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Entrevista à Diretora Coordenadora Nacional da DS CRÉDITO: Marta Almeida
- Quais são os planos futuros e de desenvolvimento para a V/Marca no ano de 2021?
Iniciámos o ano de 2021 com cerca de 70 agências. O nosso objetivo é chegar às 100 lojas até 31 de dezembro. Ao abrir mais agências, conseguimos aumentar as nossas equipas e assim, o nosso serviço chegará a mais pessoas.


- De que forma a situação pandémica que se vive atualmente afetou o desenvolvimento e expansão da empresa?

A situação pandémica fez com que adaptássemos o nosso modelo de expansão às novas realidades tecnológicas. Reforçámos as iniciativas para ter mais pessoas interessadas em conhecer o nosso projeto, continuamos a falar com imensas pessoas de norte a sul do país e a verdade é que num ano diferente a DS CRÉDITO assinou 22 novos contratos de Agência e anunciámos a abertura de 18 novas lojas ao mercado.

- Num ano tão atípico como 2020 quais foram as principais dificuldades que a vossa marca encontrou e quais foram as Estratégias adotadas?

O primeiro confinamento aconteceu muito rapidamente, o país e o mundo não estavam a contar com mudanças tão drásticas e tão repentinas. Talvez esse tenha sido o grande desafio, mas ainda assim, soubemos minimizar os danos e acima de tudo conseguimos criar ainda mais proximidade com a rede de agências, através dos recursos digitais. Aproveitámos para reforçar ações de formação, tornámos as reuniões de balanço mais frequentes e apoio aos nossos parceiros de negócio, e apesar da distância física, permitimo-nos estar muito mais próximos. Sem dúvida que o recurso aos canais digitais revelaram ser uma alternativa fundamental para o desenvolvimento da nossa atividade e consequentemente permitir continuar a fazer crescer o negócio e a rede.

- Qual foi a posição adotada para manter a sustentabilidade do seu negócio?

Sendo a Intermediação de Crédito uma atividade fundamental, e hoje gratuita, no dia a dia da população, a nossa preocupação foi dotar de novas estratégias e orientações as equipas da DS CRÉDITO, para que atendendo à situação que se vive no país pudéssemos estar próximos das famílias, para as ajudar e orientar.

Foi o que fizemos e onde estivemos. Ajudámos muitas mais famílias, crescemos em volume de crédito aconselhado, crescemos em número de colaboradores, em número de lojas, e em faturação tivemos um crescimento de 198%.



- Qual foi o apoio dado para auxiliar a coletividade da vossa rede de franchisados e de que forma pretendem fazê-lo durante o presente ano?

O apoio à nossa rede é uma realidade constante. Os resultados “do todo” são o somatório do sucesso de cada equipa e, nesse sentido, entendemos ser fundamental continuar a acompanhar, orientar e disponibilizar apoio permanente.

Algumas vantagens em fazer parte da nossa rede:

–A estrutura central da DS CRÉDITO é constituída por profissionais qualificados cuja missão é acompanhar diariamente todas as agências

– Estrutura de Coordenação Nacional e Regional

– Departamento de Comunicação e Marketing

– Departamento Informático

– Departamento Jurídico

– Departamento de Gestão de Material

– Formação inicial e contínua e ajustada a novas realidades

– Acompanhamento do desempenho orientado por métricas

- Que elementos diferenciam a V/Marca dos restantes franchisings do sector?

