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Guida Sousa, Diretora Coordenadora Nacional da DECISÕES E SOLUÇÕES
- Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo. É tempo das marcas mostrarem o seu propósito.
Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?


Para 2021, a DECISÕES E SOLUÇÕES tem como objetivo manter o crescimento de todas as suas áreas, mantendo a sua política de expansão com a abertura de 25 novas agências e o recrutamento de cerca de 1.000 colaboradores para as funções de direção comercial, gestor de crédito, consultores imobiliários e de seguros, de forma a reforçar a sua rede.

- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A DECISÕES E SOLUÇÕES, a maior rede de Consultoria Imobiliária a atuar em Portugal, mesmo num ano atípico, manteve o seu ritmo de crescimento de uma forma sustentada em todas as suas áreas de atividade, registando um aumento de 21% em comparação com o período homólogo.

Em relação às aberturas, 2020 foi um ano igualmente forte, com a abertura ao público de 11 novas agências, no Montijo, Almeirim, Seixal, Baixa da Banheira, Braga S. Vicente, Loures Infantado, Vila Praia de Âncora, Charneca da Caparica, Faial Horta, Sacavém e Barreiro Fidalguinhos.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

O período mais difícil de 2020, foi o primeiro estado de emergência de 18 de março a 3 de maio, porque tivemos que encerrar as agências e vivemos uma fase de incerteza quanto ao futuro.

Contudo, a nossa rede antecipou-se à situação e iniciou logo no dia 12 de março a formação à distância e o acompanhamento diário da rede, através da realização de reuniões de motivação e trabalho, utilizando a plataforma zoom.

Como a DS tem 5 áreas de atividade, focou a sua atividade, nessa fase, na Intermediação de Crédito e de Mediação de Seguros. Na área imobiliária, apostou-se no marketing digital e nas visitas virtuais.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Para manter a sustentabilidade do negócio, a DECISÕES E SOLUÇÕES apostou na complementaridade do seu serviço, com Soluções 360º, na área da mediação imobiliária, Obras e Construção de Imóveis, Intermediação de Crédito e Mediação de Seguros; na formação à distância e na proximidade e acompanhamento das equipas.

De norte a sul do país, foram contactados, por telefone ou email, a maioria dos nossos clientes, disponibilizando-lhes a nossa ajuda na elaboração do pedido de adesão às moratórias, na reestruturação dos seus créditos e redução dos encargos com seguros, bem como auxílio na troca de casa.

Durante o confinamento, a aposta foi divulgar a toda a população portuguesa o nosso serviço de aconselhamento especializado e gratuito, com grande foco nas áreas da Intermediação de Crédito e da Mediação de Seguros, através da imprensa, marketing digital e realização de diretos nas redes sociais.

A partir de dia 12 de março, todas as ações de formação passaram a ser à distância. Foram realizadas 98 ações de formação, de âmbito nacional, sem contar com as ações desenvolvidas pelos coordenadores regionais para as suas equipas.

Foram mais de 1.000 horas dedicadas a formar os diretores de Agência, os diretores comerciais, os consultores imobiliários e os gestores de crédito a nível nacional. Todos tiveram as mesmas oportunidades formativas. Realizámos também: 8 Webinars com todos os parceiros de crédito e Encontros digitais denominados:

- 2 Conversas Com Crédito;

- 2 Conversas Com Casas;

- Diretos DS – 16 programas semanais (de 17 de julho a 18 novembro)

- Rúbrica “Conselhos de Poupança” na Rádio Renascença – 6 programas.

Acredito que esta aposta na formação e proximidade com as equipas, foi a grande responsável, por a DS ter o melhor ano de sempre, contrariando o que aconteceu à maioria das empresas em Portugal.

Estas decisões implicaram um crescimento de 70%, em 2020, na faturação na Intermediação do crédito e de 21% no global das 5 áreas.

- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

Como já referimos, durante o período de confinamento a marca manteve a sua atividade em todas as áreas, tendo adotando o sistema de teletrabalho e de formação e apoio à distância, o que lhe permitiu manter os níveis de motivação da rede e consequentemente os seus bons resultados.

Os resultados foram tão favoráveis que se perpetuaram até hoje e queremos que se mantenham até ao fim da pandemia Covid-19.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchisings do sector?

A DECISÕES E SOLUÇÕES é a maior rede de consultoria imobiliária a atuar em Portugal, com um serviço de aconselhamento personalizado, independente e com Soluções 360º ao nível da compra, venda e arrendamento de imóveis, bem como ao nível do crédito bancário, seguros, obras de remodelação e construção de imóveis, contando com 17 anos de experiência. Tem uma forte presença nacional, contando atualmente com uma rede de cerca de 100 agências e mais de 450.000 clientes distribuídos por todo o país.

Existem várias diferenças entre a DECISÕES E SOLUÇÕES e as outras marcas, nomeadamente:

•A complementaridade dos nossos serviços em cinco áreas de atividades altamente rentáveis.

•A forte estrutura de apoio e acompanhamento nacional - constituída por uma grande equipa de profissionais altamente qualificados cuja missão é apoiarem e acompanharem todas as agências da rede a nível nacional.

•A marca - a DS é uma empresa portuguesa de grande prestígio e reconhecida credibilidade no nosso país, sendo líder de mercado no seu segmento de negócio.

•Formação Permanente e Apoio Constante, em todas as áreas, gratuitos para toda a rede.

•Tecnologia DS - desde o mais recente CRM da área imobiliária, desenvolvido à medida, até ao programa de gestão exclusivo, as agências e respetivos consultores têm ao seu dispor as melhores ferramentas tecnológicas para desenvolverem com eficácia e profissionalismo todas as áreas de negócio da DECISÕES E SOLUÇÕES.

•Parcerias – a DS tem protocolos e uma relação privilegiada com as principais instituições bancárias, financeiras e seguradoras a atuar no nosso país. Também tem bastantes protocolos de colaboração a nível nacional com empresas idóneas e credíveis na área da construção e obras, que garantem qualidade, rapidez e eficiência a preços muito competitivos para os seus clientes.

- Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

Os atributos essenciais da DECISÕES E SOLUÇÕES são o seu conceito de negócio baseado nas Soluções 360º, em cinco áreas de atividade complementares e a missão que está na génese da sua criação.

A DECISÕES E SOLUÇÕES nasceu com uma missão muito clara: por um lado, prestar um serviço de aconselhamento financeiro e imobiliário para ajudar as famílias portuguesas a reduzirem os seus encargos mensais e a beneficiarem de melhores condições de vida, por outro lado, dinamizar um projeto empresarial gerador de muitos postos de trabalho.

Esta missão tem na sua génese acreditar que é fundamental a intervenção do tecido empresarial no desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Para a DECISÕES E SOLUÇÕES, só com uma ligação estreita entre a capacidade de prestar um serviço relevante para a comunidade, promovendo o bem-estar dos nossos clientes, e com o investimento na dinamização das oportunidades de carreira dos nossos colaboradores, contribuímos de forma ativa para este objetivo.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

Tendo em conta que a DS é uma empresa com um serviço único e diferenciador e líder no mercado em que opera, continua a ter muita procura por parte dos empreendedores.
Acreditamos que, em 2021 serão muitos aqueles que se juntarão a nós para criarem o seu próprio negócio.

- Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

A DECISÕES E SOLUÇÕES vai continuar a sua política de comunicação, com presença assídua nas redes sociais, nos portais de franchising, na televisão e imprensa.
Consideramos que o sucesso dos nossos agentes é a nossa principal publicidade, por isso, apostamos no seu reconhecimento público, através de entrevistas, testemunhos, e outros meios.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Investir em publicidade é sempre uma decisão acertada. É fundamental divulgar o nosso serviço, o potencial do nosso negócio, os nossos resultados ao mercado, pelo que este ano vamos continuar a apostar nesta vertente de comunicação.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

O século XXI já é digital. O ano de 2020 impôs muitos desafios a todas as empresas. Para as agências da DECISÕES E SOLUÇÕES houve uma mudança nas relações de serviço para se manterem em pé. A principal lição que aprendemos para 2021 é a importância da digitalização do nosso negócio.

