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Entrevista ao Diretor da Regus, Jorge Valdeira
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2019?

Em 2019 vamos abrir o nosso primeiro centro no Algarve, o que permite à rede Regus passar a cobrir todo o Continente português, com 14 unidades de Norte a Sul do país.
Estamos também a expandir dois centros Regus já existentes, em Braga e em Oeiras no Lagoas Park, ambos abertos há pouco tempo mas que tinham já procura que justificava aumentar a sua capacidade.
E vamos também abrir a primeira unidade da marca Spaces em Portugal, um outro conceito da nossa empresa.


- De que forma a conjuntura económica actual está a afectar o desenvolvimento e expansão da empresa?

A conjuntura tem hoje um papel positivo mas este negócio funciona também muito bem em contra-ciclo, uma vez que em tempo de crise os clientes dão ainda mais valor à flexibilidade dos espaços Regus. Ter um escritório equipado e pronto a usar, de elevada qualidade e beneficiando de serviços como recepção, salas de reunião, limpeza diária e telecomunicações e poder contratá-lo por períodos de tempo curtos, é uma enorme vantagem.
Contudo, o principal driver de mercado neste momento é mais de natureza estrutural: existe uma vaga de fundo em direção ao coworking e ao trabalho flexível. É uma verdadeira revolução comportamental com base tecnológica que faz com que muitas empresas que nunca pensaram em usar um espaço de trabalho partilhado, hoje em dia entendem que essa opção lhes traz grandes vantagens. E isso está a fazer crescer o mercado a um ritmo muito grande e continuado.

- Qual é a chave para o sucesso da V/Marca?

Temos 30 anos de crescimento desde que a Regus surgiu na Bélgica em 1989, e neste período construímos uma posição de liderança a nível mundial. Resulta daí um enorme conhecimento acumulado do negócio e uma escala operacional enorme - que são grandes vantagens competitivas.
Mas a nossa maior força está na genética de empreendedor. Somos uma empresa muito comercial e flexível, que está sempre a aprender em cada uma das suas unidades. A Regus é um conceito que se reinventa permanentemente, sem ideias preconcebidas e consoante as necessidades dos clientes e a tendência do mercado.

- Que investimento requer a vossa marca?

Antes de mais, este é um negócio de serviços e por isso quase não é necessário ter stocks, o que representa uma grande vantagem para o franchisado.
Assim, o investimento tem sobretudo a ver com as obras de construção e equipamento do centro. São valores sempre relevantes mas dependem muito do estado inicial do edifício e da àrea do centro. Para uma àrea de 800m2 um valor de referência serão 300 mil €.
No entanto, se o franchisado for o proprietário do edifício, tem de levar em conta que grande parte deste investimento vai valorizar o imóvel. E se o franchisado for um inquilino poderá sempre financiar parte do investimento junto do senhorio, negociando uma contribuição para fit-out.

- Qual é o perfil do franchisado que procura a V/Marca?

Idealmente alguém que tenha experiência de trabalhar com marcas e serviços, promovendo o seu crescimento e que disponha de capacidade financeira e organizacional para abrir 5 centros Regus num período de 2 a 3 anos.
Sentido de urgência, capacidade de decisão e veia comercial são também importantes, bem como rede de contactos e conhecimento do ambiente de negócios da zona.

- O que oferece a sua marca ao franchisado?

Antes de mais oferecemos todo o apoio necessário para o arranque do negócio: ajudamos a escolher e negociar o edifício, desenvolvemos todo o espaço interior ao pormenor e acompanhamos a construção. E podemos também indicar possíveis construtores. Providenciamos também as ferramentas de recrutamento e de treino da equipa que vai operar o centro.

E o nosso marketing e equipa de vendas internacional irá promover o centro, vender os seus serviços e encaminhar clientes para ele. Desde a geração de procura no online, passando pelos nossos clientes Corporate e toda a equipa comercial dos vários países.
Durante a operação, asseguramos quase todo o backoffice: fornecemos diversos sistemas informáticos e respectivo apoio, faturação, atendimento a clientes, construção de preços e gestão de reservas.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

Não tenho conhecimento de outras marcas de coworking a oferecerem soluções de franchising. Mesmo que o venham a fazer, nenhuma tem a dimensão da nossa rede a nível mundial.

Mais do que sermos líderes de mercado, temos uma rede de mais de 3000 centros Regus em 120 países. Isso dá-nos uma enorme notoridade e torna-nos a opção mais evidente para quem procura um espaço de trabalho flexível com de elevada qualidade. Se juntarmos a isso a máquina comercial e marketing entendemos como conseguimos obter mais clientes clientes e de alto valor.

Por outro lado a nosso escala permitiu criar uma estrutura eficiente de apoio operacional aos centros de todo o mundo apoiada em centros de serviço internacionais. A equipa do franchisado tem de assegurar sobretudo o serviço ao cliente, o backoffice é em grande parte assegurado em remoto.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

Temos já diversos casos de franchising a funcionar com grande sucesso pelo mundo inteiro, alguns deles já há vários anos.
Em Portugal estamos agora a começar com este projeto, é por isso um momento excelente para entrar no mundo dos espaços de trabalho flexível e coworking. É uma realidade nova e em expansão e o território ainda não está saturado, grande parte do país ainda está ainda disponível para construir centros Regus.

- Qual a sua opinião sobre os investimentos em publicidade?

Considera-os uma via importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

Em geral a publicidade é fundamental para a maioria dos negócios, embora alguns sectores de atividade beneficiem mais de certos meios do que outros.

A Regus investe muito em Marketing on-line porque o entendemos como um meio adequado tanto para divulgar o nosso conceito, como para obter novos clientes. Grande parte dos clientes procura escritórios on-line e para isso investimos fortemente na obtenção de leads neste ambiente, seja pela otimização de motores de busca, seja através de mecanismos diversos de pay-per-lead e outra visibilidade na Net.

Complementamos este investimento com Relações Públicas, publicidade exterior e um pouco de imprensa. Recentemente patrocinámos a Scallywag, uma das embarcações que disputou a Volvo Ocean Race, uma iniciativa de grande visibilidade a nivel global.


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