Sem dúvida a humanização! A componente emocional que passa de pessoas para pessoas.
Não pretendemos massificar o nosso serviço, mas sim continuar a fazer com que cada cliente seja especial e, portanto, possa ter apoio desde a primeira reunião até à finalização de todo o processo. Connosco o cliente sente-se em casa, dirige-se às nossas lojas com muita frequência para esclarecimento de qualquer dúvida e tem sempre um Gestor de Crédito ao seu dispor. É nosso dever o de informar convenientemente os nossos clientes, portanto entendemos que ter uma rede de agências disponíveis por todo o país é uma mais valia para um responsável desenvolvimento da nossa atividade, uma vez que, desta forma, construímos uma relação de grande proximidade e confiança com todos os nossos clientes. Cliente satisfeito vai, com toda a certeza, referenciar outros clientes e essa é a maior publicidade que se pode ter. Por outro lado, o cliente encontra na DS CRÉDITO algo que se tem vindo a perder no sector da banca, a verdadeira proximidade.

- Quais são os atributos essências da potencialidade da vossa marca?

Sem dúvida que temos duas grandes missões. Por um lado, com o nosso serviço, aconselhamos e apresentamos aos clientes, de forma personalizada as melhores e mais vantajosas soluções de financiamento, bem como as mais baixas prestações mensais para os seus créditos, que lhes permitam pagar o mínimo possível, obtendo assim a máxima poupança mensal, de uma forma rápida, eficaz e sempre ajustada às reais necessidades de cada família. Este serviço é gratuito.

Por outro lado, pretendemos dar oportunidade a muitas pessoas de se juntarem a este projeto.
Pessoas que se identifiquem com o projeto, que entendam a nossa missão e, que connosco levem a possibilidade de poupança às famílias. Este é um projeto que conta já com cerca de 70 agências e 400 colaboradores, que diariamente prestam um serviço altamente qualificado, na medida em que somos uma marca especializada na área da Intermediação de Crédito e uma referência nacional.

- Qual a situação do mercado de franchising deste sector?

Rececionamos diariamente pedidos de informação de pessoas que repensam, hoje, a sua área de negócio, a sua área profissional e em última instância a sua vida. Esta é uma atividade prestigiante, com uma alta rentabilidade e que ao longo de décadas tem vindo a crescer. Nesta fase, faz ainda mais sentido o que fazemos: ajudamos pessoas!
Nós, continuamos aqui, agora mais do que nunca, para auxiliar todos quantos nos procurem, para encontrar um novo projeto de vida, um novo sonho. Esta é a nossa essência, é isto que nos move diariamente.

“Aqui, sou feliz” é a frase que ouço frequentemente da voz da maioria dos nossos franchisados.

- Em tempos de pandemia quais são as ações que a marca vai promover para a divulgação da marca?

A aposta no mundo digital é a realidade dos novos tempos. Não só para o tempo da pandemia, mas para uma realidade nova que veio para ficar. Vamos continuar a criar estratégias para chegar a todos quantos estejam à procura de novos desafios profissionais.
A estratégia numa forte aposta na comunicação e no marketing digital mantem-se! Queremos chegar mais longe e inovar cada dia mais. Estar mais próximos das pessoas será sempre o nosso propósito.

- Qual a vossa opinião sobre os investimentos em publicidade? Qual a estratégia de marketing da marca para este ano?

Toda a situação pandémica fez despertar para uma nova realidade e foi necessário reajustar as estratégias de marketing e de comunicação. Uma marca afirma-se e cresce muito com a visibilidade que consegue obter e, portanto, tem de existir uma aposta forte, constante e ajustada na publicidade, privilegiando sempre os canais que a cada momento façam mais sentido.

A nossa maior publicidade são os nossos clientes que, ao ficarem satisfeitos com a prestação do nosso serviço, nos referenciam a outras pessoas. É muito gratificante vermos o nosso trabalho reconhecido por quem melhor o pode avaliar.

- Considera a era digital importante e complementar para o sucesso de qualquer empresa ou área de negócio?

A era digital, como hoje a vemos, veio para ficar. Esta é uma realidade!
Os mais otimistas acreditam no poder transformador das tecnologias na sociedade atual. Os mais pessimistas ou conservadores julgam que esta atrapalha mais do que ajuda e, os realistas, têm a consciência que estas vieram para ficar e, gostando ou não, temos que nos adaptar.