Nunca falámos tanto em marketing digital, algumas empresas reconheceram-no tardiamente, outros já nasceram na era digital, mas sabemos bem o efeito que a digitalização provoca na rotina dos negócios, em qualquer área.

Por isso, o caminho é estar com os dois pés na era digital, apesar de nada substituir o encanto das relações pessoais.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

Na DECISÕES E SOLUÇÕES todas as agências e a marca apostam nas redes sociais, como meio de divulgação do serviço Soluções 360º e cada vez mais, como ferramenta de captação de clientes.

Todavia a alma do negócio, sobretudo o imobiliário, continua a ser o contacto direto com o cliente comprador e vendedor.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

A DECISÕES E SOLUÇÕES à semelhança dos anos anteriores tem como objetivo crescer em número de clientes, de colaboradores e em resultados.

Somos uma empresa de Pessoas para Pessoas. Razão pela qual a nossa estratégia é apostar na especialização das áreas de negócio, apostando na admissão de profissionais qualificados para todas as agências, a nível nacional.

A partir deste ano, a nossa formação passará a ser certificada pela DGERT em todas as áreas, o que é uma garantia da qualidade do nosso sistema formativo.

Estas duas ações contribuirão, certamente, para potenciar os nossos resultados.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

O mundo pós pandemia nunca mais será igual. O mundo dos negócios sofreu enormes impactos com a pandemia e, essas mudanças apenas começaram. A partir deste ano, o propósito das empresas vai mudar, o objetivo principal passará a ser servir a sociedade, e não pensar unicamente no lucro. Serão as empresas os motores da recuperação de Portugal.

A pandemia da Covid-19 veio obrigar as empresas a adaptarem os seus métodos de trabalho, a repensar estratégias e até mesmo modelos de negócio. Há setores mais afetados do que outros, mas a verdade é que a crise já se faz sentir e, por isso, há que pensar na fase de recuperação.

Acredito que a Covid-19 marcará o crescimento da Era Digital, tal como o Henry Ford marcou o início Era Industrial.

As empresas no contexto de crise deverão readaptar-se, quebrar as hierarquias e criar uma ligação estreita entre os executivos e os operacionais, partilhar conhecimento dentro da organização e criar uma cultura que aposte na inovação. A Era digital torna todos os processos muito rápidos e é imperativa a decisão rápida.

Na Era Digital, acelerada pelo cenário de pandemia, as empresas precisam de reinventar o seu modelo e passar a atrair clientes através de uma estratégia baseada em “customer network”. O comportamento dos consumidores mudou radicalmente, logo as empresas têm de criar estratégias onde os serviços são facilmente acessíveis.

Face ao contexto atual, nenhuma transformação digital séria existe sem ter em consideração uma boa estratégia de como os dados vão ser utilizados. Por isso, é fundamental ter uma estratégia de recolha e análise de informação que permita perceber de forma mais eficaz e eficiente o que se passa dentro da empresa neste momento e de que forma pode tornar-se mais competitiva em tempo de crise.

Face à mudança radical que estamos a viver, os líderes terão de colocar o cliente no centro das suas operações, ou seja, terão de redesenhar a empresa em torno da capacidade e rapidez de criar soluções que venham satisfazer necessidades reais e não em torno de departamentos funcionais, como na era industrial. Esta mudança organizacional, de departamentos para foco no cliente e produtos, é um dos maiores desafios na era digital que finalmente estamos a viver, pois obriga os líderes a reestruturarem toda a organização tendo em conta a sua cadeia de valor e a adaptar o seu modelo de negócio.



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