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Entrevista a Sérgio Serrano da TeeLegend
- Iniciamos um novo ano, inicia-se assim um novo ciclo.
É tempo das marcas mostrarem o seu propósito.
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?




A TeeLegend tem conseguido, apesar do contexto, crescer a sua operação, quer por via de aumento de lojas físicas, quer na sua presença online refletida no aumento de seguidores das nossas páginas e de vendas pelo canal online.

Em 2020 abrimos uma loja em Braga e iniciámos as obras de adaptação de um novo espaço em Guimarães, que vamos abrir agora no início de 2021.
E pretendemos em 2021 manter o investimento na nossa marca e na abertura de novos espaços onde todos os fãs de cinema, televisão, banda desenhada, etc., possam refugiar-se e perder-se num ambiente criado a pensar neles.

Estamos a avaliar potenciais localizações para abertura de novas lojas e acreditamos que a identificação de parceiros em franchising é uma excelente forma de aumentar a nossa presença no mercado português, com vantagens evidentes para a marca, mas também para o franchisado.

Paralelamente continuaremos a consolidar a nossa presença digital, com reforço da nossa comunicação online por via das nossas páginas.

- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A situação pandémica levou a um aumento do consumo de conteúdos nas diversas plataformas que hoje temos ao nosso dispor. Há estudos que apontam para mais 350 mil portugueses a consumir conteúdos televisivos, face a 2019, e um crescimento de 196 mil consumidores nos conteúdos pagos, como plataformas de streaming (Netflix, HBO).
Isto representa um aumento dos nossos potenciais clientes, mais identificados com a temática da nossa marca.

Assim, e apesar de termos tido impactos sérios nos períodos de confinamento geral, nos restantes períodos tivemos uma melhoria nos nossos resultados face ao ano anterior, o que nos permitiu, ainda que com alguns ajustamentos, manter o essencial da nossa estratégia de desenvolvimento e expansão da marca, refletida na abertura de novas lojas.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

Efetivamente 2020 foi muito desafiante e ao longo do ano fomos deparando-nos com várias dificuldades, mas de todas essas dificuldades, destacaria três.

Primeiro, numa fase inicial o confinamento geral e a necessidade de adaptar a nossa forma de funcionamento às novas regras aquando da reabertura do comércio. Nesta fase, a estratégia passou essencialmente por criar todas as condições para que os nossos clientes se sentissem confortáveis dentro das nossas lojas e foi dada formação a toda a equipa sobre as novas regras.

Outra dificuldade com impacto significativo na nossa atividade foi o atraso na satisfação das nossas encomendas por parte dos fornecedores. Neste caso, a estratégia passou por antecipar as compras de produtos face ao nosso plano de vendas e em alguns casos adquirir em mais do que um fornecedor o mesmo produto.

Por último, mais no final do ano a incerteza quanto às regras de funcionamento e as restrições por concelho com alterações de horários frequentes, originando muitas das vezes filas à porta das nossas lojas. Para minimizar estes impactos, alterámos horários e comunicámos constantemente pelas nossas páginas essas mesmas alterações, assim como reforçámos a equipa para poder atender mais rapidamente os nossos clientes.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Apesar de como já referido anteriormente a empresa ter crescido em 2020, o contexto de incerteza que ainda todos vivemos, levou-nos a rever todos os investimentos que não estejam diretamente relacionados com o aumento do negócio. Um exemplo prático, foi não termos avançando com a renovação do parque informático da empresa.

Este tipo de decisões permitiu-nos manter os investimentos associados ao crescimento do negócio, como a abertura de novas lojas, e paralelamente permite garantir a sustentabilidade do negócio em eventuais situações de novos confinamentos mais gerais.

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchising do sector?

Em primeiro lugar destacaria o crescimento que temos tido e mantivemos em 2020, apesar do contexto de pandemia que vivemos, ao contrário de outras marcas do setor.

Esse crescimento tem sido possível, na nossa perspetiva, porque a Teelegend é uma marca distintiva dos restantes franchisings, pela temática e produtos que disponibilizamos, e pelo conceito de loja que temos em que todos os detalhes contam para criar um ambiente único para os fãs de cinema, televisão e banda desenhada.

Apostamos também em ter a maior variedade de designs, na qualidade dos nossos produtos e no atendimento diferenciado que promovemos, com equipas constituídas por verdadeiros experts na temática.



- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Vamos continuar a apostar na comunicação online nas nossas páginas e ações específicas de ativação da marca nos locais onde temos lojas físicas.

Temos feito publicidade online e pretendemos reforçar em 2021, considerando os resultados positivos que tivemos em 2020.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

A pandemia veio acelerar a digitalização dos consumidores e consequentemente as empresas têm que acompanhar essa digitalização, sobre pena de deixarem de ser relevantes na sua área de negócio.

Comunicar online, permitir que os clientes tenham acesso aos produtos da empresa online e interagir com o seu publico alvo nas redes sociais é hoje essencial para consolidar e passar os valores da marca.


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