PaoemCasa agora no Brasil
|
Após exactamente 5 anos do início do projecto, a marca PaoemCasa inicia a expansão internacional. Brasil é o primeiro país a acolher o conceito que muda o paradigma dos pequenos-almoços em casos das famílias que subscrevem o serviço.
“Foram três os factores que influenciaram escolher o Brasil como primeiro país estrangeiro para iniciar uma operação. Primeiro, o crescimento do e-commerce tem sido um verdadeiro fenómeno no ano passado. No ano passado, a média dos países foi de 25% e no Brasil ficou em torno de 50.1%, quase o dobro. Ficou no TOP10 mundial em termos de crescimento. O nível de sofisticação nos negócios online é muito elevado, à frente de imensos países da Europa. Em segundo lugar os hábitos de consumo. O pão é fundamental à mesa das famílias brasileiras. Em média, cada pessoa consome 18 Kg por ano, equivale a um pãozinho por dia. Da mesma forma que está a acontecer em Portugal, o pão deixou de ser um inimigo, agora é um aliado da saúde. É considerado um alimento transversal e nutricionalmente muito rico, fonte de múltiplas fibras, vitaminas e minerais. E talvez o factor mais importante, temos os empreendedores certos para levar o projecto a bom porto, com experiência no sector de serviços de conveniência, competência e ambição para assegurar um serviço com uma experiência de compra excepcional.” – referiu Marco Pombo, o fundador do projecto.
A marca está de forma cautelosa a planear a entrada em dois países africanos, dois países europeus e mais um na América Latina. Existem várias variáveis a assegurar para mitigar os riscos de insucesso nestas novas operações.
O que é a plataforma PãoemCasa?
O serviço PãoemCasa passa por entregar diariamente, na porta dos seus clientes, até às 8H da manhã, pão fresco e pastelaria, sem custos e taxas adicionais, através de uma caixa própria muito original, que faz lembrar as caixas do correio ou em opção um saco próprio para o caso do cliente residir no apartamento, sem cobrar taxas de entrega. Tudo gerido com muitas funcionalidades para o cliente e para o gestor, pela plataforma online.
A grande bandeira do serviço são as entregas que são feitas na hora mais conveniente para o cliente e sem haver necessidade deste de abrir a porta. Tudo passa pela internet, onde o cliente pode encomendar para todo o mês o seu pão preferido. É um serviço inovador e inserido no sector da conveniência. Os novos clientes são convidados a experimentar o serviço, adquirindo um Pack de Degustação com 50% de desconto (fica em 2€), com uma selecção dos melhores produtos do catálogo.
O reviver uma tradição antiga
A marca PaoemCasa nasceu há 5 anos e tem conquistado muitos fãs pelo país fora. Basta espreitar alguns comentários nas redes sociais para perceber o impacto positivo no dia a dia dos seus clientes e a sua satisfação.
“À primeira vista, parece que vendemos pão, mas efectivamente o que vendemos é conveniência, tempo com família e um estilo de vida mais saudável. Muitos dos nossos atributos são intangíveis e por isso temos crescido ano após ano. Na prática, trabalhamos num mercado que tem muito para explorar, em várias categorias de produtos e serviços. A grande maioria dos negócios BRICK têm os dias contados e infelizmente muitos empresários não deram conta disso. Estão como que cristalizados num passado recente e com a crença que tudo se vai manter como dantes. Mas sabemos que o futuro não são somente negócios em formato CLICK mas sim modelos híbridos. Oferecer bons produtos, os melhores da região onde estamos, com contacto humano mas agregando valor como conveniência e simplicidade na experiência de compra. É aí que queremos estar!” - refere a marca.
A plataforma PãoemCasa (www.paoemcasa.com) envolve uma loja online, vários parceiros para a gestão de pagamentos electrónicos e um ERP para emissão de guias de transporte e toda a facturação, e tudo isto, a trabalhar de forma sincronizada ao longo de todo o dia, havendo poucas tarefas manuais envolvidas para o gestor da unidade. A etiquetagem, rotas por GPS, encomendas a fornecedores, é tudo praticamente automatizado.
Qual o segredo do PaoemCasa?
“O nosso sucesso não está alavancado no nosso software. Gosto que a concorrência pense que esse é o factor crítico de sucesso e procurem copiar. Até os nossos textos, copiam.” afirma o fundador do projecto - “A nossa grande mais valia é algo intangível, não copiável: o gestor que está à frente de cada operação. O nosso modelo passa por ter uma rede de franquias em todo o país, onde cada franquiado, dono do negócio, gere a sua unidade com toda a sua competência, autonomia e criatividade, elevando o serviço a um nível Premium, a preços ligeiramente superiores ao produto vendido numa grande superfície comercial. São os nossos franquiados que fazem a marca ser quem é. Não é o site, os processos automatizados, a qualidade do produto ou os atributos do serviço. Desafio quem nunca testou o serviço, a fazer a sua primeira experiência e comprovar por si, como passa a ser uma experiência excepcional o início de cada dia. Na manhã que tiver de comer pão ou croissants do dia anterior, irá confirmar o que andou a perder este tempo todo.”
Este verão a marca arrancou em mais localidades. Parque das Nações, Oeiras, Póvoa de Santa Iria e Queluz & Belas são os projectos mais recentes da marca. Próximo mês, estará presente em mais 2 cidades. São ao dia de hoje 150 as localidades e cidades que a marca está presente, através das mais de 30 unidades em todo o país.
Algumas localidades onde estamos diariamente a efectuar entregas:
Algés – Alhos Vedros – Almada - Alta de Lisboa - Alverca – Armação de Pêra – Aroeira – Azeitão - Barreiro – Benfica – Braga - Carcavelos – Carnaxide – Carnide – Cascais – Corroios - Charneca da Caparica – Estoril – Évora - Fernão Ferro - Figueira da Foz – Guimarães - Lagoa – Leiria – Linda a Velha – Lisboa (Lumiar) – Maia - Mafra – Malveira – Moita – Odivelas – Palmela - Parede – Pinhal Novo – Portimão – Queijas – Quinta do Conde – São Domingos de Rana – Setúbal - Silves – Telheiras – Venda do Pinheiro - Viseu
Veja o perfil dessa franquia
|
|