. As novas tecnologias têm, nos últimos anos, mudado a própria sociedade e os seus hábitos (consumo, internet, redes sociais, etc). Verifica-se uma interação em rede que aproximou os consumidores às marcas e organizações de maneira a permitir a participação ativa do consumidor no processo de compra com a apresentação do resultado final.

Para as marcas esta nova realidade representa uma oportunidade, mas também uma ameaça, que é necessário considerar de forma a planear um modelo operacional efetivo e adequado ao negócio. Considere a chamada geração Z que é composta por pessoas que nasceram a partir de 1994 e que cresceram com pleno acesso a múltiplos dispositivos digitais, atualmente alguns encontram-se com 17/18 anos e, dependendo do tipo de negócio, podem ser já uma percentagem significativa dos consumidores de uma marca ou empresa. Apesar de no mercado das limpezas os hábitos de consumo em Portugal terem-se mantido algo estáveis, a Prime Clean® têm apostado internamente num processo continuo de modernização e numa aposta em conciliar as novas soluções possibilitadas pelas tecnologias empoderando o eixo estratégico da marca que é comercializar serviços de limpezas e desinfeção personalizados com a melhor relação qualidade/ preço do mercado, realizados sempre com forte apoio do franchisado local e focados nas necessidades reais dos clientes.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Consideramos que sim, em particular nas redes sociais controladas diretamente pelo Master da rede. Existe, no entanto, por opção do master uma total liberdade para cada um dos franchisados Prime Clean® poderem desenvolver a sua presença nas redes sociais. Acreditamos que desta forma será possível localmente aos consumidores e restantes partes interessadas conhecer melhor cada uma das nossas representações. Esta estratégia que consideramos a mais adequada. Dá a liberdade aos franchisados em gerir os seus próprios conteúdos sem qualquer tipo de análise, poderá por vezes conduzir à partilha de conteúdos considerados adequados pelo próprio que poderão não cumprir exatamente com as diretivas do master ou as opções da rede. No entanto, ideologicamente acreditamos na liberdade de expressão e ninguém melhor que os nossos clientes diretos: os franchisados, para avaliar o nosso desempenho, trabalho e o potencial do nosso negócio.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

De uma forma geral já referimos nesta entrevista os aspetos principais da nosso estratégia, filosofia e medidas específicas face à pandemia. Mas, centrando na estratégia principal da marca em Portugal, esta será a expansão da marca para os territórios onde ainda não dispomos de representante, reforçando ainda a presença no distrito de Lisboa e nas zonas de interior onde pretendemos dar foco à nossa solução do Microfranchising Prime Clean® como a melhor solução para autoemprego de empreendedores perfecionistas com gosto pelas limpezas.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

Para a marca Prime Clean® considerando o setor de atividade e o sistema de franchising comercializado, acreditamos ser uma oportunidade única de negócio e investimento para empreendedores que pretendam gerir o seu próprio negócio ou uma solução de emprego num negócio seguro e rentável.

Assumimos que ocorrerão mudanças nos hábitos de consumo referentes à prestação de serviços de limpezas e desinfeção, com uma tendência de maior exigência nas rotinas de higienização dos espaços públicos e privados, com maior escrutínio por parte dos consumidores no que toca aos produtos e técnicas de limpeza e desinfeção utilizadas.
Acreditamos ainda na forte consciencialização por parte da sociedade da importância na manutenção da natureza através da promoção de serviços ecológicos ou verdes como os serviços de limpeza efetuadas pela marca, que recorrem maioritariamente à utilização de produtos profissionais naturais, certificados ECOLABEL e elaborados a partir de matérias primas vegetais e naturais.

No mundo pós-pandemia a importância das novas tecnologias e do comércio eletrónico será maior, fruto da habituação provocada pelas necessidades geradas durante a presente pandemia, assim para os novos empreendedores e empresários será fundamental desenvolverem a sua atividade recorrendo a soluções tecnologicamente avançadas normalmente dispendiosas e que requerem uma equipa multifuncional para a sua implementação e manutenção sendo simplesmente mais rápido, fácil e económico aptar por uma solução de negócio chave na mão como a do franchising Prime Clean®. Por último, é importante frisar a tendência para o teletrabalho e para a possibilidade de arranque de empresas e negócios sem a necessidade de lojas físicas, e este é exatamente o sistema de arranque de negócio proposto pela marca Prime Clean®. Assim, no mundo pós pandemia em Portugal para potenciais empreendedores com interesse no setor das limpezas a Prime Clean® é seguramente a melhor solução.


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