A DS CRÉDITO é uma marca jovem, inovadora e que tem sabido acompanhar as tendências digitais e aplaudimos o facto de hoje ser possível estarmos ligados à maioria dos nossos parceiros da banca e financeiras, através de plataformas digitais, permitindo-nos, com estes recursos, dar uma resposta em tempo record aos nossos clientes, bem como aos nossos parceiros de negócio, em tempo útil.

Da mesma forma, nesta nova era digital, conseguimos estar muito mais próximos de todos os elementos das nossas equipas, eliminando muitas das barreiras que podiam existir no dia a dia, como é o caso da falta de tempo e das distâncias, por exemplo. Ganhamos, efetivamente, algumas coisas em detrimento de outras.

- As redes sociais da sua empresa refletem a alma do seu negócio?

A alma da DS CRÉDITO são as pessoas. Este é um negócio de pessoas com pessoas e para pessoas! Sempre assim foi. Estamos inseridos num grupo com 17 anos de experiência no ramo e este é o nosso ADN e o que nos diferencia. As redes socias são um complemento à atividade, também um catalisador de negócio. A importância das redes sociais é inegável, elas estão cada vez mais presentes na vida de pessoas de diferentes idades, géneros, classes e nacionalidades. Instagram, Twitter, WhatsApp, LinkedIn e o próprio Facebook têm a maior parcela de utilizadores e têm surgido como um novo potencial para o negócio. Contudo a maior percentagem do nosso negócio não tem como proveniência as redes sociais.
Ao visitarem as nossas redes sociais é algo que se consegue ver: esta é uma marca que fala com e para as pessoas.

- Qual é a estratégia da marca para o ano de 2021?

A DS CRÉDITO vai continuar a apostar fortemente na divulgação da marca, pois pretendemos chegar a mais pessoas. Uma estratégia alinhada de comunicação e marketing para continuarmos a mudar vidas: as das pessoas que vão conhecer o nosso modelo de negócio, que se vão identificar com ele e que se vão juntar a nós. Com mais lojas, vamos poder reforçar as equipas de Gestores para podermos ajudar mais famílias.
Por isso um dos nossos grandes objetivos para 2021 é chegarmos às 100 lojas DS CRÉDITO.
Esta é uma grande oportunidade para muitas pessoas se juntarem a nós e desenvolverem uma atividade de prestígio, ajudando diariamente muitas famílias.

- Mundo pós pandemia, qual a sua opinião?

Nada mais será igual. A verdade é que com esta pandemia descobriram-se mecanismos que nos permitem estar em todo o lado a qualquer hora e essa realidade veio para ficar. A sociedade mudou, o mundo mudou, as prioridades das pessoas são outras. O isolamento social imposto aos cidadãos – até então livres – despertou uma série de reflexões. Se antes, boa parte do nosso tempo era usado em deslocações para o trabalho, hoje estamos dentro de casa, com um tempo extra que simplesmente muitos desconheciam. O teletrabalho será uma realidade, e consequentemente muitas pessoas terão de trocar de casa por uma casa maior, com escritório, ou trocar o seu apartamento por uma moradia, privilegiando a liberdade que se tem com um espaço exterior privado ou ainda, mudarem-se para próximo do local de trabalho.

Tudo é possível e vai acontecer de forma natural. A DS CRÉDITO irá estar ao lado dos seus clientes (estes com mais tempo disponível para pensarem em como podem poupar) para os aconselhar sobre as melhores soluções para os seus financiamentos. Este isolamento a que as pessoas estiveram e estão sujeitas vai fazer com que se privilegie, no futuro, a componente humana. A humanização das relações, muitas vezes automatizadas pelo ir e vir da rotina e correria do dia a dia, principalmente em grandes cidades, emergirá e dessa forma convergirá com o ADN da DS CRÉDITO. Estarmos mais próximos uns dos outros.






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